Nos dias 27 e 28 de maio de 2010 a Universidade Federal da Paraíba realiza o III Seminário Latino Americano de Metodologias Transformadoras em Comunicação, Educação e Cidadania, promovido AMLAT.
A AMLAT é uma Rede Temática de Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina, criada em 2008 pelo Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e que tem como parceiros a Universidad Nacional de Córdoba; a Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez; a Universidade Federal da Paraíba; a Universidad Central del Ecuador; e a IELUSC/Universidade Federal de Santa Catarina. O evento reunirá pesquisadores e professores da área de comunicação da América Latina que irão debater sobre comunicação, cidadania, educação e integração científica e acadêmica latino-americana.


A participação é gratuita, mas conforme informações do COMJUNTO Blog Coletivo dos Estudantes de Comunicação é preciso fazer a inscrição no site da INNOVA UFPB, até o dia 25 de maio de 2010.


Confira a Programação do
III Seminário Latino Americano de Metodologias
Transformadoras em Comunicação, Educação e Cidadania
(Auditório da Reitoria da UFPB)

27 de maio de 2010
8  Apresentação Musical
8:30  Abertura
9  A transmetodologia na investigação crítica de recepção comunicacional na América Latina. (Alberto Maldonado UNISINOS)
10  La metáfora. Una Via para la generación de conocimientos y saberes (Alejandrina Reyes  Universidad Experimental Simón Rodríguez Venezuela) / Moderadora (Glória Rabay)
10:30  Recesso
11  Lançamento do livro da Rede AMLAT: Metodologias Transformadoras
“ Tejiendo la red em comunicación, Educación, Ciudadania y integración en América Latina”
14  Educomunicación: entre lo popular y lo alternativo. Una experiência de TV comunitária (Noel Padilha Fernandez Universidad Experimental Simón Rodríguez Venezuela)
14:30  Ações Cidadãs de educomunicação ambiental na região do manguezal de Bayeux PB (Pedro Nunes Universidade Federal da Paraíba)
15  La educomunicación en Ecuador: experiências y projecciones (Alberto Pereira Valarezo Universidad Central del Ecuador) / Moderadora  (Norma Meirelles)
15:30  Recesso
16  A fotocartografia sociocultural como estratégia metodológica (Itamar Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
16:30  Convergência digital e práticas de comunicação comunitária alternativa: uma proposta de abordagem (Juciano Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
17  Redes como metáfora e prática social (Theóphilos Rifiotis Universidade Federal de Santa Catarina)
17:30  Políticas de rádio y televisión en la integración regional Mercorsur (Daniela Monje) / Moderador (João de Lima)
19:30  Identidade, histórias de vida e memória: um exercício de comunicação alternativa (Angela Pavan e Socorro Veloso Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
20:00  Comunicação e Cidadania: a audiodiscrição como estratégia de acessibilidade (Joana Belarmino Universidade Federal da Paraíba)
20:30  Violencia y seguridad en los estúdios de comunicación: la construción de un abordaje desde la articulación comunicación y ciudadania (Susana Morales Universidad Nacional de Córdoba Argentina) / Moderador (Dinarte Varela)

28 de Maio de 2010
8  Nos vemos como ciudadanos? Trabajo com Barrios de Quito (Ivanova Nieto Universidad Central del Ecuador)
8:30  Espelhos do outro: o audiovisual na pesquisa etnográfica (Annelsina Trigueiro Universidade Federal da Paraíba) / Moderador (Victor Braga)
9  Recesso
9:30  Pesquisa e cotidiano: versos e reversos da metodologia e do método (Nísia Rosário Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
10h  Questões e desafios para pensar processos de formação de investigadores (Jiani Adriana Bonin Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
10:30  Ficção, telejornalismo e periferia na TV: um processo de investigação em iniciação científica (Virgínia Sá Barreto, Glaucio Souza, Nayara Klécia de Oliveira e Raissa Lima - orientados PIBIC/PIVIC/ UFPB) Moderador (Sandra Moura)
11  Encerramento


"Alguma coisa está fora da ordem"

Resenha escrita por Dennis de Oliveira (Doutor em Ciências da
Comunicação pela USP, coordenador do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba) Fonte: MM

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. RJ: DPeA, 1999.

Stuart Hall é um dos maiores expoentes da corrente conhecida como Escola de Birmigham, ou "estudos culturais", conjunto de pensadores britânicos contemporâneos que, a partir de uma leitura do filósofo marxista Antonio Gramsci, fazem uma radiografia dos processos culturais contemporâneos, tendo como pano de fundo as mudanças societárias impostas pelo processo de globalização e a chamada cultura pós-moderna. Hall foi diretor do Centro de Estudos Culturais Contemporâneos da Universidade de Birmigham entre 1970 e 1979 e faz parte do corpo de fundadores deste importante instituto.

Este pequeno livro coloca os principais pontos do que os teóricos dos estudos culturais britânicos apontam como centrais para se pensar as relações sócio-culturais na era pós-moderna. O principal ponto de partida de Hall é a crise da noção de identidade e de sujeito constituída na modernidade - a idéia de um sujeito centrado, unificado e definido em termos de locus sócio-cultural se evanesce. Segundo Hall, "uma mudança estrutural está fragmentando e deslocando as identidades culturais de classe, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade - se antes, estas identidades eram sólidas localizações nas quais os indivíduos se encaixavam socialmente, hoje elas se encontram com fronteiras menos definidas que provocam no indivíduo uma crise de identidade".

O sujeito do Iluminismo, segundo Hall, "estava baseado numa concepção de pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, consciência e ação" (p. 10). Esta certeza, típica do período iluminista, na verdade não passa de uma construção discursiva que se legitima pela emergência e centralidade da ação política nos Estados-Nação. Assim, as identidades se articulam a partir do pertencimento a nações que subordinam as demais possibilidades de construção de subjetividades.

O processo conhecido como globalização traz como novidade um enfraquecimento do espaço do Estado-Nação como locus privilegiado da construção destas identidades. E o que se percebe hoje, é um desvelamento das limitações que esta concepção centrada de identidade construída pelo Iluminismo não se sustenta sem a centralidade da instituição Nação. "As nações líderes da Europa são nações de sangue misto: a França é, ao mesmo tempo, céltica, ibérica e germânica; a Alemanha é germânica, céltica e eslava; a Itália é o país onde gauleses, etruscos, pelagianos e gregos para não mencionar outros, se intersectam numa mistura indecifrável..." (p. 64). Por esta razão, Hall define que os conceitos de identidade são, na verdade, construções discursivas que só se legitimam a partir do momento que os contextos culturais assim o permitem.

O atual contexto cultural da pós-modernidade aponta para conseqüências contraditórias, segundo Hall. Primeiro, percebe-se uma desintegração das identidades nacionais pela tendência da homogeinização cultural da globalização; segundo, há um reforço das identidades nacionais e outras locais e particularistas em virtude da resistência ao processo de globalização e, como síntese deste choque, uma terceira conseqüência: as identidades nacionais estão em declínio mas novas identidades - híbridas - estão tomando o seu lugar.

Com estas afirmações, Hall nos dá pistas interessantes e inovadoras para compreender o atual contexto cultural. Distanciando-se tanto daqueles que consideram a inevitabilidade de uma total homogeneização cultural imposta pela globalização e também dos que defendem uma resistência simplesmente retornando ao discurso da identidade nacional do Iluminismo, o autor aponta que este choque dialético possibilita a construção de novas sínteses e perspectivas culturais que demandam desafios teóricos mais complexos para a sua compreensão mais global.
Atenção alunos da pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN,
para a aula da Profa. Kenia, do dia 12 de maio de 2010
serão debatidos os cap. 1. A identidade em questão e
5. O global, o local e o retorno da etnia

 

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