De 21 a 23 de junho Singapura se transformou na cidade do AMIC (The Asian Media Information and Communication Centre) o Centro de Comunicação e Informação da Mídia Asiática, em Suntec City. O evento reuniu pesquisadores, técnicos, comunicadores e especialistas em mídia digital de várias universidades da Europa, Ásia e Estados Unidos. 



(photos By MadanRao)

A cidade aproveitou para inaugurar o Marina Bay Sands (clique aqui para ver as fotos), um resort de 4 bilhões de libras esterlinas (cerca de 12 bilhões de reais).

O tema da 19ª Conferência é Tecnologia e Cultura: conexões e divisões da comunicação. A tecnologia da comunicação é oferecida como um conector das pessoas. E é verdade que hoje, muitos estão aptos a conectar e comunicar com/e/por caminhos nunca antes imaginados. O mundo diminuiu a distância e o tempo, graças às novas tecnologias de informação e comunicação. Entretanto, as respostas para o uso das novas tecnologias são diferentes dependendo de cada pessoa, grupo social ou comunidade. Um grupo social pode abraçar o uso da nova tecnologia para sua conveniência e facilidade, enquanto outro grupo pode recusar, justificando que haverá invasão de privacidade e violação da segurança, tanto individual, como do grupo. Um país pode utilizar a tecnologia para liberar as pessoas, enquanto outro país pode usar a mesma tecnologia para manipular seus cidadãos. Em uma sociedade a tecnologia pode diminuir a distância entre  os que têm e os que não têm, mas em outras sociedades este espaço pode ser ampliado. Um fator em comum é que muitas vezes em todas estas variações, o que chama a atenção é a forma como as pessoas se apropriam e difundem a cultura tecnológica, a cultura digital. É importante analisar o jogo entre o determinismo tecnológico e o determinismo cultural e o espectro de interesecções entre estas duas polaridades.

O professor Madan Rao (terceiro da esquerda para direita na foto ao lado) comandou a Mesa Redonda que discutiu as várias experiências de distintos países sobre as novas tecnologias de comunicação.  Foram apresentados trabalhos sobre a forma como as TICs podem gerar riqueza de idéias e quais os valores que indicam a forma como as pessoas  estão se apropriando desta nova mídia e o que precisa ser estudado. 

Os principais temas e tópicos foram:

Media e Mundo Globalizado
New Media e Old Media
Media e Identidade Cultural
Media e Desenvolvimento
Media e Democracia
Media e Boa Governança
Media e Gênero
Media e Juventude
Media Leis e Regulamentos
Media Alternativa e Comunitária
Indústria Mediatica Tendências e Dinâmicas
Perspectivas para a Comunicação na Ásia
Comunicação Internacional

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos