O Prof. Dr. Joseph Straubhaar do Departamento de Rádio-TV-Cinema da Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos, e colaborador da Intercom vem ao Brasil e ministrará nos dias 6 e 7 de junho de 2011, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento de Comunicação (DECOM), o minicurso intitulado “As novas tecnologias e as ações públicas de inclusão digital nos Estados Unidos e no Brasil”

Destinado aos alunos de Graduação e Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), o curso pretende abordar comparativamente as ações públicas de inclusão digital realizadas no âmbito das políticas de Estado nos Estados Unidos e no Brasil nos últimos 10 anos. A ideia é estabelecer uma margem de cotejo dos mecanismos de formação dos telecentros em ambos os países, com ênfase para as cidades de Austin, no Texas, e Natal, no Rio Grande do Norte. Essas comparações serão realizadas com determinados critérios relacionados com a localização de mencionados telecentros, da qualidade dos aparelhos neles utilizados e da sua frequência, ademais das opções temáticas de uso da internet. Essas condições têm relação com os perfis dos programas de inclusão digital dos Estados nacionais, embasados em suas realidades locais, o que significa grandes divergências entre ambas as iniciativas. No curso, serão apresentados as conclusões de estudos anteriores e serão explicitadas as metodologias e técnicas de estudo.

Sob a coordenação dos professores Maria Érica de Oliveira Lima e Sebastião Guilherme Albano (UFRN/DECOM), o minicurso do prof. Straubhaar constará de dois módulos. O primeiro tem relação com os critérios de composição das políticas públicas e o segundo com seus resultados. Haverá, portanto, a apresentação de uma série de documentos de construção dos métodos de pesquisa dos programas de ação de inclusão e também uma exposição de dados estatísticos a respeito dos elementos analisados com suas consequências no âmbito social.

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, em nome do Pró-Reitor prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos, e do DECOM, em nome do chefe de Departamento, prof. Adriano Cruz, o minicurso insere a UFRN na agenda nacional de importantes eventos acadêmicos. 

As inscrições serão realizadas no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011, na Coordenação de Comunicação, no horário das 14 às 20 horas. 

Os interessados poderão entrar em contato com a professora Maria Érica (mariaerica@cchla.ufrn.br) para mais informações.

Programe-se:

Minicurso: “As novas tecnologias e as ações públicas de inclusão digital nos Estados Unidos e no Brasil”.
Quando: de 6 a 7 de junho das 14h às 18h
Local: Auditório do Labcom / UFRN

Inscrições: Coordenação de Comunicação Social
Data: de 30/05 a 03/06 das 14h às 20 horas
Telefone: (84) 3215 3562




0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos