A mídia social é uma indústria?

Posted by admin 6 de jun. de 2009

Fonte: mashable
A mídia social agitou grandes ondas nesta semana.
Novos serviços foram lançados, e entre eles o que está provocando mais agitação é o Google Wave. A China tentou bloquear (censurar) Twitter, Orkut e outros ‘chats’ da internet por causa dos 20 anos da manifestação na praça da Paz Celestial. E finalmente o Google fechou a semana comemorando o aniversário do Tetris.



Os analistas dizem que o crescimento da mídia social d
esafia qualquer previsão. Veja o gráfico.



Apesar dos números, Twitter e Facebook, apenas arranham a superfície desse cresciment
o vertiginoso. Há três anos o termo sequer existia. Hoje, a mídia social engloba as redes sociais, as plataformas móveis, a troca de informações, o video online, e muito mais. Milhares de profissionais e empresas estão profundamente envolvidos na esfera da mídia social.



Embora as empresas de todo o mundo venham contratando muitos profissionais para atender a mídia social, a contratação da nova Editora de Mídia Social pelo jornal The New York Times teve uma grande repercussão. Jennifer Preston escreveu:

“Pense no Twitter. Você sabia que o jornal NYT é o nº 2 na lista dos 100 twitters mais seguidos? Você não está interessado? Ok, mas o que eu quero mostrar é que, um grande número de pessoas sabem das notícias não porque entram na homepage do jornal, ou compraram um exemplar nas bancas. Eles receberam alertas e recomendações sobre determinadas notícias através de seus colegas e parentes. Nós precisamos entender como alcançar esse grupo de pessoas efetivamente e servi-los muito bem. Ao mesmo tempo, muitos de nós usamos as redes sociais para encontrar fontes, contactos e informações.”

A pergunta que surgiu então é a seguinte: Há um número suficiente de pessoas e empresas em mídias sociais para que seja estabelecida sua própria indústria? O que você acha? Conheça a opinião de alguns leitores americanos:

Marius Kuitniauskas – Não dá para ignorar os bilhões de doláres em receitas feitos nesta indústria.

Aaron Richard – Bilhões em receitas? Talvez, mas é uma receita instável que foi construída em cima de uma inflacionada bolha da economia. As receitas são uma coisa, os lucros são outra coisa totalmente diferente. A maioria dos "social media" projetos estão gerando perda de negócio. Nem todos, mas a maioria. Facebook, Twitter, Digg, Blogger, Last.fm, etc. Estas redes não dão lucro. No final das contas, os grandes jogadores como Google, Microsoft, agências da mídia tradicional e as grandes redes vão ter que entrar e absorver essas empresas. Mídia Social é uma idéia. É um canal suplementar da mídia e das comunicações. Não se trata de uma indústria.

Todd Lucier – A Mídia Social é um espaço. A prestação de serviços pela Mídia Social pode se tornar um negócio, e portanto, uma indústria se as pessoas estiverem envolvidas em trocas econômicas. A indústria é medida pela produção econômica, e não pelo número de usuários, de cliques ou de mensagens enviadas.

dsko – Não creio que a Mídia Social seja uma indústria, ainda, mas ela está no caminho certo para se tornar uma. É como um universitário que conseguiu se formar em comunicação digital, a Mídia Social também está começando sua carreira. Embora eu não tenha parado para pensar sobre o assunto até agora, devo confessar que a Mídia Social se adequará perfeitamente para atender as novas estratégias de marketing e poderá aumentar as receitas tanto das grandes, como das pequenas empresas.

aschrock – Sim e não. Os sites das redes sociais podem ser considerados uma indústria porque literalmente eles organizam e rentabilizam as interações sociais. Mas falando de um modo geral, a Mídia Social não é uma indústria. As indústrias não são definidas pela popularidade, mas sim, pelos produtos que elas criam. Na verdade, "social media" é um termo ambíguo para ser usado para descrever a coleção(ou a maioria) de tecnologias online que dependem das conexões entre as pessoas para funcionar. Estas tecnologias são bastante díspares e, muitas vezes, os indivíduos e as empresas acabam utilizando-as para finalidades completamente diferentes. Neste sentido, a mídia social é um veículo para as outras indústrias, tais como publicidade, jornalismo, e desenvolvimento de software. Cada uma dessas indústrias tem práticas e produtos muito específicos. A mídia social está integrada em diversos níveis em todas estas indústrias, mas, sozinha ela não conta muito. Em outras palavras: a mídia social é uma ferramenta para diversas indústrias, mas ela não é uma indústria.

Sujata Chadha – Acredito que a mídia social ainda está engatinhando. Ela se tornará intrinsicamente parte da vida de todos nós, da maneira como as pessoas e as empresas se comunicam e obtém respostas dos clientes. Certamente serão desenvolvidas novas plataformas, mais complexas e fáceis de serem utilizadas pelos usuários, além de novas ferramentas que irão ajudar a tornar a comunicação mais compreensiva. A informação será usada de maneiras que nós nunca pensamos antes, e a vida será mais rica pela experiência colaborativa vinda de outras pessoas especialistas em determinados assuntos (como um diagnóstico médico por exemplo). Claro que será preciso encontrar uma solução para questão da segurança e da privacidade, mas estou excitada para ver o que será quando a mídia social amadurecer.

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