A UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai sediar nos dias 13 e 14 de maio de 2010, o I Encontro de História da Mídia do Nordeste, com a participação da conferencista argentina Maria Cristina Mata, da Universidade de Córdoba que vai abordar o tema: Memória, Espaço e Mídia.

O evento também propiciará a apresentação de diversas abordagens sobre a história da mídia no Nordeste, e em especial a mídia potiguar, já que muitos pesquisadores da UFRN e outras universidades do Rio Grande do Norte, terão a oportunidade para comunicar o resultado e/ou o andamento de suas pesquisas. Os resumos dos trabalhos podem ser enviados para avaliação até o dia 15 de abril de 2010.

GT1 - História do Jornalismo
Coordenadora: Kênia Maia (UFRN)
Ementa: História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo: aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os jornais como fonte historiográfica.

GT2 - História da Publicidade e Comunicação Institucional
Coordenadores: Ary Azevedo Jr (UFRN) e Lucimara Rett (UFRN)
Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

GT3 - História da Mídia Impressa
Coordenadores: Adriano Cruz (UFRN) e Ruy Alckmin (UFRN)
Ementa: Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros.

GT4 - História da Mídia Sonora
Coordenadores: Hélcio Pacheco (UFRN) e Moacir Barbosa (UFRN)
Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

GT5 - História da Mídia Visual e Audiovisual
Coordenadores: Maria Ângela Pavan (UFRN) e Itamar Nobre (UFRN)
Ementa: Resgatar, sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.

GT6 - Historia da Mídia Digital
Coordenadores: Juciano Lacerda (UFRN) e Taciana Burgos (UFRN)
Ementa: Objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant – PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.

GT7 - História da Mídia Alternativa
Coordenadora: Socorro Veloso (UFRN) e José Zilmar Alves da Costa (UFRN)
Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em determinado período histórico, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.

GT8 - Historiografia da Mídia
Coordenador: Sebastião Guilherme Albano (UFRN)
Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.

Os pesquisadores poderão apresentar:
a) Comunicações Científicas – CC (artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação):
b) Iniciação Científica – IC (trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, graduados e com especialização)
c) Memórias de experiências ou Depoimentos de especialistas – MD (textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões).

A prof. dra. Maria das Graças Pinto Coelho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) da UFRN vai mediar a mesa redonda sobre o Espaço da Mídia Nordestina que contará com a participação de Durval Albuquerque (UFRN), Erotilde Honório (UNIFOR) e Catarina Tereza Oliveira (UFC).

A mesa de encerramento, que tratará da Memória da Mídia Nordestina, será mediada pela profa. dra. Josimey Costa (UFRN) e contará com a presença de Marialva Barbosa (UFF), José Marques de Melo (Cátedra da UNESCO/METODISTA) e Sonia Meneses (URCA).

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e enviá-la juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o e-mail redealcarne@gmail.com ou redealcarne@cchla.ufrn.br.

I Encontro de História da Mídia no Nordeste no Ciberespaço:


0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos