Já está disponível para download e leitura online o e-book Território da Folkcomunicação, uma publicação do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que contou com o trabalho dos organizadores: Betânia Maciel, Maria Érica de Oliveira Lima e José Marques de Melo que também apresenta o livro:
"Enquanto disciplina acadêmica, a Folkcomunicação vivenciou dois momentos cruciais: a criação do objeto, em consonância com a ideia esboçada por Luiz Beltrão e a configuração do campo pela prática dos pesquisadores que endossaram sua proposta inovadora.
Em meu livro Mídia e Cultura Popular: História, Taxionomia e Metodologia da Folkcomunicação (SP:Paulus, 2008) anotei evidências desse processo, vislumbrando os desdobramentos perceptíveis.
A nova geração que institucionaliza a disciplina defronta-se com a missão de atualizar o legado do fundador para dar continuidade ao seu projeto multifacético, de acordo com a natureza da sociedade que marca a fisionomia do século XXI.
Este o desafio pautado pela Rede Brasileira de Pesquisadores da Folkcomunicação, ao realizar sua XI Conferência Nacional, em Natal (RN), em setembro de 2008. Depois de percorrer terrenos íngremes e ultrapassar curvas sinuosas, cobrindo universos que oscilam entre o abrangente - folkcomunicação e cultura brasileira, tema debatido em 1999 - e o específico - comunicação dos migrantes, tema palmilhado em 2007 -, os organizadores do encontro potiguar resgataram, em certo sentido, a problemática lançada em 1998. Naquela ocasião, o foco esteve concentrado na identidade da disciplina. Impunha-se, então, vencido o primeiro decênio de pesquisas e reflexões, questionar os impasses teóricos e os desafios metodológicos, remanescentes ou adventícios". Para ler o texto do prof. José Marques de Melo, na íntegra clique abaixo ou faça o download.
0 comments