Lusocom 2011 (CFP)

Posted by recunha abril 19, 2011 0 comments

alt
O IX Lusocom, promovido pela Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, acontece em São Paulo, de 04 a 06 de agosto, na Universidade Paulista (UNIP). Neste ano, o evento terá como tema central “Comunicações identitárias e interculturalidade”. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o primeiro dia do encontro, para quem não for submeter trabalhos. Para aqueles que forem fazê-lo, o prazo é 30 de junho.
Serão aceitos trabalhos de estudantes de graduação, desde que em colaboração com um professor ou resultantes de pesquisas de iniciação científica; de estudantes de pós-graduação, em todos os níveis; de professores e pesquisadores em geral, que poderão refletir sobre o tema do congresso ou sobre os temas específicos dos Grupos de Trabalho
O Lusocom contará com duas conferências de abertura. A primeira abordará os desafios interculturais na contagem mediada de histórias, será proferida por Thomas Tufte (Universidade de Roskilde - Dinamarca) e terá como debatedora Margarita Ledo Andión (Universidade de Santiago de Compostela - Galícia - Espanha). A segunda, sob responsabilidade de Norval Baitello (PUCSP/FAPESP), discutirá os desafios interdisciplinares das Ciências Lusófonas da Comunicação e será debatida por Moisés de Lemos Martinhas (Universidade do Minho – Portugal). 
De acordo com os organizadores, dois grandes desafios se colocam para a construção de uma reflexão teórica e para o desenvolvimento de centros lusófonos de pesquisa empírica e aplicada que possam atuar como referência para outras áreas científicas: o desafio da diversidade econômica, social e cultural e o desafio da interdisciplinaridade.
A Federação Lusófona de Ciências da Comunicação é presidida por Antonio Hohlfeldt, também presidente da Intercom, e é constituída pelas Associações do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Galícia. O IX Lusocom é organizado pela Federação, em parceria com Intercom, Consulado Geral de Portugal em São Paulo e UNIP.
Clique aqui e conheça a programação completa do evento. Informações podem ser obtidas pelo email eventocientifico@unip.br . Os trabalhos submetidos do exterior deverão ser enviados diretamente para este email, seguindo o mesmo calendário dos demais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 04/08/2011 – QUINTA-FEIRA
19h
Solenidade de Abertura
Composição da Mesa
Vice-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIP
Profa. Dra. Marilia Ancona-Lopez

Presidente da Intercom e da LUSOCOM
Prof. Dr. Antonio Carlos Hohlfeldt

Presidente do IX LUSOCOM
Prof. Dr. Antonio Adami

Vice-Presidente da Intercom
Profa. Dra. Nélia Del Bianco
Presidente da Agacom
Profa. Dra. Margarita Ledo Andión
Presidente da Angocom
Prof. Dr. Joaquim Paulo Conceição

Presidente da Amescom
Prof. Dr. Eduardo Namburete

Presidente da Sopcom
Prof. Dr. Moisés de Lemos Martins

Cônsul Geral de Portugal
Dr. José Guilherme Queiroz de Ataíde

19h20
Conferência de abertura (1)
Desafios Interculturais na contagem mediada de históriasConferencista: Prof. Dr. Thomas Tufte (Universidade de Roskilde - Dinamarca)
Debatedora: Profa. Dra. Margarita Ledo Andión (Universidade de Santiago de Compostela - Galícia - Espanha)
20h
Conferência de abertura (2)
Desafios Interdisciplinares das Ciências Lusófonas da Comunicação
Tendo a lusofonia como uma grande vantagem a nosso favor, dois grandes desafios se colocam para a construção de uma reflexão teórica e o desenvolvimento de centros lusófonos de pesquisa empírica e aplicada que pudessem atuar como referência para outras áreas científicas: o desafio da diversidade econômica, social e cultural e o desafio da interdisciplinaridade. Este último pode vir a tornar-se uma marca diferenciadora e trazer para nossas práticas comunicacionais e nossas ciências da comunicação um potencial de inovação e descoberta, um horizonte científico mais rico e mais aberto do que aquele das ciências fechadas nas fronteiras nacionais.
Desafios Interdisciplinares das Ciências Lusófonas da ComunicaçãoConferencista: Prof. Dr. Norval Baitello (PUCSP/FAPESP)
Debatedor: Prof. Dr. Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho - Portugal)

Dia 05/08/2011 – SEXTA-FEIRA
9h às 10h50Sessões Temáticas
10h50 às 11h10Intervalo
11h10 às 13hSessões Temáticas
13h às 14hIntervalo
14h às 15h50Sessões Temáticas
15h50 às 16h10Intervalo
16h10 às 18hSessões Temáticas
18hSaída - Programa Social
 
Dia 06/08/2011 – SÁBADO
9h00 às 10h30Assembléia da LUSOCOM
9h00 às 10h30Reunião dos Coordenadores de GTs
10h30
Conferência de Encerramento (1)

Interculturalidade no espaço lusófono

Conferencista: Profa. Dra. Luisa Maria S. Marinho Antunes Paolinelli (Universidade da Ilha da Madeira – Portugal)
Debatedor: Prof. Dr. Francisco Campos (Universidade de Santiago de Compostela - Galícia - Espanha)
11h15
Conferência de encerramento (2)
Interculturalidade no espaço brasileiro
Conferencista: Profa. Dra. Lucia Santaella (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Debatedor: Prof. Dr. Aníbal Alves (Universidade do Minho - Portugal)
12hEncerramento
13h
Programa Social


 I Congresso Mundial de Comunicação Ibero- Americana
                                 Confibercom  2011

                                        Call for papers

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a Confibercom - Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de  Comunicação e  a  Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação e Memorial da América Latina realizarão o I Congresso Mundial de Comunicação Ibero- Americana, que acontecerá em São Paulo, de 01  a 06 de agosto de 2011, em São Paulo, SP, Brasil, que tem como tema central Sistemas de comunicação em tempo de diversidade cultural e como subtemas Sistemas Ibero-Americanos de comunicação e Diversidade cultural Ibero-Americana, conforme informações no site:www.confibercom.org/congresso


O I Confibercom 2011 destina-se a fortalecer a integração das culturas ibero-americanas e ao mesmo tempo projetá-las no panorama internacional, resgatando também as contribuições dos ibero-americanistas. Para isso pretende inventariar e disseminar o conhecimento gerado na  Ibero - América, fortalecendo a diversidade regional do pensamento comunicacional e criando mecanismos de cooperação intra-regional.

São convidados a participar professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, pós-doutorandos das diversas áreas que constituem o campo social da Comunicação, profissionais, empresários e representantes do poder público/governamental e do terceiro setor que atuam no campo social, áreas ocupacionais e segmentos aplicados da Comunicação, além de representantes de entidades nacionais e mega-regionais do campo da Comunicação, bem como das respectivas áreas e segmentos que atuam nos espaços acadêmico, institucional e informal.
Além dos painéis temáticos, contando com a participação de especialistas, haverá espaço para a apresentação de comunicações originais de pesquisadores. Serão aceitos trabalhos de autoria de professores e estudantes de pós-graduação, que deverão refletir nas Sessões Temáticas o tema e subtemas do Congresso. Os trabalhos inscritos deverão ser encaminhados para uma das Sessões Temáticas abaixo listadas:
ST1 – Audiovisual (Rádio, Televisão, Cinema)
ST2 -  Cibercultura
ST3 -  Comunicação Organizacional e Relações Públicas
ST4 -  Comunicação Pública da Ciência
ST5 -  Economia Política da Comunicação
ST6 -  Folkcomunicação
ST7 – História da Mídia
ST8 -  Jornalismo
ST9 -  Marketing Político e Propaganda
ST10 -  Semiótica da Comunicação
ST11 – Epistemologia da Comunicação
ST12 – Políticas de comunicação e cultura
ST13 – Estudos culturais
ST14 – Estudos de audiência
ST15 -  Educomunicação
ST 16 - Publicidade e Propaganda

O autor deve encaminhar um resumo entre 1,5 mil a 2 mil caracteres (incluindo espaços), indicando a Sessão Temática. Os resumos serão recebidos de 03 de janeiro de 2011 a 25 de abril de 2011através da página do Congresso e serão avaliados por um Comitê Científico em relação à pertinência ao campo da pesquisa em comunicação ibero-americana, aos  tema e subtemas do Confibercom 2011. O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no dia 16 de maio de  2011 na página do congresso no site da Socicom. A programação completa do I Confibercom está disponível no hotsitewww.confibercom.org/congresso
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos poderão enviar o texto completo até 15 de junho de 2011, para o terem disponível nohostsite do Congresso. Aqueles que não enviarem o trabalho completo no prazo indicado, devem fazê-lo no prazo de um mês após a conclusão do Congresso, de modo a que o texto possa ser incluído no e Book a publicar. O texto deve conter de 20 mil a 35 mil caracteres (com espaços), já inclusas as referências bibliográficas e notas de rodapé. São obrigatórios os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, cinco palavras-chave, resumo do currículo do autor em até 3 linhas (incluindo sua vinculação institucional). O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples. O tamanho total do arquivo não deve exceder 2 Mb (dois megabytes). O autor deve redigir seu texto utilizando o modelo elaborado para o encontro. O modelo está disponível para download na página do site da SOCICOM.

Informações e inscrições

          www.socicom.org.br/link
          www.eca.usp.br/ link
Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 –
Cidade Universitária –
05508-900 São Paulo – SP
Tel/fax. (55-11) 30914041



Taxa de inscrição

      Associados das entidades de Comunicação da Ibero-América
Até 30 de junho de  2011 – US$ 90,00
      Após e por ocasião da realização do evento – US$ 110,00

      Estudantes de Pós-Graduação
Até 30 de junho de  2011 - US$ 60,00
      Após e por ocasião da realização do evento – US$ 90,00

           Outros interessados
 Até 30 de junho de  2011 – US$ 150,00
       Após e por ocasião da realização

    Arquivo

    Cultmidiáticos