Fonte: Bio-BioEstamos bem em um refúgio, os 33″, esta frase do mineiro chileno José Ojeda, foi divulgada pela mídia internacional primeira vez em agosto de 2010, quando o mundo tomou conhecimento que 33 mineiros ainda estavam vivos depois do soterramento da mina São José, no Chile.

A epopéia teve um final feliz no dia  14 de outubro quando depois de uma mega-operação que envolveu autoridades chilenas e internacionais foram resgatados com sucesso, todos os 33 mineiros, sob os holofotes da mídia internacional. 

O autor do bilhete, o mineiro José Ojeda tinha enviado a mensagem à superfície através de uma sonda.  Desde então, a frase tinha sido estampada em camisetas, decalques e vários tipos de publicidades, e foi utilizada inclusive pelo presidente do Chile, Sebastian Piñera durante sua primeira visita oficial a Europa (veja foto). 

Mas, Ojeda declarou que quer o bilhete de volta e registrou a frase como sua propriedade intelectual. O escritor Pablo Huneeus, considerou correta a ação de Ojeda, e declarou que o presidente chileno e todos aqueles que utilizaram a frase devem reembolsá-lo pelo uso da frase, inclusive retroativamente. O que você acha?


A professora Aline Lucena do Departamento de Comunicação Social da UFRN convida para o I Seminário Interdisciplinar sobre Comunicação, Mídias e Direitos Humanos que acontece no dia 3 de novembro, a partir das 8h, no auditório do LABCOM/UFRN. "É fundamental mobilizar toda a sociedade, bem como a comunidade acadêmica e suas várias áreas de conhecimento, a participar desse debate, tendo em vista a relação interdependente entre a Comunicação Social, o uso das mídias e a promoção e garantia dos direitos humanos na realização de uma sociedade radicalmente democrática. As lutas emancipatórias, em tempos de globalização política, econômica, social e cultural,  não podem prescindir da interdisciplinaridade entre os vários campos de conhecimento", esclarece Lucena.

Adoro este mundinho cibernético cultural. Paula Nadler  (Londres) que escreve para o Internéscio, segundo ela o blog mais Silva do mundo, (adorei!) achou o CultMídia (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) então, a Regina do CultMídia (paulistana adotada pelos potiguares) foi ver o Internéscio, e encontrou o artista brasileiro Dalton Ghetti que vive em Connecticut, USA que já tinha sido achado pela Paula. Esses brasileiros geniais e suas ideias maravilhosas.

    Arquivo

    Cultmidiáticos