Mulheres e Autonomia

Posted by admin 26 de set. de 2009 0 comments

O Centro Feminista 8 de Março de Mossoró (Conceição Dantas) convida para o encontro em Sergipe nos dias 29 e 30 de setembro de 2009. Durante as reuniões serão discutidas as atividades que estão sendo desenvolvidas nos Territórios da Cidadania através do convênio “Mulheres e Autonomia”, com o objetivo de identificar as dificuldades e entraves do acesso das mulheres às políticas públicas. Durante o encontro também serão analisadas as dinâmicas das oficinas que buscam informar, formar e orientar as mulheres sobre políticas publicas para as trabalhadoras rurais. Outro importante ponto em pauta será o acompanhamento do processo de formação dos Comitês Territoriais de Mulheres, que funcionarão como porta-voz das mulheres dentro dos Territórios da Cidadania de Sergipe – Alto Sertão, Sul Sergipana e Sertão Ocidental.

O convênio “Mulheres e Autonomia” é uma parceria do Centro Feminista 8 de Março com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e tem por objetivo diminuir o hiato existente entres as trabalhadoras rurais e os benefícios e programas sociais oferecidos pelo Governo Federal como: Reforma Agrária, Programa Nacional de Documentação, Programa de Organização Produtiva e Crédito – Pronaf Mulher. As atividades tiveram início em junho deste ano em 36 Territórios da Cidadania do Nordeste e seguem até 2010. Para mais informações: Conceição Dantas (84) 8849.4001 | conceicao@cf8.org.br, Leilane Andrade (84) 8862.1142 | leilaneandrade@gmail.com

Promover a Autonomia das Mulheres é Vital para Desenvolvimento Econômico Efetivo. A Força-Tarefa desenvolve sete prioridades estratégicas para promover a autonomia das mulheres nos países mais pobres do mundo. Confira as sete metas no site do
Projeto do Milênio.


Projeto 2010 Autonomia Economica Mulher Acao Internacional

Fonte: Terra (Lígia Hougland/Washington)

Até poucos anos atrás, o americano Ben Self era o típico nerd. Especialista em ciência da computação, trabalhava nos departamentos de tecnologia de companhias do setor bancário e de seguros. Em 2008, ele se uniu à equipe de Barack Obama e revolucionou o mundo das campanhas eleitorais ao usar a internet como principal ferramenta para promover o candidato democrata à Casa Branca. Self e sua empresa, a Blue State Digital, foram responsáveis por levantar mais de US$ 500 milhões online para a campanha do primeiro presidente americano negro - 66% do capital total arrecadado. Aos 32 anos, o especialista em ciência da computação é conhecido mundialmente por ser o mais eficaz marqueteiro para os políticos que sonham alto. Agora, o seu próximo desafio é desenvolver uma estratégia com base na internet para que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, venha a ser a primeira mulher presidente do Brasil. Apesar de o PT ter negado na última segunda-feira a contratação da Blue State Digital - e inclusive descartado qualquer futura parceria com a empresa -, em entrevista exclusiva ao Terra, Self confirmou estar trabalhando com o partido para auxiliar na corrida presidencial de 2010. "Estamos trabalhando com o partido a fim de ajudar a fazer planos para a próxima eleição presidencial", disse.


Confira os principais trechos da entrevista:

Você tem diploma do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e é, na realidade, um especialista em tecnologia. Como se envolveu com campanhas políticas? O meu background é em ciência da computação e tenho diplomas de graduação e pós-graduação do MIT. Depois de me formar, trabalhei por muitos anos como especialista em tecnologia para bancos, seguradoras e grupos afins. Em 2003, me mudei para o Estado de Vermont para trabalhar na campanha presidencial de Howard Dean. Após isso, eu e três colegas fundamos a Blue State Digital, uma empresa especializada em tecnologia e política. Agora, somos uma empresa internacional com mais de 100 funcionários no mundo inteiro e servimos centenas de clientes.

Você acha que, atualmente, a internet é uma ferramenta fundamental para uma campanha eleitoral ter sucesso?
Não existe um candidato que pense em lançar uma campanha sem usar a internet. É a marca de um candidato sério, bem como uma ferramenta importante. Sem ela, é como participar de uma batalha sem ter uma arma.

Você esteve em Brasília há duas semanas. Chegou a conversar com o presidente Lula? Sim, estive em Brasília.

Você foi contratado pelo PT? Sim, estamos trabalhando com o partido.

Para ler a entrevista na íntegra clique aqui.

Cenas do filme 'Our brand is crisis', traduzido no Brasil como 'Bolívia: história de uma crise'.
O documentário acompanha James Carville e uma equipe de consultores políticos norte-americanos por uma viagem pela América do Sul, para auxiliar Gonzalo Sanchez de Lozada (também conhecido como "Goni") a se tornar presidente da Bolívia.





A Editora da UFRN - EDUFRN - publicou Edital com as normas para recebimento de proposta de publicação de livros a serem impressos. Os livros selecionados serão resultados de classificação definida pelo Conselho Editorial da UFRN. Para ter acesso ao EDITAL Nº. 001/2009, clique aqui.

Fonte: PROEX

O presidente da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, tornou público o Edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais , criado com o intuito de fomentar a reflexão sobre as artes visuais, promover a circulação e a capacitação de profissionais e estimular a formação de plateias. Será viabilizado 37 projetos da área, com orçamentos de até R$ 25 mil. A Rede possibilita um conjunto amplo de atividades ligadas às artes visuais. Oficinas, palestras, seminários, intervenções e exposições acontecem em todos os estados do país. Os projetos inscritos devem, necessariamente, estimular artistas a realizarem ações em locais diferentes dos de suas origens. Todas as atividades são oferecidas ao público gratuitamente. O conteúdo do Edital pode ser visualizado clicando aqui.

Artigo de autoria do Prof. Dr. Sebastião Guilherme Albano que será tema do debate na próxima aula do dia 01/10/2009.


Mensagem Recebida

---------- Forwarded message ----------
From: Goiamum AudioVisual Produção
Date: 2009/9/24
Subject: Reunião do Fórum na Programação do Goiamum Audiovisual - nesta quinta-feira
To: Regina Cunha

A programação do Goiamum Audiovisual está ótima e os dias de festival estão chegando ao fim.
Já está dando aquele gostinho de quero-mais. Como já foi anunciado anteriormente, preparamos um foro de discussão para os participantes do Fórum do Audiovisual Potiguar. A reunião acontecerá amanhã, 25 de setembro, em dois turnos, das 9h ao meio dia e das 14h às 17h, no auditório do Museu de Cultura Popular (Ribeira). Aproveito para comunicar que hoje teremos uma palestra bem interessante, também no auditório do museu.

Dia 24 - A Importância dos Festivais de Cinema no Audiovisual Brasileiro/ William Hinestrosa - Associação Cultural Kinofórum (SP) Todos estão convidados também para assistir aos filmes da Mostra Videoarte, a partir das 18h, no Largo Dom Bosco, hoje apresentando videos clássicos do acervo de Jota Medeiros, um dos pioneiros de videoarte no Brasil. Logo em seguida, continuação da mostra França Decididamente Animada, e a exibição do

The Mindscape of Alan Moore + Batman: Dead End + Marvel Zombies

The Mindscape of Alan Moore - Documentário, longa-metragem, colorido, 80 minutos, 2003

Batman: Dead End - Ficção, curta-metragem, colorido, 8 minutos, 2003

Marvel Zombies - Ficção, curta-metragem, colorido, 2 minutos, 2008

Obrigada a todos pela atenção e contamos com a participação de vocês, para discutirmos a situação do Audiovisual Potiguar.
Eliade Pimentel
Produção Goiamum 2009
Tel.: (84) 8821 1628 - 9142 3289 - 3211 2921


Fonte: Crossmidia

A exemplo da Inglaterra, a França também aprovou lei que cancela a conexão à internet de quem baixa conteúdo protegido. Após resistências no governo, lei HADOPI foi aprovada na Assembleia e no Senado e deve virar lei após aprovação do presidente Nicolas Sarkozy. A Assembleia Nacional da França aprovou na terça-feira (22/9), por 258 votos a favor e 131 votos contrários, a lei que criminaliza o compartilhamento de arquivos e corta o acesso à internet, aplica multas e até prende aqueles que forem pegos baixando conteúdo protegido por direitos autorais. O Senado havia aprovado o mesmo texto na segunda-feira (21/9). Com o acordo de ambas as casas, o texto agora vai para a assinatura do presidente Nicolas Sarkozy, ainda que haja a possibilidade de outra apelação pelo Conselho Constitucional atrasar o processo.

Fonte: Panamericana TV (Peru)

Se realiza forum sobre el sistema de TV digital japonés-brasileño. El evento será inaugurado por el presidente Alan García. El ministro de Transportes y Comunicaciones, Enrique Cornejo, presentará el Plan Maestro para introducir el sistema ISDB-T en Perú y representantes de los gobiernos de Argentina, Brasil y Japón expondrán acerca de sus planes de implementación.


Cornejo destacó que Perú se convertirá en la capital latinoamericana de la televisión digital con la realización de esta reunión, a la que asistirán autoridades gubernamentales así como empresarios de radio y televisión digital que ya adoptaron el sistema ISDB-T.

Cabe señalar que los países que han adoptado este sistema son Brasil, Argentina, Perú y Chile y otros países de la región también adoptarían este sistema en las próximas semanas.

El MTC explicó que en la reunión los empresarios de radio y televisión digital peruanos podrán acceder a nueva información y seguramente podrán firmar convenios de carácter privado.

--------------------------
Ministros criam Fórum Internacional ISDB-T. Os ministros das áreas das comunicações do Brasil, Peru, Argentina, Chile e Japão oficializaram a criação do Fórum Internacional ISDB-T. O evento, realizado em Lima (Peru), defendeu um marco regulatório comum para o desenvolvimento do padrão de TV digital adotado pelos cinco países. Os ministros buscam ampliar o número de adesões ao sistema, "estendendo convites aos vizinhos para que se juntem ao padrão de TV digital aberta", segundo o comunicado oficial. O evento vai até a próxima quarta e tem como compromisso final a realização de esforços "para estabelecer marcos regulatórios comuns, que permitam consolidar o sistema de televisão digital ISDB-T latinoamericano e aproveitar as economias de escala que serão gerados a partir daí", diz a declaração assinada pelos ministros.

O Centro de Convenções de Natal na Via Costeira é o palco até sexta, dia 25, da Conferência Internacional ICCYBER 2009.

A ICCyber é um dos mais importantes eventos de tecnologia e perícias em informática existentes na América Latina, contando com uma agenda completa com palestras de conteúdo técnico-científico, assim como uma programação estruturada por Peritos Criminais Federais da área de Informática, de renomados especialistas e consultores, acadêmicos de diversas universidades brasileiras e internacionais, de executivos de importantes corporações de base tecnológica, além de instituições de representação da sociedade civil brasileira e internacional.

O ponto alto do encontro nesta quarta, foi a palestra do Diretor da Divisão de Crimes Cibernéticos do FBI (EUA), Patrick Carney, que fez uma exposição sobre os principais métodos de ataques no meio digital e encerrou dando algumas sugestões, já conhecidas da maioria, do tipo não responder emails de pessoas que você não conhece, não acreditar em prêmios de loterias e não clicar em links que prometem 'absurdos'.

Uma platéia seleta acompanhou o debate que trará amanhã palestras técnicas, entre elas, a que trata sobre o trabalho de identificação e autoria em crimes de abuso sexual de criança/adolescente a partir da análise de arquivos multimídia. Participam da conferência especialistas e autoridades internacionais de mais de 21 países e de diversas instituições internacionais.Em 2009 a VI Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber), tem por objetivo apresentar e discutir novas técnicas, ferramentas, pesquisas e desenvolvimentos na perícia, combate e investigação aos crimes cibernéticos. Além disso, o evento tem as seguintes metas:
* Promover a cooperação internacional e estratégica;
* Promover a pesquisa e o desenvolvimento;
* Promover discussões, buscando aperfeiçoar as legislações relativas aos crimes cibernéticos, em âmbitos nacional e internacional;
* Promover treinamentos em técnicas, métodos, processos e ferramentas relacionados à computação forense.

Mais informações no site ICCYBER 2009.



A oitava edição do ANIMARTE ocorrerá nos dias 26 a 29 de Outubro de 2009, na Universidade Federal Fluminense – UFF em Niterói no Rio de Janeiro, e nos dias 06 a 08 de Novembro de 2009, no auditório do Hotel Travel Inn – Vila Clementino em São Paulo – SP.


A Mostra Competitiva de filmes de Animação de estudantes do VIII Festival Anim!Arte premiará os melhores filmes de animação em três categorias: Melhor Animação feita por Universitários, Melhor Animação feita por Estudantes do Ensino Médio/ Fundamental e Melhor Animação feita por Estudantes Internacionais. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 12 de Agosto até o dia 2 de Outubro de 2009 (valendo a data de recebimento dos filmes). Só serão aceitos vídeos que contenham no mínimo 70% (setenta por cento) de seu conteúdo em animação (em qualquer tipo de técnica) com a devida sonorização. O tema das animações é livre. Não será necessário nenhum tema específico. Cada autor (proponente ou diretor), poderá inscrever no máximo 3 animações. O proponente responsável pela inscrição do filme deverá obrigatoriamente ter participação no filme a ser inscrito. Todos os vídeos recebidos passarão por uma seleção.

O ANIM!ARTE - Festival Brasileiro Estudantil de Animação visa incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de Animação no Brasil, estimulando principalmente o aumento de produções audiovisuais em animação entre estudantes.

A Categoria Melhor Animação feita por Universitários irá premiar os melhores filmes de animação feitos por estudantes que comprovem que estejam cursando algum curso universitário (de graduação) ou que comprovem que sejam formados (graduados) a partir de Outubro de 2008.

A Categoria Melhor Filme de Animação feito por Estudantes do Ensino Médio/ Ensino Fundamental irá premiar os melhores filmes de animação feitos por estudantes que comprovem que estejam cursando e matriculados em escolas do Ensino Médio/ Ensino Fundamental.

Após a realização do Festival Anim!Arte 2009 (de 26 a 29 de Outubro e de 06 a 08 de Novembro), serão selecionados alguns filmes inscritos nas categorias (universitários, ensino médio / ensino fundamental, estudantes internacionais, paralela nacional) para serem exibidos em formato itinerante em diversas escolas, universidades, ongs, comunidades, centros culturais, e pontos de cultura de diferentes estados brasileiros, com a possibilidade de também serem exibidos em outros países.

Regulamento e ficha de inscrição no site ANIMARTE.

O combate à corrupção vai em busca de um novo e poderoso aliado: as telas do cinema. Já estão abertas as inscrições para dois concursos de curtas-metragens promovidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). As obras devem ser inéditas, em qualquer gênero (ficção, animação, documentário etc), sobre o tema “Luta contra a corrupção: compromisso de todos”.

Um dos concursos, o 1º Concurso do Minuto da CGU, vai premiar 20 curtas com duração de 60 segundos. O outro vai selecionar projetos que terão apoio financeiro da CGU e do Unodc para saírem do papel. Nesse caso (1º Concurso Nacional de Curtas-Metragens da CGU), as obras deverão ser orçadas em, no máximo, R$ 70 mil e poderão durar de cinco a dez minutos.

Em ambos, a temática dos curtas deve ser dirigida ao público em geral e desenvolver histórias que envolvam a sociedade; estimulem uma cultura ética, de intolerância e combate à corrupção por parte de cada cidadão; e promovam o debate e a reflexão sobre a importância de uma participação cidadã ativa no acompanhamento e controle da gestão pública.

Inscrições e informações no site CGU.


---------- message ----------
From: Elizete Arantes
Date: 2009/9/22
Subject: exibição do documentário:OS TAPETES DE DORIAN GRAY - Sábado no Olhar Independente
To: Regina Cunha

Caros:


OS TAPETES DE DORIAN GRAY será exibido neste sábado 26/09 as 16h30 e reprisado na terça 29/09 as 20h. No canal 5 TV Universitária no programa OLHAR INDEPENDENTE.

Ordem de exibição:

1º A sociedade Araruna, em seguida o documentário Os Tapetes de Dorian Gray.

Na próxima semana OS TAPETES DE DORIAN GRAY será exibido na TV BRASIL No programa “OUTRO OLHAR” (Nível Nacional e será retransmitido ao vivo por várias televisões educativas no Brasil inteiro, em horário nobre). Repassem para professores e amigos ( é um excelente material para exibir em sala de aula).
um grande abraço a todos

Elizete Vasconcelos Arantes Filha

A pobreza está diminuindo?

Posted by Elvira Pereira 21 de set. de 2009 0 comments

Nao sei se a pobreza está diminuindo, nem ao menos sei o real significado da palavra pobreza: será só falta de dinheiro? Ou será pobreza de ações transformadoras para que o mundo sai do caos de si mesmo? Entretanto, segundo os dados da FGV, como citado por Cirilo Junior da Folha Online, Rio, a pobreza está, sim, diminuindo. Leiam o texto que segue abaixo.
32 milhões subiram para a classe média entre 2003 e 2008, diz FGV
Publicidade
CIRILO JUNIORda Folha Online, no Rio

Cerca de 32 milhões de brasileiros ascenderam de classe social entre 2003 e 2008, e passaram a integrar as classes A, B e C, indica estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) baseado nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
A melhoria na renda do brasileiro foi um dos pontos fundamentais para que o potencial de consumo aumentasse 14,98% neste intervalo de tempo, acrescenta o estudo.
Renda do trabalhador cresce em ritmo menor, aponta IBGETrabalhadores mais bem pagos detêm 42% da renda, diz IBGETrabalho infantil diminui, mas ainda afeta 10% das crianças e jovensCresce parcela de mais velhos no mercado de trabalho, diz IBGEMercado de trabalho teve desemprego menor e carteira assinada recorde em 2008
Ao mesmo tempo, 20,9 milhões de pessoas deixaram a parcela mais pobre da população, migrando das classes D e E. Somente na classe E, deixaram de figurar 19,5 milhões de brasileiros, o que representou uma retração acumulada de 43% entre 2003 e 2008.

"A Pnad coroa um ciclo de cinco anos de melhorias nos indicadores sociais. A meta do milênio tem como objetivo reduzir a pobreza em 50%, durante 25 anos. O Brasil fez quase isso em cinco anos", afirmou o coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Neri.
Somente de 2007 para 2008, 3,8 milhões de pessoas deixaram a classe E. Somada a classe D, foram 4,6 milhões de brasileiros. Já a classe C, designada também como classe média, ganhou mais 5,2 milhões de pessoas em 2008. Já a classe AB teve entrada de 1,7 milhão de pessoas no último ano.
Pelos critérios da FGV, compõem a classe AB quem tem renda domiciliar superior a R$ 4.807; entre R$ 1.115 e 4.806, estão os integrantes da classe C; com renda domiciliar de R$ 768 a 1.114, estão o brasileiros da classe D; e finalmente, quem tem renda domiciliar inferior a R$ 768 está na classe E. www.folha.uol.com.br/folha/dinheiro

Fonte: ANJ (Caracas, 18/09/2009)

Dois ex-presidente latino-americanos – Carlos Mesa, da Bolívia, e Alejandro Toledo, do Peru – fizeram na sexta-feira, 18, duras críticas às iniciativas contrárias à liberdade de expressão em países do continente, como a Venezuela e o Equador. Eles participaram em Caracas do Fórum de Emergência sobre Liberdade de Expressão, promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), com o apoio de 17 entidades representativas dos meios de comunicação e de jornalistas. Em manifestações no parlamento venezuelano, partidários do presidente Hugo Chavez acusaram o evento de ser “uma conspiração, com o objetivo de desestabilizar” o governo.

Também convidado para falar na reunião, o ex-ministro das Relações Exteriores do México, Jorge Castañeda, cancelou sua presença na última hora, alegando que não se sentiria seguro no país de Hugo Chavez, de quem è um ácido e conhecido crítico. O Fórum, que teve o objetivo de discutir a situação da liberdade de expressão nas Américas e, especialmente, na America Latina, fez um avaliação pessimista do futuro, diante do avanço de legislações restritivas ao livre exercício do jornalismo em diversos países.

Carlos Mesa, mesmo criticando com veemência as restrições e ameaças à liberdade de imprensa na America Latina, considerou que os meios de comunicação devem fazer uma profunda reflexão para entender o que leva governantes autoritários como Hugo Chavez, na Venezuela, e Rafael Correa, no Equador, a terem amplo apoio popular, e conseguirem legitimar ações contrárias ao livre exercício do jornalismo. Ele opinou que o modelo político desses países, com a colaboração dos meios de comunicação, se mostrou ineficaz, nos governos anteriores, no atendimento aos interesses da maior parte dos cidadãos. Mesa e Toledo lamentaram que estejam avançando no continente “modelos populistas autoritários”, diante da incapacidade de se demonstrar que é possível seguir o caminho da democracia com a justiça social.

Ao inaugurar o Fórum, o presidente da SIP, Enrique Santos, do jornal El Tiempo, de Bogotá, destacou a importância dos valores da imprensa livre na democracia e, numa alusão aos governos autoritários do continente, afirmou que “entendemos também que a má vontade dos governos, muitas vezes pode ser provocada pela falta de profissionalismo no jornalismo. No entanto, isso não pode ser combatido mediante o descrédito, a censura ou a falta de liberdade”.

A Associação Nacional de Jornais, integrada por 144 jornais brasileiros, responsáveis por mais de 90% da circulação no Brasil, esteve representada no evento por seu diretor-executivo, Ricardo Pedreira. Ele apontou a censura previa, exercida por meio de decisões judiciais, como o maior problema enfrentado pela mídia nacional no campo da liberdade de expressão.

Representantes de entidades dos meios de comunicação e de jornalistas de vários países latino-americanos relataram o avanço de legislações autoritárias e anti-democráticas. No Equador, por exemplo, está em exame no Congresso, com larga perspectiva de êxito, projeto de lei que, se aprovado, permitirá ao governo, por meio de conselho em que terá o domínio político, punir jornais em função do seu conteúdo editorial e até fechar esses jornais, se julgar que eles atentam “contra a revolução cidadã”.

Relatos semelhantes foram feitos sobre iniciativas governamentais na Argentina, Nicarágua e Bolívia. O mais preocupante é que são iniciativas que atingem de forma geral e profunda os mecanismos democráticos, por meio do controle do Judiciário pelo Executivo e da disseminação da visão governista da sociedade nos sistemas educacionais.


    Arquivo

    Cultmidiáticos