O curso de doutoramento em Ciências da Comunicação constitui uma proposta ancorada nas competências, capacidades e recursos desenvolvidos, há vários anos, pelo grupo que constitui o Centro de Investigação (CECS), e pretende dar resposta a uma necessidade de formação avançada de que carece a região e o Norte de Portugal. Ao mesmo tempo, considera-se que este Curso constituirá igualmente resposta para o espaço da Lusofonia, particularmente o Brasil e os países africanos de expressão oficial portuguesa.
O Curso foi concebido com autonomia, visando responder às expectativas dos estudantes oriundos da Universidade do Minho, mas também de outras instituições universitárias nacionais e internacionais que pretendem prosseguir estudos, bem como de outros candidatos com currículo e bases habilitadoras a tal objectivo. De espectro largo, o modelo deste Curso assenta numa base formativa sólida que suporte investigações centradas, quer em objectos de estudo de natureza teórica, quer em objectos de natureza empírica. Em qualquer dos casos é preocupação que o conhecimento produzido possa estimular e dar suporte à qualificação dos agentes culturais, empresariais e profissionais da área da comunicação.

Funcionamento e Condições de Acesso

Grau académicoDoutor

Número de Vagasa) Número total para o ano lectivo 2011/2012: 20b) Número de vagas prioritariamente reservadas a docentes oriundos de estabelecimento do ensino superior: 3
c) Número de vagas prioritariamente reservadas a estudantes estrangeiros: 3
d) Número mínimo de inscrições para que o curso possa funcionar: 10
Habilitação de acessoPodem candidatar-se:
a) os titulares do grau de Mestre em Ciências da Comunicação ou em áreas afins;
b) os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
c) os candidatos que, não sendo licenciados, apresentem um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Período de candidaturasa) 1ª fase: de 23 de Maio a 14 de Junho;
b) 2ª fase: de 19 de Julho a 7 de Setembro;
c) 3ª fase: de 26 a 30 de de Setembro.
NOTA: Os candidatos estrangeiros devem obrigatoriamente concorrer na 1ª fase.
Divulgação dos resultadosa) 1ª fase: 11 de Julho;
b) 2ª fase: 23 de Setembro;
c) 3ª fase: 12 de Outubro.
Critérios de selecçãoOs candidatos serão seleccionados pela Comissão Directiva do Doutoramento em Ciências da Comunicação tendo em conta os seguintes parâmetros:
a) apreciação do Curriculum académico, científico e técnico-profissional;
b) articulação com os projectros de investigação em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Cf.: www.cecs.uminho.pt)
c) poderá ainda ser exigida uma entrevista, como critério suplementar.
Período de matrícula e inscriçãoA fixar pelos Serviços Académicos.
Calendário escolarA definir pela Universidade do Minho para o ano lectivo de 2011/2012, com início previsto no final de Setembro. As aulas decorrerão às sextas-feiras, durante todo o dia.
Duração do cursoSeis (6) semestres
Regime/HorárioPreferencialmente à sexta-feira
PropinasValor a definir pela Universidade do Minho (no ano lectivo de 2010/2011, o valor foi de 2.750 euros)

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos