Histórias de Roteiristas

Posted by admin 17 de set. de 2010


Arte:Flavio Albuquerque
Fonte: Gláucia Davino/Seminário Histórias de Roteiristas
O crescente prestígio do roteirista no audiovisual marca e define uma “nova era” incondicionalmente distinta de outras no Brasil. Validar a Era dos Roteiristas é trazê-los parte integrante da História e de suas histórias. É de alguma forma fazer com que assinem a punho autoral a independência das letras cinematograficamente elaboradas, sem tirar do diretor, de forma alguma, a primazia da autoria audiovisual. Ao contrário, é perceber que juntos compõem uma parceria indissociável. Uma parceria que mistura caminhos prováveis, devaneios, verossimilhanças, sintaxes, gramáticas e estruturas traçadas em letras pelo roteirista, com a tradução do imaginário das figuras, cores, fundos, ações, cenários, tempo e espaço corporificados pelo diretor. O ponto de chegada é uma obra audiovisual acabada, que contém o roteiro a ser vivenciado pelo espectador nas formas oculta e cristalizada.
Proposto sob o alicerce de quatro Temas e da diversidade de treze Abordagens (e/ou Linguagens), o “II Seminário Histórias de Roteiristas” pretende:
(1) promover intercâmbio acadêmico, cultural e profissional na área a partir de apresentações, discussões, reflexões sobre Roteiros e Roteiristas e as diversas relações com a criação, produção, exibição e a história;
(2) reiterar a importância e dar prosseguimento aos conteúdos abordados no “Primeiro Seminário Histórias de Roteiristas” em 2009, cuja temática trouxe à tona o fato concreto do novo paradigma audiovisual: representado pela inclusão e a representação dos roteiristas na história do cinema e audiovisual;
(3) compartilhar e expandir o repertório de conhecimentos e
(4) contribuir com a difusão da produção dos diversos pesquisadores e estudiosos neste vasto campo;
(5) manter estreita relação com as tecnologias contemporâneas.
Este ano, precedendo o Seminário se realizará o I Workshop de Tecnologias do Vídeo Digital concebido e organizado pelos professores Flávio Albuquerque (NAV) e Marcos Nepomuceno, fruto das pesquisas nas áreas de tecnologias do audiovisual no âmbito das atividades desenvolvidas no grupo Núcleo Audiovisual (NAV) e no curso de Publicidade e Propaganda do CCL.
Na certeza de que estaremos juntos escrevendo parte dessas histórias,
Sejam todos muito bem vindos
Gláucia Davino
Fernanda Nardy Bellicieri

Calendário
16/ 11/ 2010 (pré evento)
I Workshop Tecnologias do Vídeo Digital
17, 18 e 19 / 11/ 2010
II Seminário Histórias de Roteiristas
Arte e Comunicação na Era dos Roteiristas
Inscrições:
COM submissão de trabalho
PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
30 de setembro de 2010
SEM submissão de trabalho:
de 30 de setembro a 8 de novembro de 2010
Inscrições em ATIVIDADES (cursos e oficinas):
30 de setembro a 8 de novembro de 2010
Informações em pdf:
clique aqui Mackenzie


0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos