4ª. MOSTRA BRASIL JUVENTUDE TRANSFORMANDO COM ARTE
Rio de Janeiro – maio de 2012

O Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), objetivando abranger e valorizar a diversidade da produção artística do país, torna pública a abertura das inscrições para a programação da 4ª. Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, a realizar-se na cidade do Rio de Janeiro em maio de 2012.
A Mostra Brasil é um festival bianual, que tem por objetivo principal ofertar espaço de apresentação em tradicional teatro da cidade, com ações gratuitas e condições técnicas de qualidade, para grupos com produtos artísticos de excelência, que realizam ações sociais transformadoras envolvendo jovens em todo pais.
A programação da 4ª. Mostra Brasil abrange diversas atividades: espetáculos noturnos onde os grupos mostram sua produção artística e interagem com o mundo profissional; e ações de intercâmbios, formação profissional e de ampliação dos saberes e do repertório cultural por meio de oficinas, seminário, visitas a centros culturais e a grupos com atuação expressiva no Rio de Janeiro.
Os grupos se apresentam em 3 (três) noites em tradicional teatro da cidade do Rio de Janeiro, com todas as condições técnicas profissionais de um grande espetáculo, sendo cada dia dedicado a uma linguagem: música, dança e o terceiro dia misturando diversas expressões artísticas.
A Mostra Brasil tem por conceito a integração artística dos grupos e a construção colaborativa dos espetáculos. Cada dia conta com uma direção artística específica e o espetáculo é elaborado em conjunto com os participantes. A partir dos trabalhos enviados, o diretor artístico define com o grupo o conteúdo e o tempo de sua apresentação, que terá no máximo 10 minutos, inserindo-a no roteiro do espetáculo de forma que os grupos interajam entre si.
No contexto da Conferência das Nações Unidas-Rio+20, em 2012 no Rio de Janeiro, a 4ª Mostra Brasil traz o tema Cultura e Sustentabilidade norteando todas as suas atividades, desde os roteiros dos espetáculos até os debates do seminário.
INSCRIÇÃO
Quem pode se inscrever
  1. Podem se inscrever, grupos informais ou juridicamente formalizados de todos os estados do país, com trabalhos artísticos envolvendo jovens e que realizam ações sociais transformadoras.
  2. Os trabalhos artísticos podem envolver as seguintes linguagens e expressões culturais: Dança, Musica, Circo, Teatro / Cultura Popular, Literatura / Poesia, Artes Visuais / Fotografia
    Como se inscrever
    1. A inscrição deve ser realizada através do formulário on-line disponível no site do Programa Juventude Transformando com Arte, no sítio eletrônico www.juventudearte.org.br.
    2. Só será aceita uma única inscrição por grupo artístico. Uma mesma organização que queira inscrever mais de um grupo artístico deverá realizar inscrições diferentes para cada grupo.
    3. O interessado deve preencher todos os campos obrigatórios se responsabilizando pela veracidade das informações.
    Envio de Materiais
    1. É obrigatório o envio, no ato da inscrição, de material audiovisual de registro de trabalhos artísticos do grupo com repertório que esteja apto a apresentar na 4ª. Mostra Brasil (maio de 2012). Pode-se optar pelo envio do vídeo de forma on-line ou por correio.
    2. Para envio on-line deve ser disponibilizado um link na internet (youtube.com, vimeo.com, videolog.com.br, 4shared.com, etc) informado em local respectivo da ficha de inscrição on-line. É de inteira responsabilidade do participante a informação do endereço completo e correto do link.
    3. Para envio por correio serão aceitos apenas trabalhos nos formatos DVD (vídeo) e CD (áudio/imagem) postados via Sedex ou carta registrada com aviso de recebimento (AR) até a data de encerramento das inscrições, acompanhado do número de protocolo eletrônico gerado no ato da inscrição para o seguinte endereço:
    CENTRO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
    4ª. MOSTRA BRASIL – SELEÇÃO DE PARTICIPANTES
    Rua Visconde de Pirajá 414, sala 1009, Ipanema, Rio de Janeiro RJ - CEP 22410-002

    Arquivo

    Cultmidiáticos