Livros

Posted by admin 12 de abr. de 2009

última atualização em 01/11/2009

Além Das Redes de Colaboração - Sérgio Amadeu e Nelson de Luca

Livro Online

Global Culture Industry: mediation of things
Scott Lash, Celia Lury

Indicação de Livro

A prof. dra. Maria das Graças Pinto Coelho sugere a leitura do livro Global culture industry: the mediation of things escrito por Scott Lash, Celia Lury. Edition: illustrated, Publicado por Polity, 2007, 240 páginas.
Na descrição do livro a editora explica que na primeira metade do sec XX Theodor Adorno escreveu sobre a ‘indústria cultural’. Para Adorno, a cultura estava se transformando em um produto como tantos outros produzidos pelos trabalhadores nas fábricas, e assim, rapidamente a cultura estava se transformando em comodity. Agora, no que eles chamam de ‘Global culture industry: the mediation of things’ (=‘Globalização da Indústria Cultural’), Scott Lash e Celia Lury atestam que o pior pesadelo de Adorno se tornou realidade.
O livro fala sobre como objetos - relógios e roupas esportivas - se transformaram em fortes símbolos culturais; e como a produção de símbolos, de algumas marcas conhecidas globalmente, agora se tornou no principal objetivo do capitalismo. 'Global Culture Industry' oferece uma empirica, teórica e rica análise dos caminhos nos quais objetos:
- desde tenis da Nike até os brinquedos do Toy Story;
- desde futebol esp
orte para arte conceitual (futebol arte)
enfrentam uma metamorfose e cruzam as fronteiras dos países.

Indice

  • Introdução: Globalização da Indústria Cultural.

  • Método: Ontologia, Movimento, Mapeamento.

  • A biografia do Euro 96: A Marca do Evento.

  • Arte como Conceito/Arte como Mídia/ Arte como Vida.

  • A coisificação da Mídia: Animismo e Animação.

  • A Mediação das Coisas: 'in media res’. (*)

  • As práticas e propriedades da Circulação.

  • Imagem, Mercados e Display no Brasil.

  • Conclusão: Objetos Virtuais na Sociedade do Imaginário.

(*) No meio da ação. Épicos normalmente começam ‘in media res’. Por exemplo, Odisséia. É uma frase escrita em Latim usada pelo poeta Horácio que significa ‘no meio das coisas’.

Autores

S. Lash, Professor de Estudos Culturais, Faculdade Goldsmiths, Universidade de Londres, Reino Unido

C. Lury, Professor of Sociologia, Faculdade Goldsmiths, Universidade de Londres, Reino Unido

Para ler algumas páginas do livro, em inglês, que foram disponibilizadas na internet clique aqui.

Para ler a resenha e outras informações, em inglês, clique aqui.



Outros livros indicados pelo PPGEM/UFRN

Barbero-Martin, J. Dos Meios às Mediações - Comunicação, Cultura e Hegemonia. RJ:Ed.UFRJ, 2003
Barbero-Martin, J. Oficio de Cartógrafo. Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. SP: Loyola, 2004.
Canclini, GN. Cultura y pospolitica. El debate sobre la modernidade em America Latina. México:CNCA, 1995.
Canclini, GN. Culturas Híbridas. SP:EDUSP,2000.
Castells, M. O poder da identidade.SP:Paz e Terra,2001.
Fitzcarraldo. Diretor Werner Herzog. Alemanha:1982.
Geetz, C. A interpretação das Culturas. RJ: LTC, 1989.
Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. RJ: DP&A Ed, 2003
Kellner, D. A Cultura da Mídia. SP:EDUSC,2002.
Thompson, JB. A mídia e a modernidade - uma teoria social da mídia. RJ:Vozes,1998.
Thompson, JB. Ideologia e Cultura Moderna. Teoria Social crítica na era dos meios de comunicação de massa. RJ:Vozes,1995.
Wallerstein, I. O universalismo europeu. A retórica do poder. SP:Boitempo, 2007.
Wallerstein, I.O fim do mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. RJ:Revan, 2003.


0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos