A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comunica ao povo do Estado e aos segmentos universitários que faleceu, na manhã deste sábado, 03/10/2009, o professor João Batista Cascudo Rodrigues, fundador e primeiro reitor da UERN.

O atual reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros lamentou a perda do ilustre professor e destacou que a sua história se confunde com a da própria universidade, tendo prestado relevantes serviços nos momentos mais cruciais, fincando os alicerces para que a Instituição pudesse dar passos significativos no seu futuro.



O corpo de João Batista será transportado, de Brasília a Mossoró ainda hoje à noite (sábado) e estará sendo velado a partir das 9 horas deste domingo (04/10) no salão principal da Reitoria da UERN, no centro de Mossoró. O sepultamento está marcado para segunda-feira, dia 5, às 9 horas, no Cemitério São Sebastião (veja mapa abaixo).

Sensibilizado o reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros, acaba de decretar, através da Portaria 6797/2009, Luto Oficial por três dias. A referida portaria também suspende as atividades acadêmicas e administrativas na segunda-feira, dia 5 de outubro.




Exibir mapa ampliado

BIOGRAFIA

Fonte: Oeste
João Batista Cascudo Rodrigues, nasceu em Mossoró, 23 de junho de 1934, filho de Adolfo Rodrigues, natural de Sobral-CE e da professora Ozelita Cascudo Rodrigues, que era filha de Olinto Florêncio de Almeida e Francisca Bezerra Cascudo.

Tomou posse em 13 de abril de 1967. Bacharel em Direito, professor e escritor. Fundador da Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Redigiu o decreto nº 20/68, de 28 de setembro de 1968 que criou a ESAM-Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atual UFERSA-Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O mais jovem dos reitores brasile
iros, em 1968, assinado pelo prefeito Raimundo Soares de Souza, com 34 anos de idade, primeiro reitor da Universidade regional do Rio Grande do Norte, atual Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN.

Câmara Cascudo disse que ele era o “fundador da dinastia dos reitores da Universidade Regional do Rio Grande do Norte”. Diretor Geral da Escola Nacional de Administração Pública da Presidência da República e Diretor do Departamento Latino-Americano de Energia (Quito). Membro das Academias Norteriograndense de Letras e de Ciências, da Academia Brasileira de História (São Paulo), Academia Brasiliense de Letras, Academia Internacional de Cultura e Academia de Letras e Música do Brasil, sendo as duas últimas igualmente sediadas em Brasília.


Membro da Academia Mossoroense de Letras e Presidente Perpétuo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, com sede em Mossoró, RN. É sócio efetivo do IHGRN, sediado em Natal. Membro da Academia Norteriograndense de Letras (cadeira 32).


A Mulher Brasileira: Direitos Políticos e Civis
4ª ed.
Brasília, Projecto et al., 2003. 766p., photos, tables, graphics, facsimiles, wrps Paperback ISBN 8588401266 A detailed examination of political and civic rights pertinent to Brazilian women. Includes notes and bibliographical references (Item ID: 106746)

Tempo e Vida
Editora: DIVERSAS, 1985

Modernização - Sociedade, Família e Província
Editora: Guimarães Duque, 1983

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos