Os editores Carlos Parra e Jerry Haar da Universidade Internacional da Flórida (EUA) disponibilizam um estudo sobre as corporações multinacionais (EMNs) e as pequenas e médias empresas (PMEs) na América Latina (2018). As últimas três décadas testemunharam uma aceleração da globalização, medida pelos fluxos internacionais de capital, comércio e capital humano. A colaboração internacional e os acordos comerciais também beneficiaram significativamente as economias da Ásia e da América Latina e do Caribe (LATAM). Os modelos de negócios das multinacionais eram ideais para disseminar a inovação globalmente, aproveitando diversas fontes de capital humano, aproveitando os custos de produção mais baixos e acessando várias fontes de financiamento. 

No caso das PMEs competindo no mundo globalizado do século 21, a pequenez pode ser uma virtude. Para começar, pequenez e tecnologia são os grandes “equalizadores”. É cada vez mais acessível e economicamente viável para empresas de todos os tamanhos e em uma ampla gama de setores. Sistemas e fontes baseados em tecnologia estão agora ao alcance das empresas para inteligência de mercado, produção, sistemas de informação de gestão, controle, gestão financeira e atendimento ao cliente, ajudando assim a nivelar o campo de atuação para as PMEs enquanto competem com as multinacionais. Além disso, a pequenez permite às PMEs maior flexibilidade, latitude e rapidez na resposta a ameaças ou oportunidades. Além disso, sejam as PMEs de nações industrializadas ou de mercados emergentes, a liberalização do mercado e as medidas de reforma dos governos (por exemplo, políticas fiscais, de investimento, monetárias e regulatórias) podem permitir que as PMEs sejam mais produtivas, eficientes e lucrativas, ao mesmo tempo que atraem maiores investimentos . À medida que o ambiente de negócios da LATAM se torna cada vez mais competitivo, as multinacionais e as PMEs enfrentam desafios e oportunidades para impulsionar a lucratividade, o crescimento dos lucros, a participação no mercado e o valor patrimonial de suas empresas. Entre as principais estratégias para atingir seus objetivos, as EMNs e as PMEs perceberam que os vínculos podem produzir os resultados desejados. Este white paper explora a questão dos vínculos entre as PMEs das EMNs no que se refere às EMNs que operam na LATAM e relata as experiências de várias empresas que estabeleceram vínculos com as PMEs na região. Em particular, este white paper enfoca as ligações sinérgicas, ou aquelas que se esforçam para ajudar os dois atores a crescer, se tornarem mais competitivos e inovadores. O documento está organizado da seguinte forma, a próxima seção contextualiza as EMNs e as PMEs em geral e na América Latina, a fim de destacar a importância dos vínculos entre as PMEs e as EMNs na região. Em seguida, apresentamos uma discussão sobre os tipos de vínculos que podem ser estabelecidos e os fatores que encorajam e impedem os vínculos sinérgicos. Em seguida, delineamos os resultados das entrevistas realizadas com seis EMNs que operam na LATAM antes de apresentar as conclusões do estudo. Esperançosamente, as experiências e lições aprendidas serão úteis tanto para as EMNs quanto para as PMEs, ao considerarem as ligações no futuro.

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