A "barriga" americana climática

Posted by admin 19 de out. de 2009

Fonte: AZCentral

A mídia americana, e até alguns jornais internacionais (através da Reuters) foram surpreendidos por uma 'pegadinha' do grupo YES Men, um grupo de ativistas que roubam identidades de grandes empresários para tentar consertar os erros, na opinião deles, que foram cometidos pelas empresas.


Os jornalistas não gostaram da brincadeira, até porque a rede americana CNBC estava transmitindo o evento ao vivo. A própria Reuters já havia distribuído a notícia como verdadeira.

A falsa conferência de imprensa aconteceu no Clube Nacional da Imprensa, na capital americana Washington, e reuniu um grupo de jornalistas para tratar de um assunto extremamente importante: legislação climática. A pauta dizia que a Câmara de Comércio dos Estados Unidos estava convocando a imprensa para anunciar o apoio da organização à legislação climática, o que não é verdade. Na realidade, a Câmara se opôs à maioria da legislação climática, expressando a preocupação de que não é suficientemente abrangente e internacional e que há uma imposição de encargos elevados no que se refere a regulamentação.

No pulpito com o logotipo 'falso' da Câmara de Comércio, o YES man avisava que "isso é para dar apoio ao presidente Obama, que terá forças para levar todo o mundo empresarial no sentido de garantir nossa prosperidade a longo prazo..." quando foi interrompido por um funcionário real da verdadeira Câmara avisando que aquela coletiva de imprensa era uma 'farsa'.

A confusão ainda durou alguns minutos, enquanto os jornalistas assistiam o bate-boca entre o falso porta-voz e o funcionário verdadeiro, acusando-se mutuamente. Depois da discussão o verdadeiro funcionário, Eric Wohlschlegel, diretor de comunicações, apresentou suas credenciais e leu um comunicado oficial da Câmara, assinado pelo vice-presidente de comunicações, Thomas Collamore, explicando que "essas táticas irresponsáveis são uma distração tola do sério esforço que a nossa nação está fazendo para reduzir os gases que causam o efeito estufa".

Além do YES Men, participaram da trama os membros do grupo ativista Avaaz Action Factory e do site ambiental BeyondTalk.net. O grupo Yes Men é conhecido porque seus membros costumam se passar por representantes de empresas, e anunciar políticas para corrigir o que eles acreditam que são injustiças sociais ou ambientais. Em 2004, um dos membros do YES enganou a BBC ao se passar por um porta-voz da Dow Chemical e aparecer em um programa de notícias anunciando que a companhia estava assumindo total responsabilidade pelo desastre de Bhopal, ocorrido em 1984, um dos piores acidentes da história.


0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos