Nos dias 27 e 28 de maio de 2010 a Universidade Federal da Paraíba realiza o III Seminário Latino Americano de Metodologias Transformadoras em Comunicação, Educação e Cidadania, promovido AMLAT.
A AMLAT é uma Rede Temática de Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina, criada em 2008 pelo Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e que tem como parceiros a Universidad Nacional de Córdoba; a Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez; a Universidade Federal da Paraíba; a Universidad Central del Ecuador; e a IELUSC/Universidade Federal de Santa Catarina. O evento reunirá pesquisadores e professores da área de comunicação da América Latina que irão debater sobre comunicação, cidadania, educação e integração científica e acadêmica latino-americana.


A participação é gratuita, mas conforme informações do COMJUNTO Blog Coletivo dos Estudantes de Comunicação é preciso fazer a inscrição no site da INNOVA UFPB, até o dia 25 de maio de 2010.


Confira a Programação do
III Seminário Latino Americano de Metodologias
Transformadoras em Comunicação, Educação e Cidadania
(Auditório da Reitoria da UFPB)

27 de maio de 2010
8  Apresentação Musical
8:30  Abertura
9  A transmetodologia na investigação crítica de recepção comunicacional na América Latina. (Alberto Maldonado UNISINOS)
10  La metáfora. Una Via para la generación de conocimientos y saberes (Alejandrina Reyes  Universidad Experimental Simón Rodríguez Venezuela) / Moderadora (Glória Rabay)
10:30  Recesso
11  Lançamento do livro da Rede AMLAT: Metodologias Transformadoras
“ Tejiendo la red em comunicación, Educación, Ciudadania y integración en América Latina”
14  Educomunicación: entre lo popular y lo alternativo. Una experiência de TV comunitária (Noel Padilha Fernandez Universidad Experimental Simón Rodríguez Venezuela)
14:30  Ações Cidadãs de educomunicação ambiental na região do manguezal de Bayeux PB (Pedro Nunes Universidade Federal da Paraíba)
15  La educomunicación en Ecuador: experiências y projecciones (Alberto Pereira Valarezo Universidad Central del Ecuador) / Moderadora  (Norma Meirelles)
15:30  Recesso
16  A fotocartografia sociocultural como estratégia metodológica (Itamar Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
16:30  Convergência digital e práticas de comunicação comunitária alternativa: uma proposta de abordagem (Juciano Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
17  Redes como metáfora e prática social (Theóphilos Rifiotis Universidade Federal de Santa Catarina)
17:30  Políticas de rádio y televisión en la integración regional Mercorsur (Daniela Monje) / Moderador (João de Lima)
19:30  Identidade, histórias de vida e memória: um exercício de comunicação alternativa (Angela Pavan e Socorro Veloso Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
20:00  Comunicação e Cidadania: a audiodiscrição como estratégia de acessibilidade (Joana Belarmino Universidade Federal da Paraíba)
20:30  Violencia y seguridad en los estúdios de comunicación: la construción de un abordaje desde la articulación comunicación y ciudadania (Susana Morales Universidad Nacional de Córdoba Argentina) / Moderador (Dinarte Varela)

28 de Maio de 2010
8  Nos vemos como ciudadanos? Trabajo com Barrios de Quito (Ivanova Nieto Universidad Central del Ecuador)
8:30  Espelhos do outro: o audiovisual na pesquisa etnográfica (Annelsina Trigueiro Universidade Federal da Paraíba) / Moderador (Victor Braga)
9  Recesso
9:30  Pesquisa e cotidiano: versos e reversos da metodologia e do método (Nísia Rosário Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
10h  Questões e desafios para pensar processos de formação de investigadores (Jiani Adriana Bonin Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
10:30  Ficção, telejornalismo e periferia na TV: um processo de investigação em iniciação científica (Virgínia Sá Barreto, Glaucio Souza, Nayara Klécia de Oliveira e Raissa Lima - orientados PIBIC/PIVIC/ UFPB) Moderador (Sandra Moura)
11  Encerramento

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos