O 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, promovido entre 9 e 10 de junho pelo Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), discutirá neste ano a temática Festas Populares e Economia da Cultura. A conferência de abertura será proferida pelo professor Joseph Straubhaar da Universidade do Texas (UT), campus de Austin, nos Estados Unidos. Docente do Departamento de Rádio, Televisão e Cinema, Straubhaar foi diretor do Centro de Estudos Brasileiros no Instituto de Estudos Latino-Americanos e atualmente é diretor adjunto deProgramas Internacionais do Instituto de Política de Telecomunicação e Informação da UT. O pesquisador é autor do livro World television: from global to local e organizador, com o professor brasileiro Othon Fernando Jambeiro Barbosa, da coletânea Informação e comunicação: o local e o global em Austin e Salvador.
Realizado no Teatro Rosil Cavalcanti, no complexo do Parque do Povo de Campina Grande, o evento acontece anualmente durante o Maior São João do Mundo. Em sua oitava edição serão desenvolvidas uma série de atividades, incluindo oficinas, mesas redondas e exposição de trabalhos, que tratarão da relação das festas populares e da economia da cultura com a folkcomunicação, cultura popular, educomunicação, turismo, desenvolvimento local e regional. Entre os palestrantes e debatedores se destacam o professor Roberto Mauro Cortez Motta, um dos mais conceituados sociólogos e antropólogos brasileiros contemporâneos, o professor Giovanni de Farias Seabra, um dos principais especialistas em turismo no país, Célio Torres Fontes, novo presidente da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande, além dos secretários municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Eneida Agra Maracajá e Gilson Andrade Lira. A programação cultural contará com a apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos e Coral da Associação para o Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Sítio Convento (ADECOM), localizado no município de Riachão do Bacamarte (PB). O poeta Chico Pedrosa, considerado o representante mais importante da poesia matuta brasileira na atualidade, fará um show especial.
A iniciativa do evento é do grupo de pesquisa e programa de extensão Comunicação, Cultura e Desenvolvimento do DECOM/UEPB. “Nossa intenção neste ano é reunir estudantes, professores, pesquisadores, especialistas, representantes de instituições e diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de discutir as novas práticas desenvolvidas pelas comunidades para promover suas manifestações tradicionais, as estratégias econômicas adotadas pelos artistas e produtores para dar sustentabilidade aos empreendimentos culturais e as tendências e perspectivas do investimento público e privado nas festas populares e megaeventos, como o São João”, diz o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (UEPB-UFCG), Estudos da Mídia (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE), curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande e faculdades Cesrei, Facisa e FIP. “A importância do evento, além de ter motivado a realização do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom 2010), em Campina Grande, acaba de resultar na aprovação da cidade para sediar, juntamente com a nona edição do seminário, a XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2012), em junho do próximo ano”, ressalta o coordenador geral de Pós-Graduação da UEPB Antonio Roberto Faustino da Costa. O professor Marcelo Pires de Oliveira, presidente da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, que promove a conferência, fará seu lançamento na solenidade de abertura do 8º Seminário Os Festejos Juninos. No dia seguinte, o presidente da Rede Folkcom participará da mesa redonda Folkcomunicação, Economia da Cultura e Desenvolvimento Local, cujo objetivo é consolidar a proposta de implantação de uma linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco e de novas redes de cooperação acadêmica e científica. As inscrições e o credenciamento no seminário serão realizados no dia 9 de junho, no local do evento. O valor da inscrição será de R$ 25,00 para estudante de graduação e de R$ 50,00 para os demais participantes. Os interessados em apresentar trabalhos terão até o próximo dia 2 para submete-los ao Comitê de Avaliação, através do e-mail: festejosjuninos2011 [ @ ] gmail.com. Poderão ser inscritos textos nas modalidades Comunicação Científica, Relato de Experiência ou Produção Midiática que atendam às normas e formatos previstos para submissão.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos