 Este 'paper' de autoria de Roberto Santos (IMES) foi apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado em Salvador, BA em 2002 pela INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Este 'paper' de autoria de Roberto Santos (IMES) foi apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado em Salvador, BA em 2002 pela INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da ComunicaçãoQuando se faz uma analogia entre Zé Carioca e os personagens saídos do imaginário brasileiro constata-se a "brasilidade" que o papagaio de Disney foi adquirindo ao longo de seu processo de aculturação. Sua indolência, por exemplo, o aproxima de Jeca Tatu e de Macunaíma (principalmente do segundo, o matreiro anti-herói modernista, já que a preguiça do primeiro é conseqüência do descaso a que é submetido o homem do campo no Brasil). A malandragem o aproxima ainda mais de Macunaíma e de outros anti-heróis nacionais, como Pedro Malasartes, Beto Rockfeller e O Amigo da Onça. Presente em narrativas orais populares, Malasartes tem por justificativa aos golpes que aplica a vingança contra as condições a que está submetido. Paulatinamente, esse produto cultural de origem norte-americana foi sendo aculturado e ganhou contornos muito nítidos de brasilidade. Como os artistas italianos, os quadrinhistas brasileiros conseguiram adequar os enredos à realidade nacional. Incorporado ao imaginário popular, Zé Carioca revestiu-se com a imagem do tradicional malandro (arquétipo que tem raízes no comportamento do brasileiro) – mesmo com a atualização sofrida pelo personagem com o decorrer dos anos –, transformando-se em figura análoga a outras da cultura nacional advindas dos "causos" transmitidos oralmente, da literatura, do cinema (as chanchadas com Oscarito e Grande Otelo; Mazzaropi interpretou Jeca Tatu e Pedro Malasartes na tela grande) e também dos quadrinhos. O papagaio malandro vive situações típicas do cotidiano e tem uma relação sincrética com valores culturais distintos do Brasil (da Escola de Samba ao folclore, do futebol aos movimentos musicais, da praia à TV).
Para ver o texto completo clique aqui Zé Carioca e a Cultura Brasileira.
6. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação BOCC (versões integrais de livros p/download)
7. Trabalhos e Culturas Transformadoras (em inglês)
8. Site oficial Prof. Douglas Kellner (em inglês)
9. Site oficial Prof. Wallerstein, Yale University (em inglês)
12. Projeto Notícias Censuradas e Por quê? (em inglês)
 Artigo de autoria de Zoraia da Silva Asssunção e Maria das Graças Pinto Coelho que trata de analisar as tecnointerações na aprendizagem e a ritualidade desenvolvida pelos jovens na valorização de sua cultura. Destaca o que favorece as diferentes identidades juvenis nas redes interativas. O objeto de discussão surgiu da observação de um descompasso entre a orientação escolar para o uso da internet e como os alunos utilizam a rede em casa e em outros ambientes.
Questiona se a internet na escola está sendo otimizada para atender às novas exigências de comunicação e interação dos alunos? Diáloga com a comunicação, tecnointeração, sociabilidade, ritualidade, cultura juvenil, identidade e autonomia. Pontua aspectos fundamentais, como o “diálogo”, a aquisição de conceitos e a inovação da educação com os avanços tecnológicos na re-configuração social.
Questiona se a internet na escola está sendo otimizada para atender às novas exigências de comunicação e interação dos alunos? Diáloga com a comunicação, tecnointeração, sociabilidade, ritualidade, cultura juvenil, identidade e autonomia. Pontua aspectos fundamentais, como o “diálogo”, a aquisição de conceitos e a inovação da educação com os avanços tecnológicos na re-configuração social.
14. A video-reportagem como ferramenta pedagógica em Mossoró, RN: uma análise do Projeto Minha Escola na TV. Publicado na Ata da Conferência Internacional de Educação, Globalização e Cidadania Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, fev 2008, CD ISBN 978-85-7745-120. Trabalho/Artigo autoria da jornalista Sonia Regina S. da Cunha.
15. EXPERT - Experiência Positiva em Educação em Real Tempo. Projeto de autoria da jornalista Sonia Regina Soares da Cunha desenvolvido para a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, RN, em janeiro de 2009. Resumo: O projeto EXPERT tem por objetivo potencializar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras e informática, mediante a otimização de recursos humanos e de infra-estrutura física, contribuindo assim para o aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem nas áreas de inglês, espanhol e informática. O uso da tecnologia, aliado a uma nova perspectiva educacional comprometida com o desenvolvimento humano, com a formação de cidadãos, com a gestão democrática, com o respeito ao professor, permitirá um avanço na qualidade da formação das crianças e jovens de São Gonçalo do Amarante, RN.
Se você tem algum link de artigo, tese, ou pesquisa que gostaria de incluir nesta página, por favor, deixe o comentário, ou envie um e-mail para cultmidia@gmail.com.
 
 

 
 
0 comments