ETNODOC 2009

Posted by admin 20 de nov. de 2009 0 comments




O Ministério da Cultura, o IPHAN, o Departamento de Patrimônio Imaterial, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro e a Petrobras convidam para o lançamento do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre Patrimônio Cultural Imaterial, por ocasião da abertura da 14ª Mostra Internacional do Film Etnográfico. Mais informações clique aqui.
Local Arte SESC - R.Marquês de Abrantes, 99, Flamengo - Rio de Janeiro
Data - 26 de Novembro de 2009 - 18:30 horas


Neste sábado, dia 21 de novembro, às 23:45 horas pela TV Brasil, estréia o programa de tevê "Ponto Brasil", uma co-produção da TV Brasil e da Secretaria de Cidadania Cultural/MinC. O Ponto Brasil é o único programa de tevê realizado de modo integralmente colaborativo por cerca de 100 pontos de cultura e coletivos audiovisuais. A primeira temporada do Ponto Brasil traz 14 episódios temáticos de meia hora compostos por trabalhos produzidos em todo país.

O programa foi feito por cerca de 400 participantes, que realizaram 130 vídeos em 18 semanas de gravação em 2009. Desde os primeiros argumentos até a edição, cada vídeo é assinado por uma coleção de grupos, que se reuniu, sob a orquestração da equipe fixa do Ponto Brasil.



Grande parte desse processo colaborativo acontece pela internet. O Ponto Brasil desenvolveu um método online de criação de conteúdo e produção audiovisual que está todo registrado no site.  Mais informações clique aqui.


A idéia do projeto é boa, a execução também, e ainda está em andamento. Deixo a pergunta por que é que o Rio Grande do Norte não está participando?






De 30 de novembro a 14 de dezembro, o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, em parceria com grupo de pesquisa Comunicação e Trabalho da ECA/USP Escola de Comunicação e Artes da Universidade do Estado de São Paulo realizará uma pesquisa inédita sobre ‘As Mudanças no Mundo do Trabalho do Jornalista’.


Cada jornalista associado receberá uma senha por e-mail para participar da consulta sobre o perfil sócio-econômico e cultural dos jornalistas. O objetivo é entender quais os impactos das mudanças tecnológicas na organização do trabalho da categoria. A senha dará acesso a um formulário eletrônico, em forma de questionário, divido em três partes: dados pessoais, profissionais e hábitos culturais relacionados aos meios de comunicação. Com isso espera-se obter um perfil atualizado do jornalista e também entender os avanços e dificuldades da profissão. A qualidade dos dados estará diretamente vinculada ao compromisso e seriedade da participação de todos os sócios. Os resultados poderão orientar inclusive a política de formação de novos profissionais e ajudar a compreender e ajudar os cenários no campo da comunicação e no jornalismo.


O grupo de pesquisa Comunicação e Trabalho, credenciado pelo CNPq desde 2004, é coordenado pela professora doutora Roseli Fígaro e reúne pós-graduandos, especialistas em gestão da comunicação e bolsistas de iniciação científica. Mais informações visite o site do Grupo Comunicação e Trabalho.

Assassinato de albinos na Tanzânia

Posted by Elvira Pereira 19 de nov. de 2009 0 comments

Fonte Folha: É difícil associar tanto avanço tecnológico no mundo às culturas, quando muitas ainda nem saíram do primitivismo, mantido pela ignorância selvagem do homem regada a ganancia. Então, achei interessante essa matéria para manter os pés bem firmes no chão e enxergar o quanto nós, homens e mulheres, ainda temos que avançar na compreensão dos nossos sentimentos ligados as coisas bem materiais. Albinos fogem de onda de assassinatos ligada a feitiços na África, diz Cruz Vermelha. Para ler a notícia na íntegra clique aqui.

Fonte Teletime:



O movimento colaborativo que caracteriza a Web 2.0 deveria ser estendido para todas as atividades humanas. É o que defende o blogueiro e escritor Jeff Jarvis, autor de "O que o Google faria", que participou do Web2Expo, em Nova York.


Jarvis contrapõe o conceito tradicional da era industrial de produto acabado ao conceito de "Beta", de produto em permanente desenvolvimento (como faz o Google com seus sites, por exemplo).


Para ele, o modo de produção da era industrial acabou, e o conceito de construção colaborativa, em que os usuários dão ideias permanentemente para melhorar os produtos, pode ser aplicado na indústria, na educação, no entretenimento, no governo e até na religião.


"Detroit (a indústria automobilística americana) morreu porque não soube ouvir as pessoas, ficou presa no método antigo", diz Jarvis.


Um exemplo que ele dá é o do jornalismo. "A matéria jornalística não faz mais sentido, porque parte do princípio que o jornalista sabe mais que os outros, porque estava lá. Mas ela morre assim que é publicada. Na Wikipedia, por outro lado, a informação é atualizada permanentemente", diz.

A Representação da UNESCO no Brasil publicou o primeiro número da Série Debates em Comunicação e Informação, de autoria de Silvia Ramos e Anabela Paiva, que tem por objetivo central alimentar a esfera pública de discussões com um conjunto de textos, muitos deles subsidiados por pesquisas empíricas inéditas, que possam estimular reflexões críticas e plurais acerca de temas fundamentais para a extensa agenda da comunicação e da informação para as sociedades contemporâneas, com especial atenção para o contexto brasileiro. O texto que abre a série é particularmente instigante, pois abriga um número diversificado de assuntos-chave para o passado, o presente e o futuro dos debates que se acumulam sob o amplo guarda-chuva da Comunicação e da Informação. A “Blogosfera policial no Brasil: do tiro ao Twitter” consegue, de forma pioneira e original, apresentar insumos teóricos e empíricos para que sejam levantados questionamentos.


A pesquisa coordenada por Silvia Ramos e Anabela Paiva, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Candido Mendes analisou a produção, conteúdo e impacto dos blogs especializados em segurança pública cujos autores são policiais ou agentes de segurança pública (policiais Civis, Militares, Bombeiros, Federais, Rodoviários Federais, Guardas Municipais, Peritos e outros). A proposta da pesquisadoras era entender o fenômeno da blogosfera policial
e saber como integrantes das polícias e de outras forças de segurança usavam a internet para
discutir, analisar, questionar e influenciar políticas de segurança e a criminalidade no Brasil. O levantamento bibliográfico foi feito por meio de pesquisas acadêmicas, indicações de consultores
blogueiros e em sites especializados na internet. Além da pesquisa, outras fontes de consultas foram surgindo e muitas vezes na própria blogosfera. Por exemplo, a descoberta dos blogs de militares, iniciados nos Estados Unidos, military blogs, ou milblogs ou warblogs (veja box) e a existência de uma literatura teórica sobre o assunto, produzida no contexto dos estudos militares, foi uma das novidades resultantes de pesquisa no blog Abordagem Policial. Ao longo da pesquisa, surpresas foram se sucedendo, como a notícia de que um oficial militar norte-americano
teria postado mensagem no Twitter a partir da Estação Espacial Internacional.A pesquisa foi realizada através de entrevistas, mesas redondas e um questionário de 35 perguntas, que ficou disponível para preenchimento via internet entre os dias 18 de maio e 8 de junho de 2009. Neste
período, 73 blogueiros, autores de 70 blogs, responderam às questões, compondo uma amostra significativa, já que levantamentos feitos por blogs como Abordagem Policial identificaram um universo de 80 blogs.

Este é, certamente, um universo em expansão: entre os 70 blogs estudados neste levantamento, 58 – 82,8% – foram criados entre 2007 e 2009. Participantes de 17 estados responderam à
pesquisa, mostrando que a blogosfera policial é um fenômeno genuinamente nacional. Apesar disso, não se pode deixar de observar que o Sudeste é a região dominante: o Rio de Janeiro é o estado que abriga o maior número de blogs (22), seguido de São Paulo (11) e Minas Gerais (10).


Os pesquisadores questionaram os blogueiros sobre: “A atividade de blogueiro é... (escreva sua própria definição). Além da poética resposta “falar ao oceano...”, surgiram, entre outras, as seguintes:

• Deixar de ser platéia e participar daquilo que, efetivamente interfere em nossa vida.
• Atividade de expressão pessoal informal que contribui para a democratização das ideias e do
conhecimento.
Também surgiram outras definições curiosas:
• O motivo do blogueiro policial é sempre criticar...
• Uma forma de expor a realidade da caserna.
• Cansativa, arriscada, mas gratificante.
• A atividade de blogueiro é... altamente viciante

.............................




Redação Reuters EUA (Hollywood Reporter) Fonte FNDC:


Celebridades, tenham cuidado: o YouTube está facilitando ainda mais para que qualquer pessoa com uma câmera transforme o seu comportamento - seja mundano ou sensacional - em notícia.


O maior site de compartilhamento de vídeo do mundo lançou o YouTube Direct, pelo qual TV e editores de notícias online podem obter vídeos dos chamados "cidadãos jornalistas" - ou mesmo pedir que tais vídeos sejam filmados por amadores em busca de atenção.


Não se trata somente de celebridades, é claro. Muitos portais de notícias procurarão cenas de desastres, por exemplo, ou comportamentos agressivos em encontros políticos.


Portais de notícias procurando vídeos podem anunciá-lo de diversas maneiras, incluindo através de vídeos com pedidos no YouTube. Quando um usuário do YouTube possui um vídeo que eles acreditam ser interessante para a imprensa, é mais fácil para os editores, produtores e jornalistas contatá-los.


"Empresas de notícias sempre querem verificar o conteúdo que usam", disse Steve Grove, chefe de notícia e política do YouTube.


O YouTube Direct não é uma forma de gerar receita -- seja para o YouTube ou para seus usuários, disse Grove. "É um incentivo para o envio de grandes vídeos, por conta do reconhecimento que você ganha de legítimas empresas de notícias", explicou.


O Huffington Post, NPR, Politico, San Francisco Chronicle e duas estações da Boston TV estão testando o serviço.


Em uma publicação no blog, Grove apresenta exemplos desse tipo de conteúdo com qualidade: um terremoto de magnitude 7,8 na China e um professor gritando e estapeando um estudante autista.


Separadamente, a Univision disse na segunda-feira que irá fornecer seus programas de TV em espanhol para o YouTube de suas três redes: Univision, TeleFuture e Galavision.

FestNatal 2009 Especial da Criança

Posted by admin 17 de nov. de 2009 0 comments

Cinema, criança e pipoca tem tudo a ver. E foi justamente pensando nisso que o FestNatal 2009 promoverá o Festival da Criança, que além de bons filmes (longa-metragem) e desenhos animados (curta-metragem), também vai entregar muitos presentes para a garotada.

Além das sessões (manhã e tarde) no Moviecom do Praia Shopping (Natal/RN) também haverá projeções no circo da Zona Norte. A organização do FestNatal 2009 irá promover sessões especiais para as crianças das instituições carentes da rede de ensino municipal e estadual, com apresentação de shows circenses com mágicos e palhaços; distribuição de revistas em quadrinhos; camisetas exclusivas do FestNatal; e livros infantis. As bibliotecas da rede municipal também receberão doações de livros. Confira:


O Amigo Invisível
23/11 - 10:30 horas
24/11 - 14:00 horas


Gênero: Infantil
Duração: 74 min.
Ano do Lançamento: 2006
Direção: Maria Letícia
Roteiro: Maria Letícia
Distribuidora: Rio Filme
Produção: Cristina Braga e Ricardo Medeiros
Fotografia: Fernando Duarte
Edição: Marília Alvim e Maria Letícia
Música: Cristina Braga e Ricardo Medeiros
Elenco: Isabela Garcia (mãe), Paulo César Grande (pai), Marcélia Cartaxo, Maria Mariana, Neusa Borges (Maria Joana), Emanuelle Moritz, Ilya São Paulo, Cláudia Mauro (tia Lurdes), Fernanda Ghelman (Tixa), Zezé Motta, Ricardo Blat (Getúlio Vargas), Chico Diaz, Ida Gomes, Rosamaria Murtinho, Hugo Maia, Cacá Bueno, Melissa Jara, Maria Clara Parente, Stella Silva, Ana Barbosa, Enzo Ramos (amigo invisível), Emiliano Queiroz (vô Juca).
Sinopse: O Amigo Invisível, escrito, produzido e dirigido por Maria Letícia, foi inspirado na própria infância da cineasta e mostra um painel das turbulências políticas do Brasil dos anos 50, através do olhar de uma menina, Tixa, que devido à pouca atenção que recebia em casa, acaba ganhando um amigo invisível que só ela pode ver e com quem fala sobre diversos assuntos.




O Grilo Feliz
23/11 - 14:00 horas
24/11 - 10:30 horas
25/11 - 10:30 horas
25/11 - 14:00 horas


Gênero: Animação 3D
Duração: 80 min.
Ano do Lançamento: 2001
website: www.ogrilofeliz.com.br
Direção: Walbercy Ribas
Roteiro: Walbercy Ribas e Juliana Ribas
Distribuidora: Hoyts General Cinema
Produção: Juliana Ribas
Música: Ruriá Duprat
Sinopse: O Grilo Feliz é um dos habitantes de um pequeno povoado da Floresta Amazônica, que se destaca por ser sensível, sábio e protetor. Além disso, o Grilo Feliz é músico e gosta de compôr novas músicas com sua amiga Estrela Linda, que é a estrela mais brilhante do céu. Por causa de sua beleza e esplendor Estrela Linda está na mira de um lagartão ambicioso, Maledeto, porque ele pensa que a estrela é um diamante.









Nossas Escolhas

Posted by Elvira Pereira 16 de nov. de 2009 0 comments

Nossas escolhas são nossas escolhas, com todos os erros e acertos a que nos dispomos vivenciar.Não nos importa se a porta do tempo teima em fechar para o retardo do nosso aprender, mumificando os caminhos das oportunidades certas. Nunca desistimos de tentar, mas, desistimos, as vezes, de transformar o feio em algo belo com todas as suas cicatrizes; com todo o seu encanto humanizado, atestando sua condição de gente. 

Nisso criamos uma grande lacuna entre o real e o possível acontecer, queimando as etapas dos sentimentos que nos provêm para que ultrapassemos as dificuldades da vida no momento em que todo o pavor enche nossa alma de calamidades angustiantes nos deixando suspensos entre o certo e o errado; entre o amor e o ódio; entre a paixão e o ciúme; entre a generosidade e a mesquinhez e, entre a compaixão e a crueldade. 

É difícil administrar tantos conflitos que testa nossa estrutura emocional e camufla o lado racional, enegrecendo instantes que poderiam ser bonitos e amorosos com todo o frescor de uma bela vida... Elvira Pereira de Araújo

TV Digital no Brasil - Cronograma de Implantação
Ministério das Comunicações autoriza retransmissoras de TV


Fonte TELECO: No decorrer da última semana o Ministério publicou no Diário Oficial da União autorização para que retransmissoras de TV possam operam com o sinal digital. Veja quais são as retransmissoras:
- Fundação Século Vinte e Um, geradora de televisão sediada em Campinas (SP), a retransmitir seus sinais para a cidade de Amparo (SP)
-Globo Comunicação e Participações transmitir em caráter científico e experimental sinais de TV Digital para a cidade do Rio de Janeiro (RJ)
- Central Sistema de Radiodifusão, a rádio CSR FM, que funciona na cidade de Formosa (GO)
- Fundação Nossa Senhora Aparecida, com sede em Aparecida (SP), que retransmitirá seus sinais para as cidades de Valparaíso, Tietê, Cruzeiro e Piquete.
- Retransmissoras do Sistema TV Paulista que obtiveram autorização para retransmitir a programação da Fundação Nossa Senhora Aparecida, de Aparecida (SP). As cidades contempladas são Bocaiúva do Sul (PR), Arujá (SP), Uberaba (MG), São Luís (MA), Campina Grande e João Pessoa na Paraíba.

Em todo país, sobe para 137 o número de emissoras de televisão que estão com portarias de consignação do Ministério das Comunicações para a transmissão aberta de sinal digital.
 Estações Geradoras de TV Digital /  TV Digital em São Paulo/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Abril Radiodifusão S.A.
31
112
(16/04/07)
67.415
(03/10/07)
Canal Brasileiro de Informação - CBI Ltda
15
111
(16/04/07)
20
(08/01/08)
Fundação Evangélica Trindade
-
-
-
Fundação Casper Libero
17
110
(13/04/07)
68.976
(06/12/07)
Fundação Padre Anchieta Centro Paulista de Rádio e TV Educativas
24
116
(16/04/07)
68.829
(30/11/07)
Globo Comunicação e Part. SA
18
118
(13/04/07)
65.175
(28/05/07)
Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda.
23
113
(16/04/07)
65.919
(11/07/07)
Rádio e Televisão Record S.A.
20
114
(16/04/07)
65.918
(11/07/07)
Rede 21 Comunicações Ltda.
22
117
(16/04/07)
68.828
(30/11/07)
TV Ômega Ltda.
29
109
(13/04/07)
68.479
(12/11/07)
TVSBT - Canal 3 de São Paulo S.A.
28
115
(16/04/07)
65.421 (31/05/07)
Televisão Independente de São José do Rio Preto
39
398 (24/06/09)
-
Data DOU (Diário Oficial da União)
Campinas/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Empresa Paulista de Televisão S/A
42
799 (01/12/2008)
7.408 (01/12/2008)
Fundação Século Vinte e Um
-
-
-
Rádio e TV Bandeirantes de Campinas Ltda
16
801 (15/12/2008)
-
Televisão Princesa D'Oeste de Campinas Ltda.
28
800 (24/12/2008)
-
 

São José do Rio Preto/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Televisão Independente de São José do Rio Preto Ltda
32
29 (20/02/2009)
1.317 (18/03/2009)
TV Record de Rio Preto S/A
42
40 (24/03/2009)
-
Tv São José do Rio Preto S/A
26
39 (23/03/2009)


Santos/SP

Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
TV Mar Ltda
33
144 (14/04/2009)
-
TV do Povo Ltda
23
146 (06/05/2009)
-
SAT Sistema A Tribuna de Comunicação - Santos Ltda
19
93 (27/03/2009)
1.588 (30/03/2009)
Empresa de Comunicação PRM Ltda
45
145 (08/04/2009)
-

Taubaté/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
TV Taubaté S/A
28
156 (17/04/2009)
-
Rádio e Televisão Taubaté Ltda
-
-
-


São José dos Campos/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação José de Paiva Netto
-
-
-
TV Vale do Paraíba S/A
16
157 (17/04/2009)
-
 

Araraquara/SP

Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Rede Mulher de Televisão Ltda
35
167 (17/04/2009)
-
Fundação Educativa e Cultural Julius August Marischen
-
-

 

Sorocaba/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
TV Aliança Paulista S/A
26
418 (17/07/2009)
-
Televisão Sorocaba Ltda
35
419 (17/07/2009)
-

Mogi da Cruzes/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Rádio e Televisão Diário de Mogi Ltda
54
420 (17/07/2009)
-
Fundação Sociedade Comunicação, Cultura
-
-
-

Ribeirão Preto/SP
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
TV Studios de Ribeirão Preto S/C Ltda
-
-
-
Empresa Paulista de Televisão S/A
42
765 (25/09/2009)
-
Sistema Clube de Comunicação Ltda
16
766 (25/09/2009)
-
Fundação Rádio e TV Educativa COC
-
-
-

TV Digital em Belo Horizonte/MG
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação TV Minas Cultural e


Educativa
17
874- E


(23/01/08)
-
Fundação Vila Rica de Rádio e


Televisão Educativa
-
-
-
Globo Comunicação e Part. SA
33
874-B


(15/01/08)
1.926 (08/04/08)
Rádio e Televisão Bandeirantes de Minas Gerais Ltda
20
874-A


(15/01/08)
7472 (31/12/08)
Sociedade Rádio e Televisão Alterosa


Ltda.
36
874-F


(18/01/08)

Televisão Sociedade Ltda.
28
874-D


(16/01/08)
4.599 (06/08/08)
TV Ômega
25
874-C


(15/01/08)
1.866 (04/04/08)
Data DOU (Diário Oficial da União)

Uberlândia/MG
Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Rede Mineira de Rádio e Televisão Ltda
-
-
-
Fundação Rádio e
Televisão Educativa de Uberlândia
-
-
-
Rádio Televisão de Uberlândia Ltda
30
33 (16/03/2009)
1.255 (16/03/2009


Ituiutaba/MG

Entidade
Canal Digital
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Rede Vitoriosa de Comunicações Ltda
32
36 (20/03/2009)
-
Rádio Relevisão de Uberlândia Ltda
-
-
-
Fundação Cultural e Educativa "Manoel Affonso Cancella"
-
-
-
 

TV Digital no Rio de Janeiro/RJ
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação Veneza de TV e Rádio Educativa
-
-
-
Globo Comunicação e Part. SA
29
13 (12/01/08)
2.561 (05/05/08)
Radiobrás Empresa Brasileira de Comunicação S.A
41
18 (27/02/08)
-
Rádio e Televisão Bandeirantes do Rio de Janeiro Ltda
35
15 (14/02/08)
4.690 (13/08/08)
Televisão Record Do Rio de Janeiro Ltda
39
17 (12/02/08)
4.873 (25/08/2008)
TV Corcovado S.A
-
-
-
TV Ômega Ltda.
21
16 (20/02/08)
1.865 (04/04/08)
TVSBT - Canal 11 do Rio de Janeiro Ltda
24
14 (12/02/08)
4.600 (06/08/08)

