Partindo da ideia de provocar estranhamento e curiosidade, o professor André Lemos da Universidade Federal da Bahia, lançou uma proposta inusitada: colar QR (quick response) Codes em banheiros.
Para isso, ele pesquisou frases filosóficas ou reflexivas, e construiu imagens a partir delas para em seguida, criar QR Codes associados. Os Quick Response Codes foram espalhados em sanitários de locais de grande circulação, como, por exemplo, em alguns shoppings da cidade, no Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, em bibliotecas, faculdades e cinemas.
Tudo isso remete a um conceito novo, que está ganhando espaço e gerando mais pesquisas sobre o tema: as Mídias Locativas. Um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais, cujo conteúdo da informação está diretamente associado a uma localidade (Lemos, 2003). É a interação do espaço e do objeto. Através das mídias locativas, as trocas informacionais não são mais originadas de meios massivos, nem do ciberespaço acessado em locais fechados, e agora passam a emergir de objetos que emitem localmente informações, processadas através de artefatos móveis. Como é o caso dos QR Codes, que podem ser anexados em qualquer lugar, levando informação para qualquer ambiente, inclusive para banheiros. Para saber mais clique aqui.
0 comments