Artigos 2

Posted by admin 15 de abr. de 2009

última atualização em 8/Nov/2009

1.
Zé Carioca e a Cultura Brasileira


Este 'paper' de autoria de Roberto Santos (IMES) foi apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação realizado em Salvador, BA em 2002 pela INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Quando se faz uma analogia entre Zé Carioca e os personagens saídos do imaginário brasileiro constata-se a "brasilidade" que o papagaio de Disney foi adquirindo ao longo de seu processo de aculturação. Sua indolência, por exemplo, o aproxima de Jeca Tatu e de Macunaíma (principalmente do segundo, o matreiro anti-herói modernista, já que a preguiça do primeiro é conseqüência do descaso a que é submetido o homem do campo no Brasil). A malandragem o aproxima ainda mais de Macunaíma e de outros anti-heróis nacionais, como Pedro Malasartes, Beto Rockfeller e O Amigo da Onça. Presente em narrativas orais populares, Malasartes tem por justificativa aos golpes que aplica a vingança contra as condições a que está submetido. Paulatinamente, esse produto cultural de origem norte-americana foi sendo aculturado e ganhou contornos muito nítidos de brasilidade. Como os artistas italianos, os quadrinhistas brasileiros conseguiram adequar os enredos à realidade nacional. Incorporado ao imaginário popular, Zé Carioca revestiu-se com a imagem do tradicional malandro (arquétipo que tem raízes no comportamento do brasileiro) – mesmo com a atualização sofrida pelo personagem com o decorrer dos anos –, transformando-se em figura análoga a outras da cultura nacional advindas dos "causos" transmitidos oralmente, da literatura, do cinema (as chanchadas com Oscarito e Grande Otelo; Mazzaropi interpretou Jeca Tatu e Pedro Malasartes na tela grande) e também dos quadrinhos. O papagaio malandro vive situações típicas do cotidiano e tem uma relação sincrética com valores culturais distintos do Brasil (da Escola de Samba ao folclore, do futebol aos movimentos musicais, da praia à TV).
Para ver o texto completo clique aqui Zé Carioca e a Cultura Brasileira.










6. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação BOCC (versões integrais de livros p/download)






9. Site oficial Prof. Wallerstein, Yale University (em inglês)








13. A internet como tecnointeração na aprendizagem remodela cultura e identidade juvenis.
Artigo de autoria de Zoraia da Silva Asssunção e Maria das Graças Pinto Coelho que trata de analisar as tecnointerações na aprendizagem e a ritualidade desenvolvida pelos jovens na valorização de sua cultura. Destaca o que favorece as diferentes identidades juvenis nas redes interativas. O objeto de discussão surgiu da observação de um descompasso entre a orientação escolar para o uso da internet e como os alunos utilizam a rede em casa e em outros ambientes.
Questiona se a internet na escola está sendo otimizada para atender às novas exigências de comunicação e interação dos alunos? Diáloga com a comunicação, tecnointeração, sociabilidade, ritualidade, cultura juvenil, identidade e autonomia. Pontua
aspectos fundamentais, como o “diálogo”, a aquisição de conceitos e a inovação da educação com os avanços tecnológicos na re-configuração social.



14. A video-reportagem como ferramenta pedagógica em Mossoró, RN: uma análise do Projeto Minha Escola na TV. Publicado na Ata da Conferência Internacional de Educação, Globalização e Cidadania Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, fev 2008, CD ISBN 978-85-7745-120. Trabalho/Artigo autoria da jornalista Sonia Regina S. da Cunha.


15. EXPERT - Experiência Positiva em Educação em Real Tempo. Projeto de autoria da jornalista Sonia Regina Soares da Cunha desenvolvido para a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, RN, em janeiro de 2009. Resumo: O projeto EXPERT tem por objetivo potencializar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras e informática, mediante a otimização de recursos humanos e de infra-estrutura física, contribuindo assim para o aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem nas áreas de inglês, espanhol e informática. O uso da tecnologia, aliado a uma nova perspectiva educacional comprometida com o desenvolvimento humano, com a formação de cidadãos, com a gestão democrática, com o respeito ao professor, permitirá um avanço na qualidade da formação das crianças e jovens de São Gonçalo do Amarante, RN.


Para ler Artigos 1 clique aqui.


Se você tem algum link de artigo, tese, ou pesquisa que gostaria de incluir nesta página, por favor, deixe o comentário, ou envie um e-mail para cultmidia@gmail.com.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos