Caros, existe um movimento crescente na internet que busca dar visibilidade às boas notícias.
Como alguns de vocês sabem, já faz tempo que ler jornal ou assistir noticiários na TV aberta é um exercício insano e pesaroso, pela escolha que nosso jornalismo em geral fez de só divulgar e dar destaque a coisas negativas.
Parece que o objetivo é ficar alimentando desesperança e pessimismo. Sabemos que o mundo não é um mar de rosas, nunca foi. Mas isso não justifica que qualquer bandidinho que cometa um assalto espetacular ganhe a primeira página, enquanto um jovem da mesma origem, com muito esforço, passa no vestibular de Medicina e não merece nem uma linha. Ou que um prefeito dê cargos para todos os familiares e roube o dinheiro do povo e por isso tenha especial atenção, melhorando até suas chances de ganhar a próxima eleição, pela visibilidade que alcança, enquanto outro, que faz mudanças inovadoras e inteligentes na educação das crianças, por exemplo, seja totalmente ignorado. Essas escolhas na agenda diária do jornalismo nos afastam das notícias e faz crescer o público que se restringe aos cadernos especiais, de cultura ou de esportes, onde se pode ler notícias interessantes, e não os detalhes do último assassinato, desastre ou caso de corrupção.
Agora, um grupo de jornalistas, igualmente repugnados pela linha editorial macabra da grande imprensa, criou um blog para que a gente saiba também das coisas boas que estão acontecendo, e que não são tratadas por ela. O blog é http://www.boanoticia.org.br Há outro também, este não de jornalistas, mas com a mesma finalidade: http://somenteboasnoticias.wordpress.com/
Uma boa semana para vocês.
Se alguém tiver conhecimento de alguma outra iniciativa desse tipo, poste aqui.
0 comments