Mídia versus Petrobras

Posted by admin 8 de jun. de 2009

A blogosfera midiática atingiu o ponto de ebulição esta semana. Tudo por causa de um blog, que segundo seus criadores tem por objetivo atender a mídia e criar novas pontes de comunicação. É o próprio Fatos e Dados da Petrobras que explica:


"A chamada blogosfera permite uma relação direta entre a fonte divulgadora de informação e leitores, sem a necessidade de filtros, de maneira que a decisão sobre o que interessa de fato ao receptor seja por ele selecionada, na medida em que tem acesso a íntegra das perguntas e respostas.(...) O objetivo do blog é essencialmente dar transparência aos processos da Petrobras e não prejudicar o levantamento de fatos e dados de jornalistas. Ao contrário, a divulgação prévia poderá propiciar aos veículos, inclusive, que justifiquem mais tecnicamente suas legitimas posições editoriais. Quaisquer que sejam elas, desde que explicitamente opiniões, serão sempre legitimas no entendimento da Petrobras."

Confira agora o que a mídia escreveu sobre o Fato, ou melhor, sobre o blog:

Luis Nassif O fim da era das perguntas em off


Folha

Globo.com Blog do Noblat

Veja.com Reinaldo Azevedo

ANJ Associação Nacional de Jornais se manifesta contra Petrobras

Comunique-se Blog da Petrobras cria polêmica entre jornalistas


3 comments

  1. Essa nota da ANJ é absoluta e autoritária, comovente na defesa coorporativa.
    Interessante é acompanhar a resposta da Petrobrás e Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas sobre os eventos.

     
  2. No meu entender, a Petróbras matou dois coelhos com uma só cajadada: colocou um ponto final na manipulação da notícia e na criação dos factóides (vide o caso do óleo de mamona). Encontrou uma forma de desbancar a "opinião publicada", que produz sentido apenas para produzir poder e atender facções políticas e econômicas.
    È super importante uma CIA da dimensão da Petrobrás falar diretamente com o seu público. Deixa, dessa maneira, de alimentar os factóides que serviriam à CPI da Petrobras.
    Várias multinacionais, empresas estatais e até o presidente Obama, fazem intervenções diretas na net. O site do Obama publica na íntegra todas as entrevistas que ele dá.
    Acho mesmo que a blogosfera é o pesadelo dos que manipulam fatos e informações.

     
  3. Valeu, Cultimidia.
    O debate está apenas começando e acho que a Perobrás está conseguindo matar dois coelhos com a mesma cajadada. Primeiro, fala diretamente com o seu público e desconstrói a opinião publicada na imprensa coorporativa. Segundo, acaba com os factóides que são criados por políticos e imprensa para alimentar a CPI sobre a empresa.
    Continuaremos atentos a esse Blog, que me parece ser um divisor entre as práticas midiáticas da imprensa tradicional e a blogoesfera. Graça

     

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos