#queremosumjornal

Posted by admin 28 de out. de 2010

Emanoel Barreto em artigo publicado pelo Observatório da Imprensa do dia 26 deste mês, fala sobre a formação do jornalista. O título da reportagem é #Queremos um Jornal e foi cunhado pelos alunos de Comunicação Social da UFRN.

"O ensino do jornalismo no Brasil ressente-se de algo essencial à formação dos novos profissionais: laboratórios de jornalismo impresso.
Quando existem, conseguem publicar a duras penas jornais aperiódicos que mais resultam da competência, dedicação e criatividade de professores, alunos e alunas, que da existência de instalações que venham efetivamente a contribuir para tal fim. Trata-se de incoerência histórica grave, uma vez que não se pode formar o profissional pleno a partir unicamente de aulas expositivas e da produção ocasional de jornais-laboratório. Isso, além de desalentador, pois passa a ideia de improviso e até amadorismo e contribui para a manutenção da cultura de que "jornalismo é fácil" e "qualquer um pode fazer". Conduz também a supor que somente nas empresas os jovens profissionais serão qualificados. Lamentavelmente isso termina por aparentemente ser verdade, pois os efeitos fenomênicos de tais práticas parecem confirmar tal quadro. Isso desabona os cursos, especialmente os públicos, em favor da iniciativa privada, encastelada na imprensa do cotidiano. E serve também de respaldo ao discurso que afirma a preponderância, a hegemonia e a competência do privado sobre o público. Pensando em sentido contrário, um grupo de estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte resolveu pôr em prática a campanha "Queremos um jornal!", cobrando da instituição que assuma seu papel histórico de levar adiante a formação de profissionais capacitados humanística e tecnicamente, reunindo-se à prática atitude de práxis, sentido de inserção do ator jornalista na sociedade civil, resgate da autoestima e fortalecimento da categoria." Para ler a notícia na íntegra clique aqui.


0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos