Boas Notícias

Posted by Maria das Graças Pinto Coelho 21 de jun. de 2009

Caros, existe um movimento crescente na internet que busca dar visibilidade às boas notícias.
Como alguns de vocês sabem, já faz tempo que ler jornal ou assistir noticiários na TV aberta é um exercício insano e pesaroso, pela escolha que nosso jornalismo em geral fez de só divulgar e dar destaque a coisas negativas.
Parece que o objetivo é ficar alimentando desesperança e pessimismo. Sabemos que o mundo não é um mar de rosas, nunca foi. Mas isso não justifica que qualquer bandidinho que cometa um assalto espetacular ganhe a primeira página, enquanto um jovem da mesma origem, com muito esforço, passa no vestibular de Medicina e não merece nem uma linha. Ou que um prefeito dê cargos para todos os familiares e roube o dinheiro do povo e por isso tenha especial atenção, melhorando até suas chances de ganhar a próxima eleição, pela visibilidade que alcança, enquanto outro, que faz mudanças inovadoras e inteligentes na educação das crianças, por exemplo, seja totalmente ignorado. Essas escolhas na agenda diária do jornalismo nos afastam das notícias e faz crescer o público que se restringe aos cadernos especiais, de cultura ou de esportes, onde se pode ler notícias interessantes, e não os detalhes do último assassinato, desastre ou caso de corrupção.
Agora, um grupo de jornalistas, igualmente repugnados pela linha editorial macabra da grande imprensa, criou um blog para que a gente saiba também das coisas boas que estão acontecendo, e que não são tratadas por ela. O blog é http://www.boanoticia.org.br Há outro também, este não de jornalistas, mas com a mesma finalidade: http://somenteboasnoticias.wordpress.com/
Uma boa semana para vocês.
Se alguém tiver conhecimento de alguma outra iniciativa desse tipo, poste aqui.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos