Jornalismo público e cidadania

Posted by admin 13 de jun. de 2010


Fonte:  NComunicação

O Nós da Comunicação começa agora a publicar textos relacionados à Comunicação Pública. Nosso intuito é compartilhar conhecimento, por intermédio de uma parceria com a Rede Brasileira de Comunicação Pública (RBCP).
 
Os cinco primeiros trabalhos foram coordenados pelo professor Antonio Teixeira Barros, do Programa de Pós-Graduação em Instituições e Processos Políticos do Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados.
 
O primeiro é ‘Public Journalism and Citzenship – The dissemination of legislative information in Brazil’, realizado por Antonio Teixeira Barros, Cláudia Lemos, Cristiane Brum Bernardes, Marcelo Larcher, Maira de Brito Carlos e Aline Diaz Paz. O estudo analisa a relação entre o direito à informação e o exercício da cidadania e traça um paralelo entre a cobertura da mídia privada e dos veículos publicados mantidos pela Câmara dos Deputados. Confira a íntegra do trabalho.
 
A TV e a agência de notícias on-line da Câmara dos Deputados também foram alvo da pesquisa ‘New Media and government accountability: the case of brazilian chamber of deputies news agency and tv station’, realizada pela mesma equipe do estudo anterior. Clique para ler.
 
Antonio Teixeira Barros e Cristiane Brum Bernardes também produziram mais três trabalhos: ‘Comunicação pública na Câmara dos Deputados: a divulgação de informações legislativas no Brasil’ é o resultado das atividades institucionais inseridas no projeto integrado de pesquisa ‘Ações de comunicação da Câmara dos Deputados para a promoção da democracia e participação popular’. Veja o trabalho.

'Contribuições francesas ao debate brasileiro sobre comunicação pública' foi apresentado no IX Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação, realizado em Curitiba, entre 2 e 4 de setembro. Leia o material.
 
‘Comunicação pública e liberdade de informação: condições básicas para mídias legislativas’ analisa a fragilidade da relação entre comunicação pública e liberdade de expressão nos sistemas públicos de informação no Brasil, a partir de reflexões sobre as chamadas “mídias das fontes”, especialmente os veículos mantidos pelo Poder Legislativo. Acesse o conteúdo.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos