Cheers!

Posted by admin 11 de dez. de 2009 1 comments

Fim de ano, tempo de reencontros, renovações e celebrações.
Momento especial para confraternizar com aqueles que nos são caros. Parabéns aos alunos do PPGED da UFRN
pelas realizações conquistadas em 2009,
e que valem a pena comemorar.
Obrigada pelo convite (lindo!). Estarei lá.





Nova TV Educativa Argentina

Posted by admin 9 de dez. de 2009 0 comments





Fue anunciada la creación de un canal de televisión del Instituto de Cine y Artes Visuales de Argentina.


El canal satélite se dedicará a difundir el cine argentino y latinoamericano, con importancia cultural y educativa, dirigido por Liliana Mazure.


La resolución oficializada mantiene la función de la Institución de fomentar el desarrollo de la cinematografía del país, difundir e implementar políticas a su favor.


Todavía no hay fecha para la implementación, pero la iniciativa ya está en estructuración por la presidencia de la Institución, que debe organizar las designaciones, propuestas y funcionamiento del nuevo canal.

Fonte CAMGOV


1. BANDA LARGA - Está marcado para hoje (9/12/2009), às 15h30 no Salão Nobre da Câmara de Brasília, o lançamento da cartilha "Alternativas de Políticas Públicas para a Banda Larga". A publicação foi elaborada a partir da análise sobre as políticas mais adequadas para garantir o acesso de todo brasileiro à internet banda larga.



2. TV COMUNITÁRIA - A presidente da ABEPEC Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, Regina Lima participa da audiência pública que acontece na quinta-feira, (10/12/2009), a partir das 9h30 no plenário 13, para discutir discutir o Projeto de Lei 2701/97, que trata do serviço de televisão comunitária. O evento vai debater a garantia do canal comunitário, que foi uma conquista da sociedade quando da definição da Lei do Cabo. No entanto, esta conquista não supre completamente a demanda da sociedade. Ela atende apenas um segmento social. O alcance da TV a cabo é limitado em função do baixo poder aquisitivo da população. O fato de não estar na TV aberta limita a audiência dos canais comunitários.


3. PL 29 - Cotas de exibição para programas brasileiros e fomento à produção nacional são os pontos polêmicos dessa discussão que deve ser votada hoje e que trata da regulamentação do mercado de TV por assinatura e que vai permitir a entrada das empresas de telefonia no setor. Conforme o texto já aprovado, 1/3 dos canais de filmes, séries e documentários, oferecidos nos pacotes, deverão ser nacionais. Além disso, três horas e meia semanais, no horário nobre, de todos os canais que exibem esse tipo de programação, considerada qualificada, deverão ser de programação nacional, sendo metade de produção independente. Deve-se atentar para a proposta do deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), que quer a exclusão dos conteúdos distribuídos pela internet da PL. E outro ponto que vale ficar de olho é a proposta do deputado Sandes Júnior (PP-GO) quer que as operadoras de TV por assinatura sejam remuneradas (por quê? pergunto-lhe) pela distribuição dos canais de acesso público obrigatório, como o da TV Câmara.





É Natal

Posted by admin 8 de dez. de 2009 0 comments

Tiffany Brooks da International Women Media Foundation envia e-card com mensagem de Boas Festas e aproveita para avisar a todos e todas que em 2010 a instituição celebra 20 anos!



Homenagem de Américo Matos aos jornalistas de Língua Portuguesa


Os jornalistas dos países de Língua Portuguesa reunidos em assembléia em Portugal, criaram a Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa e aprovaram os estatutos. O Plano de Atividades da FJLP ainda está sendo analisado e deve ser aprovado até 31/01/2010.

Depois da primeira eleição geral a presidência ficou para os angolanos, através da Associação dos Jornalistas de Economia de Angola (AJECO). O Brasil deve administrar as finanças e a secretaria. Confira:


Vice-Presidência: Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau;
Secretário: Brasil;
Tesoureiro: Brasil;
Vogal: Sindicato dos Jornalistas/Portugal


Mesa da Assembleia Geral
Presidência: Sindicato dos Jornalistas de Moçambique;
Vice-Presidência: Sind. Jornalistas e Técnicos da Com. Social de S. Tomé e Príncipe;
Secretário: Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau

Conselho Fiscal
Presidência: Associação de Jornalistas de Cabo-Verde;
Vice-Presidência: Sindicato dos Jornalistas de Moçambique;
Secretário: Sind. Jornalistas e Técnicos da Com. Social de S. Tomé e Príncipe

Conselho de Ética e Deontologia
Portugal, Brasil e Moçambique



Fonte FAPESP


A FAPESP abriu hoje uma oportunidade de bolsa de PD em Processos Comunicacionais para candidatos interessados em participar do projeto Temático "O Dilema da Incomunicabilidade". As propostas devem ser encaminhadas para oteatro [@] usp.br (e-mail do coordenador do projeto) prof. Ciro Marcondes Filho, até o dia 14 de dezembro de 2009. É importante que os interessados elaborem propostas que utilizem o "Metáporo", novo procedimento metodológico inaugurado pelo Núcleo de Pesquisa. Veja abaixo um ensaio da prof. Ana Paula de Moraes Teixeira que trata da busca de um método/metáporo para os estudos da Comunicação. Os candidatos devem anexar o currículo, prova do título de doutor em áreas humanísticas, histórico escolar dos cursos de pós-graduação e uma carta explicando o motivo do interesse no tema.
 

Fonte MINC Leonardo Fontes II CNC




Anote na agenda: quinta-feira, 10 de dezembro de 2009,  dia da Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte. Até sábado (12/12/2009), além do RN, os estados do Ceará, Pará, Pernambuco, Amapá e Tocantins devem encerrar a fase estadual da II CNC Conferência Nacional de Cultura que acontece em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010. Apenas a Paraíba ainda não realizou a conferência estadual. Segundo o Comitê Executivo Nacional da II CNC, 2.925 municípios de todas as regiões brasileiras participaram da fase municipal que se encerrou em 30 de outubro, em que foram eleitos os delegados para as conferências estaduais.



Fonte MINC



LUZES!
Edital do Curta Criança 2010 será lançado na quarta, dia 9 de dezembro de 2009. O processo de seleção para o Curta Criança 2010 será dividido em duas fases. Na primeira, classificam-se, mediante concurso, 20 projetos. Na segunda, serão escolhidos 13 projetos que receberão 70 mil reais cada um, para produzir a obra em um prazo de 240 dias, a partir do depósito da primeira parcela. Total em prêmios: 910 mil reais.

CÂMERA!
Também será divulgado o edital do concurso para o Longa DOC (documentários de longa-metragem). Na primeira fase serão selecionados 10 projetos, que farão defesa oral. Na segunda fase cinco projetos serão escolhidos para execução do filme documentário com um prêmio de 600 mil reais cada um. O prazo de produção de cada filme é de 300 dias. Total em prêmios: 6 milhões reais.

AÇÃO!
O terceiro edital será para a seleção do documentário de longa-metragem "Brasília 50 anos". Na primeira fase, haverá a conferência da documentação para habilitação dos projetos inscritos. A segunda etapa selecionará três projetos de documentário de longa-metragem, que serão classificados para a fase seguinte. Nessa etapa, ocorrerá a seleção do projeto vencedor que receberá um prêmio de 400 mil reais. Total em prêmios: 400 mil reais.


Para mais informações clique no site do Ministério da Cultura.


Fonte ABEPEC



O jornalista e professor Heródoto Barbeiro recebe o ministro das Comunicações, Hélio Costa, no Roda Viva de hoje (7/12/2009). O programa será transmitido ao vivo pela IPTV Cultura a partir das 18h30, e exibido pela TV Cultura, às 22h, sem corte ou edição.

Também participam do programa os entrevistadores Nelson Hoineff (colunista do Observatório da Imprensa, editor chefe do caderno de Televisão e presidente do Instituto de Estudos de Televisão), André Mermelstein (editor das revistas Tela Viva e Teletime), Renato Cruz (repórter do jornal O Estado de S. Paulo) e Elvira Lobato (repórter especial da Folha de S.Paulo).


Hélio Costa deve falar sobre a 1ª CONFECOM Conferência Nacional de Comunicação que acontece em Brasília entre os dias 14 e 17 de dezembro, quando deverá ser elaborado um marco regulatório para o setor de comunicação no país. Na pauta também outros assuntos polêmicos ligados à comunicação, como concessão de rádio e tevê, acesso à internet de banda larga e a telefonia. Também devem ser abordados temas como política nacional de comunicação, quem pode ou não ser proprietário de uma emissora e quais as obrigações e os direitos que estão envolvidos.




Credenciamento Imprensa CONFECOM

Posted by CultMídia 6 de dez. de 2009 0 comments

 


O credenciamento dos meios de comunicação para cobertura da 1ª Conferência Nacional de Comunicação começa amanhã, dia 7 de dezembro de 2009. A 1ª Confecom está programada para acontecer entre 14 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Os pedidos de credenciamento devem ser encaminhados para  assessoria.imprensa [@] confecom.com.br até às 20h de quinta-feira, dia 10 de dezembro. Não serão consideradas solicitações enviadas após este prazo. A solicitação de credenciamento deve ser feita por cada meio de comunicação (jornal, revista, agências de notícias, televisão, rádio e blog) e encaminhada por e-mail institucional. Segundo o tipo de veículo, há um limite do número de profissionais a serem credenciados por órgão de imprensa:


* Jornais – 2 repórteres e 2 fotógrafos;
* Revistas – 2 repórteres e 1 fotógrafo;
* Blogs – 2 repórteres e 1 fotógrafo
* Rádios – 2 repórteres;
* Televisões – 2 equipes (cada equipe com um repórter, um cinegrafista e um auxiliar);
* Agências de notícias – 2 repórteres e 2 fotógrafos.


A solicitação de credenciamento deverá trazer a identificação dos profissionais, a saber:


* Número de documento de identidade (com foto)
* Número de registro profissional
* Função a exercer na equipe de reportagem
* Endereço do veículo para o qual trabalha


A comissão organizadora nacional da Confecom instituiu ainda o perfil do “comunicador comunitário”, que fará a cobertura da conferência para as rádios e canais comunitários. O credenciamento do “comunicador comunitário” obedecerá as mesmas regras explicitadas acima, mas em lugar do registro profissional, será obrigatório informar o número de registro da rádio ou do canal comunitário no Ministério das Comunicações, além do CPF do comunicador comunitário. Neste caso, serão considerados pedidos enviados por e-mails particulares.


Atenção: Em relação ao primeiro dia da 1ª Confecom (14 de dezembro), será realizado credenciamento especial, conforme praxe da Presidência da República, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá abrir o evento. Os profissionais já credenciados para a cobertura regular do Palácio do Planalto não precisarão submeter-se a esse credenciamento.

    Arquivo

    Cultmidiáticos