Economia Informal e Pirata

Posted by admin 18 de set. de 2010

O coletivo Filé de Peixe realiza hoje (18/9) e amanhã (19/9) a ação PIRATÃO #10: VAMOS INVADIR SUA PRAIA! Pela segunda vez em São Paulo, PIRATÃO integra o projeto ABOTOADOS PELA MANGA, um programa de imersão que tem coordenação de Franz Manata, em parceria com Maria Montero, onde diversos artistas e coletivos ocuparão um galpão em Pinheiros, construindo colaborativamente uma experiência-processo, que busca ser mais do que uma exposição de obras de arte, uma exposição de motivos. ABOTOADOS PELA MANGA acontece na Rua Dr. Virgílio de Carvalho, 422, Pinheiros, São Paulo, Capital.
 
PIRATÃO
 
PIRATÃO é uma prática artística que investiga e simula a economia informal e pirata como situação para inserção, visibilidade, acesso e circulação a trabalhos de videoarte.
A ação desdobra-se a partir da comercialização de um objeto do coletivo Filé de Peixe denominado ENCARTADO. Francamente inspirados nos dvds piratas comercializados informalmente, os ENCARTADOS consistem numa mídia dvd printable + capa xerocada + embalagem plástica + carimbo manual + vídeos apropriados. Os ENCARTADOS reproduzem infinitamente os vídeos do acervo do coletivo Filé de Peixe, mantendo-se, contudo, únicos enquanto objetos, já que são manualmente carimbados, com número de série que não se repete, portando marcas e intervenções do processo caseiro e não industrial de produção.  
Os ENCARTADOS são objetos performáticos, elementos constitutivos da ação, comercializados somente no momento do PIRATÃO, aos moldes e preços praticados pelos camelôs: “1 é 5(reais), 3 é 10(reais)”.
No local da ação há uma televisão e um aparelho de DVD para que os vídeos comprados sejam testados, assim, “comprou: testou, testou: exibiu!”
Em 15 meses, foram realizadas 9 edições do projeto, que já percorreu 5 estados, em 4 regiões brasileiras, comercializando mais de 1300 ENCARTADOS, num total de 2800 vídeos difundidos.
Ao se deslocar, PIRATÃO difunde/exibe por outros lugares o acervo de vídeos aglutinado no local de origem do coletivo, na mesma medida em que gera condições para que novos trabalhos de artistas locais sejam incorporados ao projeto, difundindo-se em seqüência, num movimento polinizador que opera constantemente aglutinação – deslocamento – difusão.
A cada realização do projeto PIRATÃO um registro em vídeo é gerado, como forma de introduzir e documentar, dentro do campo das artes plásticas, no atual estágio da arte contemporânea, um amplo debate sobre direitos autorais, pirataria, flexibilidade e democratização de acesso a bens artísticos, entendidos em sua dimensão imaterial/informacional.
PIRATÃO buscar ativar redes de troca em torno da produção audiovisual voltada para o campo das artes plásticas, evidenciando a novíssima e vasta produção no campo da videoarte, facilitando o acesso/contato com trabalhos clássicos, propiciando um ponto aglutinação e difusão desse trabalhos a partir de um modelo que faz referência ao comércio popular, informal e pirata.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos