Pós em Animação

Posted by admin 1 de fev. de 2010

---------- Forwarded message received from AR E-Grupo de Roteiristas----------
From: Sérgio Nesteriuk <nesteriuk@hotmail.com>
Date: 2010/1/29
Subject: pós em Animação
Caros e caras colegas,
Estamos com o processo seletivo para novos candidatos na pós-graduação lato sensu (especialização) em Produção e Direção de Animação. Se tiverem interesse me escrevam. Se conhecerem alguém que possa ter interesse, agradeço a divulgação.
Encaminho abaixo um "release" com mais informações sobre o Curso e um breve panorama atual da animação no país.
[]s e até,
Sérgio

----------------------------
Prezado (a),
 
Meu nome é Sérgio Nesteriuk e sou coordenador da pós-graduação em Produção e Direção de Animação da Universidade Anhembi Morumbi. Escrevo este e-mail para dar um breve panorama sobre a animação hoje no Brasil, apresentar o Curso e, em caso de interesse, me colocar à disposição.
A animação no Brasil atravessa hoje o seu melhor momento histórico com perspectivas de crescimento sem igual. No âmbito público, o Ministério da Cultura já anunciou o ProAnimação, conjunto integrado de ações com horizonte de dez anos de execução e investimentos previstos da ordem de R$ 760 milhões, objetivando estruturar uma grande indústria da animação em nosso país. Neste sentido, está sendo realizado o ANIMATV, programa que selecionou 18 pilotos de série e que irá escolher duas destas produções para produzir uma temporada inteira. Também se encontra em fase de execução uma pesquisa sócio-econômica sobre o mercado de animação, realizada pela mesma equipe da FIA responsável pela estruturação do pró-alcool. No âmbito privado, temos a co-produção internacional de diversas séries e de longas-metragens - atualmente em diversos estágios de produção.
Tradicionalmente a animação brasileira se encontra reconhecida e consolidada em termos de curtas-metragens e publicidade. O objetivo agora é ampliar este know-how para a produção de séries, longas-metragens e novas tecnologias (celulares, internet, games, etc). Com isso, a meta é saltar de uma ocupação atual de cerca de 0,5% do mercado brasileiro para 25% nos próximos dez anos, ampliando também sua participação no mercado internacional. Tal perspectiva esbarra, entretanto, na formação de mão de obra diversificada e qualificada dentro de um período relativamente curto de tempo. O crescimento do setor para os próximos anos exigirá, portanto, uma presença muito maior de profissionais qualificados para atuar nos mais diversos setores desta indústria. A produção de uma série de animação ou de um longa-metragem podem empregar 300 ou mais profissionais, desde roteiristas, produtores, atores, músicos, até equipes de marketing e
publicidade responsável pela administração e comercialização do projeto e de eventuais produtos licenciados, por exemplo.
Em atenção a esta demanda foi criado, no início de 2009, a Especialização em "Produção e Direção de Animação" da Universidade Anhembi Morumbi. O Curso conta com a experiência consolidada da Universidade na área e com importantes profissionais em seu corpo docente, como Ale McHaddo, animador premiado nacional e internacionalmente com ampla experiência na produção de séries e curtas-metragens, Sérgio Nesteriuk, diretor de Educação da ABCA e consultor de roteiros dos projetos selecionados no AnimaTV, e Reynaldo Marchezini, produtor da série internacional Princess of the sea, exibida em mais de 60 países.
Os objetivos do Curso são: desenvolver competências profissionais criativas, inovadoras e empreendedoras, necessárias para a produção e a direção de uma animação; conceber, elaborar, gerir, apresentar e analisar projetos profissionais na área de Animação; compreender - em extensão e profundidade - as especificidades e os processos envolvidos na produção e direção de animações em suas mais diversas técnicas, gêneros e aplicações.
As matrículas para a pós-graduação em "Produção e Direção de Animação" continuam abertas. Ex-alunos da Universidade têm 20% de desconto na mensalidade.
Espero ter colaborado e, desde já, reitero minha disponibilidade para auxiliar no que se fizer necessário. O telefone da coordenação é (11) 5095.5605 e meu e-mail nesteriuk@hotmail.com
Atenciosamente,

Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk
Coordenador da Pós-Graduação em Produção e Direção de Animação
Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda
Universidade Anhembi Morumbi

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos