Links

Posted by admin 18 de abr. de 2009 5 comments

atualizado em 14/07/2009
Relação de sites relacionados aos Estudos da Mídia:

UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudos da Mídia PPgEM UFRN (site oficial da Pós-Graduação)

Revista Educação em Questão UFRN Coleção Completa

ComBase página Prof. Dra. M. Graças P.Coelho

Revista Prometeu - Pós-Graduação Educação - UFRN - ComBase




1. A Mídia que vale a pena ver (em inglês)

2. Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação COMPÓS

3. CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

4. Media Matters Centro de Pesquisa e Informação que monitora a mídia norte americana

5. Projeto UNISINOS MIDIATICOM

6. Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

7. Jürgen HABERMAS (Artigos em inglês)

8. Cidadania (Edu Guimarães)

9. Portal Software Livre Brasil

10. Revista A REDE - Tecnologia para a inclusão social

11. Universidade Aberta do Brasil (Educação a Distância)

12. Sources Portal da Mídia Canadense

13. Rede de Jornalistas Internacionais

14. Culture.Info (Portal da Cultura, em inglês)

15. Europeana (Portal Coleções Culturais Europa, em português)

16. Forum Mundial da Educação

17. Hackedu Group

18. Society for New Communication (em inglês)

19. Estudos Comparativos da Mídia (em inglês, MIT Massachusetts Institute of Technology)

20. Social Media Co-Lab (Sala de Aula Virtual sobre Mídia, em inglês)

21. Master em Jornalismo Digital

22. Portal do Cine Brasileiro (roteiros, filmes, videos, debates, profissionais)

23. Guia Kinoforum Festival Cine e Video

24. Rede CEP - Rede de Experiências em Comunicação, Educação e Participação

25. Observatório da Comunicação nos Media

26. Revista Página 22

27. E4Pedia (Exploradores Eletronicos)

28. Rede Ethos de Jornalistas

29. Instituto Vladimir Herzog

30. Ginga middleware TV Digital Brasil

31. Divercine Festival Internacional de Cine

32. Cinemateca Brasileira

33. Adbuster (Revista sobre Propaganda)

34. Conselho Nacional de CineClubes CNC

35. NewTeeVee

36. Revista de Cinema Online

37. Portal América Latina Arquivos (Teses, Artigos)

38. Portal Revcom Revistas Eletrônicas de Ciências da Comunicação

39. Revista FAMECOS Mídia, Cultura e Tecnologia (Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)


40. INFOCAPES

41. Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES

42. Instituto de Estudos de Televisão IETV

43. Portal de mídia independente aberto para todos Allvoices


44.  Media-Culture Pedia of new media


45. Cubainformación.tv una brecha en el bloqueo mediático


Para sugerir links deixe uma mensagem, ou envie um email para cultmidia [@] gmail.com



O Twitter é o serviço online mais comentado do Brasil no momento. Está difícil passar um dia sem falar deste formato que é um pouco de microbloging, SMS e rede social. Nos Estados Unidos, os principais executivos e importantes personalidades políticas já aderiram ao serviço, inclusive Barack Obama. O Presidente dos Estados Unidos é uma das pessoas que melhor compreendeu e que usa as mídias sociais para se comunicar com a população, angariar fundos e apoio da população jovem. http://twitter.com/BarackObama Seguindo o exemplo de Obama, Lula também vai ter um Twitter e um blog que terá o criativo nome de Blog do Planalto e foi um pedido direto do presidente. Mais informações no blog dos blogs do IDGNOW.

O prof. Mohamed Ally do Centro de Educação a Distância da Universidade de Athabasca, Canada, está lançando o livro MOBILE LEARNING que introduz a utilização do celular como ferramenta para educação a distância. O livro mostra como estruturar os materiais para enviar as lições, além de oferecer dicas práticas para professores, educadores, pesquisadores e outros profissionais interessados. Há um capitulo especial dedicado a empresários e governos que explica como enviar informações para equipes de trabalho através do celular. Para baixar o e-book clique aqui Canada Universidade Aberta.

Bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado e prorrogar a bolsa, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Para aqueles que não têm o domínio da língua japonesa, será ministrado, no Japão, um curso básico nos seis primeiros meses. É preciso falar inglês. Inscrições abertas até 29/5/2009 (pessoalmente) ou 20/5/2009 (Correios). Para saber mais clique aqui.

Bolsas para Mestrado (Europa/Brasil). Estão abertas inscrições até o dia 20 de abril para bolsas de Estudo do COMUNDUS EUROPEAN MASTER OF ARTS IN MEDIA, COMMUNICATION AND CULTURAL STUDIES 2009/2010. O programa prevê que os estudos serão desenvolvidos em dois países para que a futura carreira do profissional tenha uma orientação internacional com um desenvolvimento geral tanto da produção, como da análise e utilização da mídia. Mais informações clique aqui. Para participar é preciso falar inglês.

Vem aí o Global Media Forum. De 3 a 5 de junho em Bonn, Alemanha. Entre as muitas questões que serão debatidas pelos participantes está a questão Social Cultural da Mídia. Plataformas sociais como Twitter, Flickr e os blogs podem ser considerados ferramentas profissionais? Professores, jornalistas e outros profissionais podem utilizar estas ‘ferramentas’ para melhorar a maneira como atuam? Esta forma de comunicação sem fronteiras criada pelas novas plataformas sociais escapa da ‘lei’ e da ‘censura’? O evento está sendo promovido pelo grupo internacional Deutsche Welle que produz rádio, tv e internet em diversas línguas, inclusive o português. O Deutsche Welle também mantem o Instituto Internacional de Treinamento para Jornalistas, DW Akademie, que oferece 15 bolsas integrais para um mestrado em estudos midiáticos (International Media Studies). As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio de 2009. Informações podem ser obtidas no site. Para participar é preciso falar inglês e alemão.

Atualizado em 12/09/2009
home page PPGEM UFRN
email: ppgem [@] cchla [ponto] ufrn [ponto] br





ATENÇÃO - o artigo abaixo será o tema da aula do dia 17/09/2009
que será apresentada pela Prof. Dra. Maria das Graças Pinto Coelho.
PRÁTICAS SOCIAIS CONSTITUTIVAS:
A MOBILIDADE COMO FRONTEIRA DE INCLUSÃO E INTERAÇÃO
-------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------

Artigo de Autoria Dra. COELHO, M. Graças Pinto.
MÍDIA E PRÁTICAS SOCIAIS: COMO AS NARRATIVAS PORTÁTEIS DO NOTICIÁRIO LOCAL SE TRANSFORMAM EM ACESSÓRIOS DE CONSCIÊNCIA NO IMAGINÁRIO POTIGUAR.








------------------------------------------------------------------------------------

Para ler ou fazer o download do artigo de autoria do Prof. Dr. Sebastião Guilherme Albano
que será tema do debate na próxima aula do dia 01/10/2009, clique aqui.


--------------------------------------------------

Para ler ou fazer o download da entrevista com Martin-Barbero ( FSP 23/08/2009) clique aqui.

-------------------------

Até 31 jul 2009 Alunos e professores podem participar. Inscreva-se! Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Rumos Jornalismo Cultural, que, ao apoiar estudantes e professores da área, reitera a importância de identificar um caminho possível para a melhor compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e das instituições culturais no jornalismo de cultura brasileiro. O programa selecionará matérias de estudantes (em mídia impressa, sonora, audiovisual e web-reportagem) e textos de professores de graduação e pós-graduação que abordem o aperfeiçoamento do profissional na disciplina de jornalismo cultural e/ou a formação do aluno na área. Para saber mais sobre as categorias, a inscrição e o processo de seleção, leia o edital.


Set/2009 - Alagoas Brasil


O CISECO iniciará suas atividades em setembro de 2009,
quando ocorrerá em Japaratinga, no Hotel Bitingui, Alagoas, Brasil,
de 28 de setembro a 2 de outubro de 2009
o Pentálogo Inaugural:
"Transformações da midiatização presidencial:
corpos, relatos, negociações, resistências".
Várias autoridades internacionais da área se farão presentes.
Está previsto que a conferência inaugural será feita pelo
Professor Umberto Eco, da Università degli Studi - Bologna, Itália.






Para maiores informações, clique aqui.

Esta página contém informações sobre a agenda das disciplinas da PPGEM.

Metodologia dos Estudos Culturais e Midiáticos
(Pesquisa em Comunicação)
2009.1
(Prof.Dra. Maria das Graças Pinto Coelho/Prof.Dr. Sebastião Guilherme Albano Costa)


  • Data de início: 31/03/2009
  • Duração: 45 horas
  • Créditos: 3
  • Aulas: terça-feira, das 15 às 17h30
    1. Ementa da Disciplina: Estudo histórico da economia-política da comunicação (contexto de emissão das mensagens). A mídia enquanto instituição. Sistemas culturais - identidades e modelos da vida cotidiana. Interdisciplinaridades e a aplicação da ciência: positivismo. Fazendo sentido: interpretação e ideologias. Realismo crítico. Estudo das mensagens (através das técnicas de coleta e classificação sistemática de notícias e sua análise discursiva e semiótica) e do estudo da recepção através de grupos focais. A modernidade como sistema de civilização e como sistema cultural. Modernidade epistemológica, modernismo artístico e modernização sócio-econômica. Falácias do esgotamento do conceito de modernidade e da ascensão do conceito de pós-modernidade.
    2. Objetivos da Disciplina:
    1. Desenvolver conhecimentos específicos e compreensão crítica do debate teórico sobre os processos comunicacionais.
    2. Promover a habilidade de compreender práticas econômicas e sócio-culturais contemporâneas a partir da interseção mídia-cultura.
    3. Apresentar metodologias de análise dos meios de comunicação referentes à transmissão, à codificação e à recepção dos fatos cotidianos.
    4. Refletir sobre as origens do formato da sociedade contemporânea, com base no conceito de modernidade (entendida principalmente como a expansão à escala mundial da influência do cristianismo, do capitalismo industrial e dos estados nacionais) e com ênfase nas regiões ocidentalizadas, como a América Latina.

    A primeira aula(*) foi apresentada em 31/03/2009
    pelos prof. drs.
    Maria das Graças Pinto Coelho e Sebastião Albano Costa.
    AGENDA para alunos que estão sendo orientados pela
    prof. dra. Maria das Graças Pinto Coelho

    Datas

    Dia Semana

    Atividades orientação partir 15h

    Alunos

    31/03

    Terça

    1ª Aula


    02/04

    Quinta

    1º Encontro

    Orientandos da prof. Graça

    Presentes: Akynara, Antonio Carlos, Patrícia Rakel, Patrícia Gallo, Priscylla, Sandro, Sebastião Faustino, Zoraia

    07/04

    Terça

    2ª Aula (para ver informações sobre a aula Teoria da Mídia clique aqui)

    08/04

    Quarta

    Orientação inicial do Projeto

    Patrícia Rakel

    14/04

    Terça

    3ª Aula Mídia e Práticas Sociais (para ler o texto clique aqui)

    15/04

    Quarta

    Estudo e Discussão da Técnica Grupo Focal

    Akynara, Patrícia Rakel, Priscylla, Sandro e Zoraia

    16/04

    Quinta

    Orientação do Projeto

    Antonio Carlos

    21/04

    Terça

    Feriado


    23/04

    Quinta

    Apresentação da Pesquisa de Doutorado na COMBASE

    Sebastião Faustino

    28/04

    Terça

    4ª Aula – Universalismo europeu

    30/04

    Quinta





    Maio


    05/05

    Terça

    5ª Aula - Narrativas de Convergência na América Latina

    06/05

    Quarta

    Continuação dos estudos sobre grupo focal

    Akynara, Patrícia Rakel, Priscylla, Sandro e Zoraia

    07/05

    Quinta

    Orientação dos Projetos

    com prof. Graça

    15h Akynara

    16h30 Patrícia

    12/05

    Terça

    6ª Aula Estudo Cultural e Midiático - Filme Narradores de Javé

    14/05

    Quinta

    Exibição do filme
    Entre as Paredes da Escola

    TVU UFRN

    19/05

    Terça

    7ª Aula
    (fotos/texto clique aqui) Seminário: Hall e filme A Massai Branca

    Grupo: Aleksandre Saraiva, Fábio Alexandre Silva, Elvira Araujo, Girlane Mendes dos Santos, Maria de Lourdes Santana

    21/05

    Quinta

    Orientação Eugênio e Rafael COMBASE

    Para os demais pesquisadores não haverá encontro na TV U

    26/05

    Terça

    8ª Aula
    (fotos e texto clique aqui) Seminário Habermas/Leopardo

    Anna Karinna, Regina Cunha, Keulen Oliveira, Cristiane Clébia, Cecília Medeiros

    28/05

    Quinta

    Apresentação do texto
    Estética do sertão - poiesis do Nordeste do Brasil, da
    prof. Angela Almeida

    TVU UFRN



    Junho


    02/06

    Terça

    9ª Aula
    (fotos e texto clique aqui) Seminário Canclini/Amélia

    Iano e Luciane

    04/06

    Quinta



    09/06

    Terça

    10ª Aula

    (fotos e texto clique aqui) Seminário Adorno / Bovary

    Rakel de Castro,Ronaldo Neves, Zoraia Assunção, Akynara Aglaé, Edlene Nascimento

    11/06

    Quinta

    Feriado


    16/06

    Terça

    11ª Aula

    (fotos e texto clique aqui) Seminário Barbero / Beijing

    Alda Macedo, Karina de Oliveira, Zelda Caldas, Raimunda Valquíria, Jean Penha

    18/06

    Quinta



    23/06

    Terça

    Confraterniza Restaurante Mangai

    para ver fotos clique aqui

    25/06

    Quinta

    Seminário de Mestrado

    Banca com o Prof. Jefferson

    Akynara



    Julho


    02/07

    Terça

    Seminário de Mestrado

    Banca com a Profª. Rosália

    Patrícia Gallo

    Relação dos Alunos Especiais aprovados para cursar a disciplina:
    1. ANNA KARINNA DANTAS BEVILAQUA
    2. CECÍLIA MARIA DE PAIVA MEDEIROS
    3. CRISTIANE CLÉBIA BARBOSA
    4. EDLENE MELO REIS DO NASCIMENTO
    5. ELVIRA PEREIRA DE ARAÚJO
    6. FÁBIO ALEXANDRE GONÇALVES SILVA
    7. GIRLANE MENDES DOS SANTOS
    8. JEAN SOUSA DA PENHA
    9. KEULEN CACTUS FREITAS DE OLIVEIRA
    10. MARIA DE LOURDES SANTANA
    11. OTONIEL FERNANDES DA SILVA JÚNIOR
    12. RAIMUNDA VALQUÍRIA DE CARVALHO SANTOS
    13. REGINA LÚCIA ALVES COSTA DA CRUZ
    14. RONALDO MENDES NEVES
    15. SONIA REGINA SOARES DA CUNHA
    16. ZELDA SIMPLÍCIO DE SALES
    17. ZORAIA DA SILVA ASSUNÇÃO
    Relação dos Alunos Efetivos que cursam a disciplina:
    1. PATRICIA RAKEL DE CASTRO
    2. ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS
    3. AKYNARA AGLAÉ R.S.SILVA
    4. LUCIANE AGNEZ
    5. IANO FLÁVIO MAIA
    6. ALDA MACÊDO
    7. KARINA OLIVEIRA
    8. VALQUIRIA


    Apresentação 19/05/2009


    Livro Refencia: A Identidade Cultural na Pós Modernidade
    Autor: Stuart Hall
    Editora: DP&A Editora
    Citação do livro na internet clique aqui.
    Obra Complementar: A Massai Branca (filme)
    (Die Weisse Massai)
    Diretor: Hermine Huntgeburth
    Integrantes do grupo:
    Aleksandre Saraiva, Fábio Alexandre Silva, Elvira Araujo, Girlane Mendes dos Santos, Maria de Lourdes Santana

    Fotos do Seminário 19/05/2009

    última atualização em 8/Nov/2009

    1.
    Zé Carioca e a Cultura Brasileira


    Este 'paper' de autoria de Roberto Santos (IMES) foi apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado em Salvador, BA em 2002 pela INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
    Quando se faz uma analogia entre Zé Carioca e os personagens saídos do imaginário brasileiro constata-se a "brasilidade" que o papagaio de Disney foi adquirindo ao longo de seu processo de aculturação. Sua indolência, por exemplo, o aproxima de Jeca Tatu e de Macunaíma (principalmente do segundo, o matreiro anti-herói modernista, já que a preguiça do primeiro é conseqüência do descaso a que é submetido o homem do campo no Brasil). A malandragem o aproxima ainda mais de Macunaíma e de outros anti-heróis nacionais, como Pedro Malasartes, Beto Rockfeller e O Amigo da Onça. Presente em narrativas orais populares, Malasartes tem por justificativa aos golpes que aplica a vingança contra as condições a que está submetido. Paulatinamente, esse produto cultural de origem norte-americana foi sendo aculturado e ganhou contornos muito nítidos de brasilidade. Como os artistas italianos, os quadrinhistas brasileiros conseguiram adequar os enredos à realidade nacional. Incorporado ao imaginário popular, Zé Carioca revestiu-se com a imagem do tradicional malandro (arquétipo que tem raízes no comportamento do brasileiro) – mesmo com a atualização sofrida pelo personagem com o decorrer dos anos –, transformando-se em figura análoga a outras da cultura nacional advindas dos "causos" transmitidos oralmente, da literatura, do cinema (as chanchadas com Oscarito e Grande Otelo; Mazzaropi interpretou Jeca Tatu e Pedro Malasartes na tela grande) e também dos quadrinhos. O papagaio malandro vive situações típicas do cotidiano e tem uma relação sincrética com valores culturais distintos do Brasil (da Escola de Samba ao folclore, do futebol aos movimentos musicais, da praia à TV).
    Para ver o texto completo clique aqui Zé Carioca e a Cultura Brasileira.










    6. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação BOCC (versões integrais de livros p/download)






    9. Site oficial Prof. Wallerstein, Yale University (em inglês)








    13. A internet como tecnointeração na aprendizagem remodela cultura e identidade juvenis.
    Artigo de autoria de Zoraia da Silva Asssunção e Maria das Graças Pinto Coelho que trata de analisar as tecnointerações na aprendizagem e a ritualidade desenvolvida pelos jovens na valorização de sua cultura. Destaca o que favorece as diferentes identidades juvenis nas redes interativas. O objeto de discussão surgiu da observação de um descompasso entre a orientação escolar para o uso da internet e como os alunos utilizam a rede em casa e em outros ambientes.
    Questiona se a internet na escola está sendo otimizada para atender às novas exigências de comunicação e interação dos alunos? Diáloga com a comunicação, tecnointeração, sociabilidade, ritualidade, cultura juvenil, identidade e autonomia. Pontua
    aspectos fundamentais, como o “diálogo”, a aquisição de conceitos e a inovação da educação com os avanços tecnológicos na re-configuração social.



    14. A video-reportagem como ferramenta pedagógica em Mossoró, RN: uma análise do Projeto Minha Escola na TV. Publicado na Ata da Conferência Internacional de Educação, Globalização e Cidadania Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, fev 2008, CD ISBN 978-85-7745-120. Trabalho/Artigo autoria da jornalista Sonia Regina S. da Cunha.


    15. EXPERT - Experiência Positiva em Educação em Real Tempo. Projeto de autoria da jornalista Sonia Regina Soares da Cunha desenvolvido para a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, RN, em janeiro de 2009. Resumo: O projeto EXPERT tem por objetivo potencializar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras e informática, mediante a otimização de recursos humanos e de infra-estrutura física, contribuindo assim para o aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem nas áreas de inglês, espanhol e informática. O uso da tecnologia, aliado a uma nova perspectiva educacional comprometida com o desenvolvimento humano, com a formação de cidadãos, com a gestão democrática, com o respeito ao professor, permitirá um avanço na qualidade da formação das crianças e jovens de São Gonçalo do Amarante, RN.


    Para ler Artigos 1 clique aqui.


    Se você tem algum link de artigo, tese, ou pesquisa que gostaria de incluir nesta página, por favor, deixe o comentário, ou envie um e-mail para cultmidia@gmail.com.

      Arquivo

      Cultmidiáticos