 TV Digital em Curitiba/PR
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação Champagnat
17
703 (13/11/2008)
-
Rádio e Televisão Educativa Do Paraná Tve
36
698 (03/11/2008)
-
Rádio e Televisão Iguaçu S/A
39
701 (04/11/2008)
-
Rádio e Televisão OM Ltda
43
696 (31/10/2008)
-
Rádio e Televisão Rotioner Ltda
22
695 (30/10/2008)
-
Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A.
41
691 (22/10/2008)
6.375 (22/10/2008)
Televisão Bandeirantes do Paraná Ltda
38
692 (31/10/2008)
-
TV Independência
34
693 (30/10/2008)




TV Digital em Goiânia/GO
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação Cultural e Eduativa Senhor Canedo
-
-
-
Fundação Ministério Comunidade Cristã
-
-
-
Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural - RTVE
-
-
-
Governo do Estado de Goiás - AGECOM
31
475 (05/08/08)
-
Rede Goiânia de Rádio e Televisão
30
474 (04/08/08)
-
Sistema Lageado de Comunicação Ltda.
-
-
-
Televisão Anhangüera S.A.
34
473 (04/08/08)
4.532 (04/08/08)
Televisão Goya Ltda.
18
477 (05/08/08)
566 (03/02/2009)
TV Serra Dourada Ltda.
20
476 (11/08/08)
-


TV Digital em Porto Alegre/RS
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Empresa Portoalegrense de Comunicação Ltda
26
701 (04/11/2008)
-
Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão
-
-
-
Rádio e TV Portovisão Ltda
32
702 (14/11/2008)
-
RBS Participações S. A.
34
704 (03/11/2008)
6.695 (04/11/2008)
Televisão Guaiba Ltda
21
706 (24/11/2008)
-
TVSBT canal 5 de Porto Alegre S/A
28
703 (04/11/2008)
-
Universidade Luterana Do Brasil
50
705 (21/11/2008)
-


TV Digital em Salvador/BA
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação Brasil Ecoar
-
-
-
Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB
24
395 (23/06/2009)
-
Rádio e Televisão Bandeirantes da Bahia Ltda
46
796 (05/12/2008)
-
Televisão Bahia Ltda
29
793 (01/12/2008)
7.394 (01/12/2008)
Televisão Diamante Ltda
-
-
-
Televisão Itapoan S/A
21
794 (03/12/2008)
-
TV Aratu S/A
24
795 (11/12/2008)
-

TV Digital em Cuiabá/MT
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
EBC - Empresa Brasil de Comunicação S/A
-
-
-
Fundação Altamiro Galindo
-
-
-
Governo do Estado de Mato Grosso - Assembléia Legislativa Estadual
-
-
-
Pantanal Som e Imagem Ltda
-
-
-
Rádio e Televisão Brasil Oeste Ltda
-
-
-
Televisão Centro América Ltda
36
817 (16/12/2008)
7.871 (23/12/2008)
Televisão Cidade Verde S/A
41
818 (26/12/2008)
-
TV Gazeta Ltda
38
168 (23/04/2009)
-


TV Digital em Campo Grande/MS
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul - FERTEL
42
241 (25/05/2009)
-
Televisão Morena Ltda
30
226 (04/05/2009)
2.291 (04/05/2009)
Rede Centro Oeste de Rádio e Televisão Ltda
28
244 (20/05/2009)
-
Rede MS Integração de Rádio e Televisão Ltda
32
242 (26/05/2009)
-
Sociedade Campograndense de Televisão Limitada
21
243 (21/05/2009)
-
Fundação Padre Kolbe de Rádio e Televisão
-
-
-
Sistema de Comunicação Pantanal S/C Ltda
-
-
-

TV Digital em Florianópolis/SC
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Firenze Comunicação e Produção Ltda
32
15 (06/02/2009)
-
Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho
-
-
-
Fundação Educar-Sul Brasil
-
-
-
RBS Participações s. A.
33
765 (24/11/2008)
7.233 (24/11/2008)
Televisão Cultura S/A
31
788 (27/11/2008)
-
TV O Estado Florianópolis Ltda
30
787 (27/11/2008)
-

TV Digital em Vitória/ES
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV Ltda
22
17 (09/02/2009)
676 (09/02/2009)
Fund. Universit. de Pesq. Econom. e Sociais de V. Velha
-
-
-
Nassau Editora Rádio e TV Ltda
42
21 (18/02/2009)
-
Rádio e Televisão Espírito Santo - RTV/ES
20
22 (26/02/2009)
-
Televisão Capixaba Ltda
16
20 (19/02/2009)
-
Televisão Vitória S/A
38
18 (09/02/2009)
824 (17/02/2009)

TV Digital em Teresina/PI
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí
24
45 (27/04/2009)
-
TV Rádio Clube de Teresina SA
26
43 (20/04/2009)
-
Televisão Pioneira Ltda
28
42 (23/03/2009)
1.436 (23/03/2009)
Jet Radiodifusão Ltda
34
44 (17/04/2009)

Fundação Rádio e Televisão Deputado Humberto Reis da Silveira
-
-
-
Rádio e Televisão do Piauí Ltda
-
-
-


TV Digital em Brasília/DF
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
EBC – Empresa Brasil de Comunicação S/A
15
169 (17/04/2009)
-
Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda
26
174 (17/04/2009)
-
Rádio e Televisão CV Ltda
-
-
-
Rádio e Televisão Capital Ltda
23
175 (17/04/2009)
-
Globo Comunicação e Participações S/A.
21
166 (17/04/2009)
1.995 (17/04/2009)
TV Studios de Brasília Ltda
24
176 (17/04/2009)
-
Cable-Link Operadora de Sinais de TV a Cabo Ltda
39
173 (17/04/2009)
-
Câmara dos Deputados
61
172 (17/04/2009)
-
Fundação Sara Nossa Terra
-
-
-
Senado Federal
50
171 (17/04/2009)
-
Supremo Tribunal Federal
52
170 (17/04/2009)
2.077 (22/04/2009)
Fundação Educativa Apoio
-
-
-

TV Digital em Fortaleza/CE
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
TV Omega Ltda
34
270 (05/06/2009)
-
Fundação de Teleducação do Estado do Ceará - FUNTELC
28
271 (05/06/2009)
-
TV Cidade de Fortaleza Ltda
-
-
-
Televisão Verdes Mares Ltda
33
264 (11/05/09)
-
TV Jangadeiro Ltda
35
265 (11/05/09)
2.404 (11/05/09)
Rede União de Rádio e Televisão Ltda
18
274 (03/06/2009)
-
TV Diário Ltda
23
272 (29/05/2009)
-
Governo do Estado do Ceará - Assembléia Legislativa do Estado do Ceará
31
273 (01/06/2009)
-
Fundação Demócrito Rocha
-
-
-
Prefeitura Municipal de Fortaleza
-
-
-

TV Digital em Recife/PE
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
TV e Rádio Jornal do Commercio Ltda
35
317 (27/05/2009)
3.186 (16/06/2009)
Nassau Editora Rádio e TV Ltda
20
318 (27/05/2009)
-
TV Omega Ltda
19
319 (27/05/2009)
-
Sistema Associado de Comunicação Ltda
39
321 (05/06/2009)
-
Universidade Federal de Pernambuco
-
-
-
Globo Comunicação e Participações S.A.
36
316 (27/05/2009)
3.195 (17/06/2009)
Fundação Vicente Campelo
-
-
-
Fundação de Apoio à Geração, Produção, Criação e Difusão de Rádio e TV
-
-
-

TV Digital em João Pessoa/PB
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação Virginius da Gama e Melo
-
-
-
Televisão Tambaú Ltda
31
363 (17/06/2009)
-
Televisão Cabo Branco Ltda
19
361 (17/06/2009)
3.459 (26/06/2009)
Radio e Televisão O Norte Ltda
-
-
-
Empresa de Televisão João Pessoa Ltda
17
362 (17/06/2009)
-
Sociedade Paraibana de Comunicação Ltda
-
-
-
EBC - Empresa Brasil de Comunicação S/A
-
-
-

TV Digital em Belém/PA
Entidade
Canal Atual
Portaria MC Consignação
Ato de Autorização
Fundação de Telecomunicações do Pará
-
-
-

    Arquivo

    Cultmidiáticos