TV GLOBO AGE PARA DESACREDITAR CONFECOM

Posted by Maria das Graças Pinto Coelho 14 de ago. de 2009










Rede da família Marinho quer melar e deslegitimar a Conferência


As principais entidades representativas das empresas de mídia no Brasil anunciaram o seu desligamento da organização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). A informação é da Folha de hoje.

Agora, o encontro será composto majoritariamente pelo governo e por organizações de trabalhadores e ONGs da área.

O objetivo inicial foi convidar empresas de mídia e entidades da sociedade civil interessadas em discutir o modelo de comunicação.

O evento será realizado em Brasília de 1º a 3 de dezembro.

Nas últimas semanas, houve divergência sobre como seria o processo decisório de aprovação de teses e propostas. Essas deliberações não teriam poder de alterar o ambiente de comunicação, mas seriam enviadas ao governo e ao Congresso.

As entidades das empresas consideraram que poderiam ficar em minoria e sem poder para derrotar teses que consideraram restritivas à liberdade de expressão e de livre associação empresarial. Um dos temas centrais é o chamado "controle público dos meios de comunicação". A ideia tem na sua origem a defesa de algum organismo que regule a mídia.

A TV Globo liderou o movimento pela saída das entidades. As TVs seriam um dos alvos dos movimentos sociais no encontro, com críticas a tamanho e abrangência de emissoras.

A decisão dos empresários não foi consensual. Das 8 entidades convidadas, 6 deixaram a Confecom: ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), Adjori (Associação dos Jornais do Interior), Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet) e Abta (Associação Brasileira de TV por Assinatura). Ficaram a Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) e a Abra (Associação Brasileira de Radiodifusão), que tem como sócios principais TV Bandeirantes e Rede TV!.

Prezados, a informação sobre as tentativas da TV Globo de desacreditar a Conferência está hoje no http://diariogauche.blogspot.com/ e no http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/08/14/o-boicote-a-conferencia-nacional-de-comunicacao/#more-32282 , Blog do Luis Nassif, o que deve deixar todos nós, que acreditamos em uma comunicação plural, democrática e de qualidade, de olhos bem abertos.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos