O site da Expatica/France Press publicou ontem, a informação de que um engenheiro francês de 48 anos se tornou o 25º funcionário da France Telecom a cometer o suicídio.

O porta voz da companhia divulgou nota dizendo que o presidente Didier Lombard estava "profundamente abalado" pela recente morte e que tinha viajado para Lannion, onde está localizada a empresa R&D, que faz parte do grupo França Telecom, cujos funcionários já estavam abalados com outro suicídio, ocorrido em agosto deste ano.

Didier Lombard havia comunicado no mês passado que a empresa estava vivendo um momento de grande reestruturação, e anunciou uma série de medidas com o objetivo de colocar um fim no que ele chamou de "espiral da morte" que estava acontecendo dentro da corporação. Inclusive o vice-executivo, Louis-Pierre Wenes, responsável pela reengenharia de modernização implantada na companhia recentemente, e que estava sendo acusado pela onda de suicídios, foi despedido este mês. E não era para menos, pois alguns suicídios ocorreram no local de trabalho, além disso muitos trabalhadores deixaram cartas culpando as decisões da empresa ou relatando situações de extremo estresse no trabalho.

A empresa informou que desde o começo deste ano havia congelado todas as transferências de funcionários e que estava oferecendo aconselhamento psicológico, mas mesmo assim os suicídios continuaram. No mês passado, um funcionário de 51 anos, pulou do viaduto em Annecy, figurando como o número 24 na lista de mortos. Na última terça-feira, graças aos moradores de Marselha, os bombeiros conseguiram impedir o 26º suicídio, de um funcionário que já estava pendurado no teto do porão, mas felizmente foi salvo a tempo. Os cinco sindicatos da France Telecom emitiram uma declaração dizendo que os trabalhadores "ainda estão em perigo. E que isso é intolerável e inaceitável".

A França Telecom é uma das giganges das telecomunicações na Europa e emprega cerca de cem mil pessoas na França. A Orange é o braço para Internet, televisão e celulares na maioria dos países onde a França Telecom opera. O grupo vendeu mais de 53 bilhões de Euros em 2008 e conta com uma base de 186 milhões de clientes em 30 países (dados de junho de 2009). Todos estes números, infelizmente não foram suficientes para dar suporte emocional aos funcionários. Foto: AFP/Getty

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos