Haiti: a onda de som

Posted by admin 3 de fev. de 2010

Unicef distribuiu milhares de rádios portáteis que transmitem informações vitais para os sobreviventes do terremoto em Port-au-Prince, Haiti. Os rádios são wind-up (rádio que não usa energia elétrica) e energia solar, e também servem como lanternas. Os rádios servem para transmitir as notícias do Internews (parceiro da Unicef). Os jornalistas Internews saem às ruas todos os dias, e entrevistam as pessoas que estão vivendo nos acampamentos para saber qual a necessidade deles, principalmente dos jovens. Se estão conseguindo obter as doações de alimentos. Se estão conseguindo encontrar água potável para beber. Para o jornalista haitiano Johnny Etienne é muito importante informar as pessoas sobre a ameaça de doenças como difteria, sarampo, tétano, por exemplo. "Através das ondas do rádio as famílias recebem informações sobre locais de vacinação da UNICEF, para que elas possam levar as crianças e jovens para imunizar", explica o jornalista.

Cerca de 20 postos de transmissão de rádio já estão instalados na capital haitiana, Port-au-Prince. A UNICEF também está distribuindo cerca de três milhões de litros de água por dia, em Port-au-Prince, Leogane e Jacmel, pois nesse momento é imprescindível que as vítimas do terremoto tenham acesso à água potável e saneamento básico.
 
A Internews, através do serviço de rádio, está resgatando a comunicação com as comunidades afetadas. Um trabalho que foi possível graças a uma parceria entre o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, a BBC World Service Trust, Thompson-Reuters, Save the Children e a Cruz Vermelha.

Para o UNICEF, o principal objetivo é assegurar aos sobreviventes do terremoto a possibilidade de obter as informações que precisam para começar a reconstruir suas vidas - e as vidas dos filhos deles.  

Crédito das Fotos UNICEF

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos