Estudo mostra que blogosfera compartilha tacitamente um mesmo código de ética

Posted by Maria das Graças Pinto Coelho 4 de jul. de 2009

Dar crédito e minimizar difamação estão entre as principais preocupações dos blogueiros

Por Stella Dauer

Quando blogueiros são comparados com jornalistas, são sempre chamados de bagunceiros, desorganizados, sem base e, principalmente, sem responsabilidade ou ética. Porém, um estudo realizado pela Nanyang Technological University em Singapura revelou que a blogosfera compartilha um código de ética informal, formado por regras simples que costumam ser seguidas por todos os autores de blogs do mundo.

A pesquisa, publicada no jornal New Media Society e reproduzida pelo site TG Daily, foi realizada com 1.224 blogueiros espalhados pelo mundo e, como resultado, constatou-se que a maioria deles é do sexo masculino e possui menos de 30 anos. Além disso, 65% deles vêm dos Estados Unidos e nenhum outro país ultrapassou os 8% de participação. Estudantes e profissionais de TI figuram entre a maioria dos usuários ocupando 40% e 10% do total, respectivamente.

Segundo o site ars technica, os usuários abandonam com freqüência as atualizações de seus blogs, e por isso têm o costume de migrar para agregadores de blogs (como a Geek – www.geek.com.br) para que possam postar menos, mas manter o fluxo de informação.

Ainda de acordo com o estudo, o objetivo principal do usuário que se cadastra em um serviço de blog ou monta seu próprio site é o de alimentar um diário online ou compartilhar pensamentos, opiniões e sentimentos com a rede mundial. Blogs que não são de cunho pessoal tem foco em prover informações e comentários.

Um dos princípios mais visíveis e compartilhado entre todos na blogosfera é o crédito de fontes e o repúdio ao plágio. Basta entrar em um blog para encontrar vários links que referenciam informações, opiniões, textos e imagens a outros locais, recomendando a visita e gerando tráfego para todos. Esse “boca-a-boca digital” garante as almejadas pageviews que fazem o sucesso de um blog.

Blogueiros também se preocupam muito em sempre trazer veracidade às informações que publicam, se responsabilizando pela qualidade de seu conteúdo e mantendo o respeito e a confidencialidade de certos assuntos para minimizar danos à imagem ou reputação de pessoas e empresas. Eles também procuram estar disponíveis ao seu público, respondendo contatos e se comunicando por redes sociais. Blogueiros que não “seguem” as regras são isolados e passam a não ser mais recomendados e visitados por ninguém, como um castigo não intencional.

“Este primeiro estudo em larga escala sobre a ‘sociologia’ dos blogs não revelou nenhuma chocante falta de ética nestas áreas”, disse Andy Koh, da equipe de pesquisa da Universidade, e explica: “Códigos de ética podem ser um pouco mais do que um conjunto de ideais, a não ser que venham na forma de sanções”.

Koh e seus colegas Alvin Lim e Ng Ee Soon acham que mesmo com seu tamanho e informalidade, a blogosfera possui uma auto-regulação. Isso pode acontecer graças ao fato de a comunidade mundial de blogs ser um ambiente muito mais interativo do que a mídia tradicional é.

O site ars technica também informa que em uma nota de 2007, Tim O’Reilly, da famosa editora que leva seu nome, já havia especulado sobre o fato de que um código de conduta bastante rígido para blogs deveria existir. O’Reilly foi duramente criticado à época, acusado de censor. Todavia, regras semelhantes aos seis princípios sugeridos por O’Reilly há dois anos são seguidos indiretamente hoje, até mesmo pelos que os criticaram.

www.geek.com.br

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos