Fontes: Sup.Acomp.Mercado/ Coord.Cine Vídeo/ SADIS
A ANCINE divulgou o relatório referente o primeiro semestre de 2009 sobre o acompanhamento da distribuição de filmes nas salas de cinema em todo o Brasil. Vale a pena conferir os dados e depois ler os gráficos. O ranking de público dos filmes nacionais no primeiro semestre de 2009 teve o filme SE EU FOSSE VOCÊ 2 como o primeiro colocado, com 52,91% do público do cinema nacional , seguido de DIVÃ e A MULHER INVISIVEL. O título de maior público no gênero foi SIMONAL, NINGUEM SABE O DURO QUE DEI.
• A participação de público do filme nacional nas salas de exibição no primeiro semestre de 2009 foi de 19,70%, com 28,27% dos títulos e apenas 12,37% das salas, computando-se o máximo de salas em que cada filme foi exibido ao longo das semanas em que esteve em cartaz.Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o público dos lançamentos de filmes brasileiros no primeiro semestre de 2009 foi 241,67% superior, tendo passado de 3.190.386 para 10.900.703 espectadores. Responsáveis por 34,26% dos títulos nacionais em cartaz no semestre, os documentários obtiveram 2,68% do público do filme brasileiro, com ocupação de 12,60% das salas disponibilizadas para o filme nacional.
• No 1º semestre de 2009, foram lançados 154 filmes, sendo que 53 foram distribuídos por majors, 93 por distribuidoras independentes e 8 pelas próprias produtoras.Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o público dos lançamentos de filmes brasileiros no primeiro semestre de 2009 foi 241,67% superior, tendo passado de 3.190.386 para 10.900.703 espectadores.
• No 1º semestre de 2009, foram lançados 154 filmes, sendo que 53 foram distribuídos por majors, 93 por distribuidoras independentes e 8 pelas próprias produtoras. O preço médio do ingresso no semestre foi de R$ 8,56, sendo de R$ 8,27 o PMI dos filmes brasileiros e de R$ 8,63 o dos estrangeiros. Dos 108 filmes brasileiros exibidos no mercado de salas no período, 68 foram filmes de ficção, 37 documentários, 2 de animação e um experimental.
• Entre as 20 obras brasileiras de maior público em 2009, 5 foram lançadas no ano anterior. Dentre elas, destaca-se o filme BEZERRA DE MENEZES - O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO, que, tendo estreado em 29/8/2008, ocupou a 12º posição no ranking, levando 42.827 pessoas aos cinemas entre janeiro e junho de 2009. No entanto, o filme teve diversas sessões gratuitas, em especial na cidade de Fortaleza (onde nasceu Bezerra de Menezes), o que gerou um PMI de R$ 0,10 a partir da renda auferida pelo filme no período (R$ 4.093,00).
• Responsável pelo filme líder de público no semestre, SE EU FOSSE VOCÊ 2, além de O GRILO FELIZ (5º no ranking de público de filmes nacionais), a distribuidora FOX ocupou o primeiro lugar do ranking de público e renda de distribuidoras dos filmes nacionais. Apenas com a distribuição do filme DIVÃ, que teve sua estreia em abril, a distribuidora independente DOWNTOWN (FREESPIRIT) fez 1.827.186 espectadores, o que lhe garantiu a segunda posição no ranking, com 16,80% do público e 18,17% da renda do filme nacional. Os demais filmes brasileiros da carteira da empresa exibidos no semestre foram ESTÔMAGO, GARAPA e O DESAFINADOS.
A ANCINE divulgou o relatório referente o primeiro semestre de 2009 sobre o acompanhamento da distribuição de filmes nas salas de cinema em todo o Brasil. Vale a pena conferir os dados e depois ler os gráficos. O ranking de público dos filmes nacionais no primeiro semestre de 2009 teve o filme SE EU FOSSE VOCÊ 2 como o primeiro colocado, com 52,91% do público do cinema nacional , seguido de DIVÃ e A MULHER INVISIVEL. O título de maior público no gênero foi SIMONAL, NINGUEM SABE O DURO QUE DEI.
• A participação de público do filme nacional nas salas de exibição no primeiro semestre de 2009 foi de 19,70%, com 28,27% dos títulos e apenas 12,37% das salas, computando-se o máximo de salas em que cada filme foi exibido ao longo das semanas em que esteve em cartaz.Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o público dos lançamentos de filmes brasileiros no primeiro semestre de 2009 foi 241,67% superior, tendo passado de 3.190.386 para 10.900.703 espectadores. Responsáveis por 34,26% dos títulos nacionais em cartaz no semestre, os documentários obtiveram 2,68% do público do filme brasileiro, com ocupação de 12,60% das salas disponibilizadas para o filme nacional.
• No 1º semestre de 2009, foram lançados 154 filmes, sendo que 53 foram distribuídos por majors, 93 por distribuidoras independentes e 8 pelas próprias produtoras.Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o público dos lançamentos de filmes brasileiros no primeiro semestre de 2009 foi 241,67% superior, tendo passado de 3.190.386 para 10.900.703 espectadores.
• No 1º semestre de 2009, foram lançados 154 filmes, sendo que 53 foram distribuídos por majors, 93 por distribuidoras independentes e 8 pelas próprias produtoras. O preço médio do ingresso no semestre foi de R$ 8,56, sendo de R$ 8,27 o PMI dos filmes brasileiros e de R$ 8,63 o dos estrangeiros. Dos 108 filmes brasileiros exibidos no mercado de salas no período, 68 foram filmes de ficção, 37 documentários, 2 de animação e um experimental.
• Entre as 20 obras brasileiras de maior público em 2009, 5 foram lançadas no ano anterior. Dentre elas, destaca-se o filme BEZERRA DE MENEZES - O DIÁRIO DE UM ESPÍRITO, que, tendo estreado em 29/8/2008, ocupou a 12º posição no ranking, levando 42.827 pessoas aos cinemas entre janeiro e junho de 2009. No entanto, o filme teve diversas sessões gratuitas, em especial na cidade de Fortaleza (onde nasceu Bezerra de Menezes), o que gerou um PMI de R$ 0,10 a partir da renda auferida pelo filme no período (R$ 4.093,00).
• Responsável pelo filme líder de público no semestre, SE EU FOSSE VOCÊ 2, além de O GRILO FELIZ (5º no ranking de público de filmes nacionais), a distribuidora FOX ocupou o primeiro lugar do ranking de público e renda de distribuidoras dos filmes nacionais. Apenas com a distribuição do filme DIVÃ, que teve sua estreia em abril, a distribuidora independente DOWNTOWN (FREESPIRIT) fez 1.827.186 espectadores, o que lhe garantiu a segunda posição no ranking, com 16,80% do público e 18,17% da renda do filme nacional. Os demais filmes brasileiros da carteira da empresa exibidos no semestre foram ESTÔMAGO, GARAPA e O DESAFINADOS.
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