Utilizar ferramentas tecnológicas com base na ciência da robótica para desenvolver uma inovadora proposta educacional. Foi com esse objetivo que um grupo de seis estudantes de graduação e pós-graduação, da área tecnológica e de educação da UFRN, com a orientação de dois professores, Ana Maria Guerreiro e Luiz Marcos Gonçalves, se reuniram e criaram a empresa Roboeduc.

Incubada pela UFRN, através do Núcleo de Aplicação de Tecnologia em Automação (NATA), e funcionando desde junho deste ano no Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT), na própria instituição, a Roboeduc é a primeira empresa do gênero no Rio Grande do Norte e já dá sinais de que o investimento é promissor. Segundo Akynara Aglaé, mestranda em Educação e coordenadora pedagógica da empresa, a proposta educacional, com base na robótica, despertou o interesse das pessoas e a procura superou as expectativas. “A procura foi tão grande que tivemos de abrir uma nova turma”, afirma a coordenadora sobre o Clube de Robótica, voltado para crianças e adolescentes.

A empresa também oferece curso de capacitação de professores, aluguel e venda de kits de robótica, como também venda de oficinas temáticas abordando a informática (hardware e software), robótica e conteúdos curriculares. Para Akynara, a proposta da Roboeduc colabora para desmistificar a complexidade dessa ciência, que, segundo ela “a princípio assusta, mas depois as pessoas se surpreendem ao encontrar um universo lúdico e divertido. As duas experiências que tivemos com capacitação de professores foram assim. Primeiro eles ficaram receosos em participar, depois se surpreenderam para melhor”.

Apesar do pouco tempo de funcionamento a Roboeduc já comemora bons resultados de sua metodologia. Neste ano, a empresa preparou alunos do Colégio Contemporâneo para a III Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu em Brasília (DF), e a equipe, batizada pelos estudantes natalenses de H1N1, ficou em quarto lugar na classificação geral do evento, concorrendo com mais de 400 equipes de todo o país.

Para Aquiles Burlamaqui, professor da UFRN e um dos sócios da empresa, isso foi só o começo. “É preciso incentivar a participação de alunos de outras instituições de ensino do Estado”, defende. Pensando nisso, ele explica que a Roboeduc juntamente com o laboratório Natalnet, da UFRN, irá organizar, no próximo ano, a etapa regional da Olimpídada, em Natal, com financiamento da FAPERN, que “já garantiu R$ 10 mil”.

Os benefícios da metodologia educacional da Roboeduc, segundo Akynara Aglaé, estão sendo comprovados cientificamente. “Estamos sempre apresentando artigos em congressos nas áreas de Educação e Computação, inclusive um dos integrantes da empresa, Samuel Azevedo, irá apresentar um desses artigos no Texas, ainda este ano”, ressalta, acrescentando que a empresa irá oferecer também, neste ano, o Clube de Robótica para universitários em um nível mais avançado de construção e programação de dispositivos robóticos.

Contatos com Akynara Aglaé no 9182 2232 e através do site http://www.roboeduc.com/, e no contato@roboeduc.com.

Fonte: AGECOM

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos