Mais uma polêmica na CONFECOM

Posted by admin 2 de set. de 2009

Foi aprovado nesta terça, 01/09/09, o regimento interno da CONFECOM e que vai servir para que as conferências regionais possam ser convocadas de forma oficial. Ainda falta a assinatura do Ministro das Comunicações, Helio Costa.

A distribuição das participações será:
40% para os movimentos sociais,
40% para as entidades empresariais e
20% para o governo.

A aprovação dos temas deve ter o apoio mínimo de cada um dos três segmentos com 60% de votos favoráveis. Marcelo Bechara, consultor jurídico do Minicom será o coordenador do grupo organizador da Confecom que contará com: Telebrasil e Abra (empresários que sobraram) e Intervozes e Abraço. Esta subcomissão irá definir os temas e a metodologia.

A distribuição dos delegados com poder de voto na CONFECOM será de no mínimo 21 delegados por estado, o que totalizou 1539, sendo que 66 vagas são dos participantes que já estavam na comissão organizadora. O governo também fica com 154 vagas para os 'observadores' do evento.

O acordo sobre o regimento interno da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) foi recebido de maneira diversa pelas entidades envolvidas no processo. Do lado dos empresários, é clara a satisfação com o resultado do longo processo de pressão sobre o governo e a comissão organizadora. Os representantes empresariais que se mantiveram na Comissão Organizadora Nacional (CON) já falam, inclusive, em trazer de volta as seis entidades que se retiraram da Confecom.

Já as organizações e movimentos sociais têm se dividido entre avaliações que vão de uma visão altamente positiva das definições do regimento até uma análise da conjuntura pós-acordo como muito difícil para as forças que defendem mudanças nos padrões das políticas de comunicação.

Mais informações no site da Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação.



0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos