A vez dos sem-mídia

Posted by admin 4 de mar. de 2010 0 comments

Fonte GuiaGlobal Empresários, empreendedores individuais, estudantes, professores e ativistas da área da comunicação criaram sábado no dia 27 de fevereiro, em São Paulo, a Altercom – Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação. Conforme ficou definido no encontro, a entidade terá como objetivo defender os interesses políticos e econômicos das empresas e empreendedores de comunicação comprometidos com os princípios da democratização do acesso à comunicação, da pluralidade e da liberdade de expressão. Não a liberdade apenas para uns poucos grandes grupos midiáticos, como ocorre hoje, mas sim para a maioria da população que não tem respeitado hoje o direito à uma informação de qualidade. O encontro foi coordenado por Flavio Aguiar e reuniu os professores Bernardo Kucinski, Venício Lima, Laurindo Leal Filho e Denis de Oliveira. A idéia de criar a nova entidade surgiu no processo de debates preparatórios para a I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro, em Brasília. Quanto mais proprietários e empreendimentos de comunicação houver no país, maior será a liberdade de expressão. Essa é uma das idéias que anima a criação da nova entidade: a garantia da expressão coletiva, a universalização do direito à liberdade de expressão. Por meio de uma intervenção coletiva organizada e articulada em todo o país, a Altercom pretende propor e disputar políticas públicas, além de regulamentações que democratizem o acesso aos meios e aos recursos de comunicação no Brasil. Outro objetivo da entidade é dar visibilidade às novas experiências midiáticas e comunicacionais que vêm se expandindo pelo país.

Como resumiu Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador (veja abaixo), a Altercom deverá reunir editoras, sites, produtoras de vídeo, de rádio, revistas, jornais, blogueiros, agências de comunicação e tantos outros que não se sentem representados pelo condomínio comandado por Abril/Globo/Folha/Estadão, nem tem peso econômico para atuar junto às grandes teles. Defender as posições políticas desse setor significa participar do debate nacional.

Fonte Escrevinhador: "A referência ao "alternativo" de outros tempos ficou implícita  na sigla - ALTERCOM. O "alter" pode ser lido também como "outro", diferente. E aí há uma associação direta com a idéia do "outro mundo é possível" - tão presente no Forum Social Mundial. A carta de princípios e o estatuto da entidade -  devem estar prontos em 15 dias. Aí, nova assembléia será convocada, para aprovação oficial da ALTERCOM. A idéia é que dela façam parte revistas (como "Caros Amigos" e "Fórum"), sites (como "CartaMaior"), editoras (como "Boitempo" e "Paulinas"), webTVs (como "allTV"), jornais do interior (como "ABCD Maior"), além de agências de comunicação e produtoras de conteúdo para cinema, teatro, rádio. 

Todas essas são empresas constituídas, de forma convencional, com CNPJ, funcionários, sede, contrato em cartório. O que as diferencia é o conteúdo que oferecem, e  o posicionamento polítco de seus proprietários.

Mas a ALTERCOM vai abrir espaço também - e aí, parece-me, está um grande diferencial da nova associação - para centenas de "empreendedores" individuais surgidos nos últimos anos no Brasil. Quase todos são blogueiros (como esse "Escrevinhador")  que ajudaram a quebrar a lógica da comunicação verticalizada.

Blogueiros como Eduardo Guimarães ("Cidadania.com"), Marcelo Salles ("Fazendo Media") e Luiz Carlos Azenha ("VioMundo") já avisaram que vão participar da ALTERCOM. Quem se associar pagará uma pequena contribuição (certamente, haverá valores diferenciados para "empresas" e "empreendedores individuais"). A ALTERCOM pretender ser uma entidade nacional, aberta. Pode ser um embrião para muitas experiências inovadoras. Tenho certeza. Em 20 ou 30 dias, ela deve estar funcionando oficialmente, com registro em cartório, site, escritório de representação. Blogueiros de todo o pais que quiserem participar devem ficar atentos. Em duas semanas, teremos mais novidades."


Fonte: Fenaj

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), criou no dia 2 de março a Comissão Especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 386/09), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que restabelece a exigência de diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. Os trabalhos iniciarão assim que as lideranças partidárias formalizarem a indicação dos parlamentares que farão parte da Comissão.

Relação de notícias sobre Diploma em Jornalismo, publicadas pela FENAJ:



«Comunicar» (Edição 32, Março de 2010) es una revista científica de ámbito ibero americano que pretende fomentar el intercambio de ideas, la reflexión y la investigación entre dos ámbitos que se consideran prioritarios para el desarrollo de los pueblos: la educación y la comunicación. Investigadores y profesionales del periodismo y la docencia, en todos sus niveles, tienen en este medio una plataforma para fomentar la comunicación y la educación, como ejes neurálgicos de la democracia, la consolidación de la ciudadanía y el progreso intelectual y cultural. La educación en medios de comunicación es, por tanto, el eje central de «Comunicar».

E-Book: e-ISSN: 1988-3293

La Unión Europea, a través de su Parlamento, el pasado mes de diciembre de 2009, recomenda a los Estados miembros la asignatura de «Educación Mediática» en los colegios.Con 583 votos a favor, y sólo 23 en contra y 4 abstenciones, los europarlamentarios, con una visión clarividente y realista del mundo actual, proponen a todas las naciones europeas, en su Informe aprobado, que se introduzca esta nueva asignatura en las escuelas, con el objeto de impulsar la alfabetización mediática y el uso de Internet, porque ésta es la mejor forma de conocer y valorar críticamente los contenidos, los mensajes y los formatos de los medios de comunicación. Esto permitirá el desarrollo de estrategias y competencias que permitan filtrar certeramente la información recibida de la prensa, el cine, Internet, la televisión, los videojuegos, la publicidad y los nuevos formatos de comunicación telemática interactiva en el universo de pantallas con el que socialmente convivimos.
 

Fonte Tecnologia

Lançado ontem (03/03/2010) em cerimônia com a presença do presidente Lula, o Portal Brasil está fora do ar desde o início da manhã de hoje. De acordo com um comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o portal volta ao ar ainda hoje. O comunicado não especifica as razões da queda. A Secom afirma que a equipe de tecnologia está trabalhando para melhorar a velocidade do site.
O Portal Brasil oferecerá mais de 500 serviços para a população, incluindo informações sobre campanhas de vacinação, documentação, mercado de trabalho, assuntos culturais e turismo. A nova versão do portal foi desenvolvida pela produtora TV1, que venceu a licitação para esse serviço em fevereiro de 2009. O contrato prevê um investimento de 11 milhões de reais em um ano (entre março de 2009 e março de 2010).

Outras notícias sobre o Portal:

FNDC

A Revista Ciber Legenda recebe artigos e resenhas até o dia 25 de março de 2010, para publicação na edição de maio de 2010. Esse número estará dedicado às relações entre realidade e ficção nas manifestações midiáticas, especialmente na produção contemporânea.


Até 15 de abril de 2010 os interessados podem enviar artigos para a Revista E-COMPÓS Edição 2010.2 (referente maio e agosto de 2010), cujo tema será "Culturas da Mídia e Estetização da Cultura".
Ementa: O objetivo desta edição é promover o debate acadêmico voltado às caracterizações possíveis das contemporâneas culturas midiáticas, problematizando suas interefaces com os processos de estetização da cultura. Investigar dinâmicas de produção e recepção midiáticas articuladas ao campo estético, analisar processos comunicacionais associados a novas midialidades, sensiblidades e estéticas da vida cotidiana, problematizar lógicas, linguagens e conteúdos midiáticos indicadores de transformações do plano sensível, mapear novos conceitos e metodologias de investigação da interface mídia/estética são algumas da abordagens contempladas nesta tematização.

O GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste convida para a XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS que acontece de 6 a 9 de setembro de 2010, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina‐PI. A Jornada terá como proposta criar um espaço para debates, reflexões e divulgação de idéias e de trabalhos que compõem as diversas linhas de pesquisa da Ciência da Linguagem. Este espaço será constituído por grupos temáticos (GTs), sessões de pôsteres, minicursos bem como conferências e debates proferidos por renomados pesquisadores do Brasil e do Exterior.

Os minicursos serão de 6 horas e ministrados em um único dia. As comunicações orais serão individuais e submetidas diretamente à apreciação do coordenador do grupo temático (um professor doutor vinculado a uma IES) em que se enquadre o trabalho.

A relação dos GTs, com seus respectivos coordenadores, estará disponível no site do GELNE a partir do dia 15 de março. Poderão apresentar comunicações em grupos temáticos pós‐graduandos e pós‐graduados; e na modalidade pôster, alunos da graduação, da pós‐graduação e graduados.

As inscrições para submissão de trabalhos obedecerão às seguintes datas:

De 29 de março a 9 de maio de 2010 (submissão das comunicações individuais aos GTs)
De 29 de março a 9 de maio de 2010 (submissão dos trabalhos na modalidade pôster)


As inscrições de trabalhos para apresentação no IX Ciclo de Pesquisa em Ensino de Jornalismo foram prorrogadas até o dia 20 de março. 

O evento integra o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que acontece de 21 a 23 de abril em Recife (PE), na Universidade Católica de Pernambuco (foto), e é promovido pelo FNPJ Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. O encontro recebe trabalhos nos formatos de comunicação científica, relatos e pôsteres, em seis grupos de pesquisa: atividades de extensão; ensino de ética e teoria do jornalismo; pesquisa na graduação, produção laboratorial – eletrônicos; produção laboratorial – impressos e projetos pedagógicos e metodologias de ensino. O envio de trabalhos deve ser feito por e-mail, diretamente aos coordenadores dos grupos de pesquisa. As normas de inscrição e endereços para envio podem ser encontradas no site do evento.

O 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo terá como tema: 

O Ensino do Jornalismo: Novas Diretrizes e novos Cenários Jurídicos, Profissionais Tecnológicos e Econômicos. 

Além do ciclo de pesquisa, o evento também inclui as seguintes atividades: Pré-Fórum da Fenaj, Colóquio da Andi,  4º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo e o Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo. 

Mais informações sobre a programação também podem ser encontradas no site do FNPJ.



Comunicação e Cidadania Vol. 2 - A revista mais importante da mídia galega já está circulando na Europa. E aqui no RN, também. Você pode baixar aqui no blog Cultmidia o último exemplar dessa revista internacional de jornalismo social, editada em galego e inglês. 



O tema desta edição é Juventude, Terceira Idade e Minorias Étnicas. 350 páginas. Veja a introdução escrita em galego:

 

"Os estudosos dos comportamentos sociais converxen en afirmar a existencia de cambios significativos nas relacións entre xeracións. Abundan en poñer ao descuberto problemas de carácter estrutural, organizativo e relacional que condicionan o entendemento entre  as persoas maiores e o da xuventude. Para os medios de comunicación de masas, a problemática que afecta a estes dous grupos sociais non sempre ten un espazo acaído nas súas axendas, por telos excluído a priori como albo comercial preferente. Cando ocupan protagonismo mediático, fano como actores principais dun suceso, problematizados ou criminalizados. Nunca integrados como activos sociais. Os medios contribúen así á malformación de actitudes interxeracionais. Un terceiro Foro centrouse nas minorías étnicas e nas actitudes de medios e xornalistas fronte a elas. O fenómeno europeo da inmigración, en xeral, ou a abordaxe da problemática que ten a súa raíz nos comportamentos xenófobos e na intolerancia para cos que se amosan eson diferentes, demandan dos medios de comunicación un tratamentoespecializado. Non só polo que esa práctica comporta en coñecementos acerca dos colectivos que posúen características diferenciadoras e xa que logo diferentes intereses. Tamén actitudes profesionais que teñen como referencia inexcusable o valor solidario dasnoticias que os convirten en protagonistas. Lonxe pois das xeneralizacións, dos maniqueísmos e da simplificación habituais, e mantendo unha clara militancia a prol dos valores da multiculturalidade, que a todos enriquece."


A Biblioteca Nacional vai destinar R$310 mil para acadêmicos das áreas de Ciências Humanas, Sociais, Linguística, Letras e Artes que tiverem suas propostas selecionadas para desenvolver projetos com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de trabalhos originais. As inscrições serão realizadas  de 1º a 31 de março de 2010. Confira mais informações no site da Biblioteca Nacional. O projeto deve ser individual e contemplar um dos temas sugeridos abaixo ou outro que tenha como objeto de pesquisa o acervo da Fundação Biblioteca Nacional:

- Biblioteca Nacional: 200 anos
- Bibliotecas públicas
- Biblioteconomia e Ciência da Informação
- Centenário de criação do 1º curso de Biblioteconomia
- Incentivo à leitura ou formação de leitores
- Outros temas relacionados ao acervo da Biblioteca Nacional.

O projeto deverá ser apresentado em no máximo 20 (vinte) páginas, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5 cm.
Veja os editais dos Programa de Bolsas da Biblioteca Nacional:

Consulte os títulos dos projetos de pesquisa selecionados até 2009.

A partir desta segunda, 1º de março, estão abertas as inscrições para as 239 vagas em cargos de níveis médio e superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).  Serão 139  vagas para cargos de nível superior sendo: 102 vagas para o campus central, em Mossoró; 13 para o campi de Pau dos Ferros; 9 para o de Natal, 8 para o de Assu; e 7 para o de Patu. Para os cargos de nível médio, serão 100 vagas e a distribuição é a seguinte: 84 para Mossoró; 7 para Pau dos Ferros; 5 para Natal; 2 para Assu; e mais 2 para Pau dos Ferros.

As inscrições vão até o dia 14 de março, pela Internet. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 (nível médio) e 120,00 (nível superior). As provas objetivas serão aplicadas no dia 25 de abril e o resultado final (incluindo a perícia médica para os candidatos inscritos e aprovados nas vagas para deficientes) será divulgado dia 28 de junho. A convocação será feita no prazo máximo de 90 dias, obedecendo a ordem de classificação dos aprovados.

Acesse o edital e o cronograma do concurso no site da UERN.


O prazo para submissão de trabalhos ao X ENEM - décimo encontro nacional de educação matemática - educação matemática, cultura e diversidade, foi prorrogado para 21/03/2010.

Até esta data, a Comissão Científica continua recebendo propostas de comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres, exposições, mini-cursos e mesas redondas. Os critérios foram estabelecidos de acordo a modalidade do trabalho. A Comissão Científica aconselha a observância de tais critérios na preparação dos manuscritos dos trabalhos. Para conhecê-los, clique neste link: Trabalhos. O manual completo também está disponível para download, clique aqui.

O evento acontece de 7 a 9 de julho de 2010, em Salvador (BA), e terá espaço para apresentação de relato de experiência, pôster, minicurso, mesa-redonda e exposição. Para se inscrever, é necessário que ao menos um dos autores participe do evento. Os trabalhos devem vir acompanhados de título; resumo entre cinco e 15 linhas; três a cinco palavras-chave; corpo do trabalho; referências. O encontro é organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em parceria com as universidades estaduais de Feira de Santana (UEFS), do Sudoeste Baiano (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Confira mais informações na página do evento.

Até 25 de março de 2010 estão abertas as inscrições para o Programa de Consórcios em Educação Superior Brasil/Estados Unidos. O programa é um acordo entre a CAPES e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse) do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

O objetivo do programa é apoiar a inserção dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras no cenário internacional, mediante a modernização curricular, o reconhecimento mútuo de créditos e o intercâmbio docente/discente. As concessões previstas incluem missões de estudos, missões de trabalho e recursos para custeio do projeto.

Do lado brasileiro, cada parceria deve ser composta, necessariamente, por uma instituição principal, que atuará como gestora do projeto, e outra(s) na condição de associada(s). É condição de elegibilidade que as candidatas sejam Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas, públicas ou privadas sem fins lucrativos.

As instituições brasileiras devem ser de regiões geográficas diferentes, possibilitando que os impactos do Programa possam ser disseminados de forma mais ampla ao longo do território nacional. Dessa forma, o Programa CAPES/FIPSE objetiva também reduzir as assimetrias regionais existentes no processo de internacionalização da educação brasileira, colocando novos núcleos acadêmicos em contato com universidades norte-americanas altamente reconhecidas.
Para baixar o regulamento, ficha de inscrição e edital clique aqui.

A Vice-presidente da Intercom e coordenadora nacional do Prêmio Expocom, Nelia Del Bianco convida os coordenadores de cursos de Comunicação para que selecionem e indiquem o
o melhor trabalho produzido pelos seus alunos
em cada modalidade e faça a indicação no site da Intercom.   
Para isso é necessário informar o título de trabalho, nome  e CPF do aluno líder, professor orientador, categoria e modalidade do produto selecionado. 
Para conhecer as categorias e modalidades do premio é essêncial a leitura do regulamento disponível no endereço: http://www.intercom.org.br/premios/2010/expocom.shtml.

Trata-se da única premiação no país exclusiva para trabalhos realizados sob orientação do professor no âmbito dos Cursos de Comunicação (vídeo, jornal, revista, campanhas, planos de comunicação, programas de rádio e TV, fotografias entre outros). Seu objetivo é apresentar ao mercado os novos talentos das diversas habilitações da Comunicação. Os trabalhos são selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica.
A escolha é realizada em três etapas: a primeira é indicação da IES de um trabalho por modalidade; a segunda durante os Congressos Regionais da Intercom; e a terceira por ocasião do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Importante: Somente poderão submeter trabalhos para na fase regional os alunos que forem indicados pela IES.
Calendário para indicação:
INTERCOM SUDESTE
13 a 15 de maio de 2010 - Universidade Federal do Espírito Santo - ES 
01/03 a 31/03/10 - Expocom: Período para as IES indicar trabalhos e alunos líderes03/03 a 09/04/10 – Período de submissão de trabalhos na EXPOCOM REGIONAL.
01/03 a 30/04/10 – Período de inscrição no Congresso INTERCOM SUDESTE.

INTERCOM SUL
17 a 19 de Maio de 2010 – FEEVALE – Novo Hamburgo - RS
01/03 a 31/03/2010 - Expocom: Prazo para IES indicar trabalhos e alunos líderes03/03 a 12/04/10  - Período de submissão de trabalhos na EXPOCOM REGIONAL.
01/03 a 03/05/10 – Período de inscrição no congresso INTERCOM SUL

INTERCOM CENTRO-OESTE
27 a 29 de Maio de 2010 – UFG - Goiânia, GO.
01/03 a 09/04/10 - Expocom: Prazo para IES indicar trabalhos e alunos líderes03/03 a 23/04/10 – Período de submissão de trabalhos na EXPOCOM REGIONAL.
01/03 a 14/05/10 – Período de inscrição no congresso INTERCOM CENTRO-OESTE

INTERCOM NORTE
27 a 29 de maio de 2010 – UFAC – Rio Branco, AC.
01/03 a 09/04/10 - Expocom: Prazo para IES indicar trabalhos e alunos líderes03/03 a 23/04/10 – Período de submissão de trabalhos na EXPOCOM REGIONAL.
01/03 a 14/05/10 – Período de inscrição no congresso INTERCOM NORTE
INTERCOM NORDESTE
10 a 12 de junho de 2010 – UEPB – Campina Grande, PB.
01/03 a 16/04/10 - Expocom: Prazo para IES indicar trabalhos e alunos líderes.03/03 a 07/05/10 – Período de submissão de trabalhos na EXPOCOM REGIONAL.
01/03/10 a 28/05/10 – Período de inscrição no congresso INTERCOM NORDESTE.




    Arquivo

    Cultmidiáticos