Google X China

Posted by admin 29 de jun. de 2010


Nesta quarta, 30 de junho de 2010, as autoridades chinesas decidem se renovam ou não a licença (ICP, sigla em inglês) do Google como Provedor de Conteúdos de Internet.

O diretor jurídico do Google, David Drumond informou que o governo chinês não aceita que o Google utilize seu portal para redirecionar os internautas através de Hong Kong (que apesar de ser território chinês, pratica a liberdade civil no estilo ocidental, sem filtrar o conteúdo da Internet). "Sem a licença ICP, não será possível fazer a conexão/redirecionada, e assim o google.cn deixará de existir", explicou. Os usuários vão ter que fazer um click na página para serem redirecionados para outro site, ao invés de ocorrer o redirecionamento comercial sem censura, automaticamente. Há três meses (em 22/03/2010) o Google encerrou seu serviço de busca na China (por causa da censura ostensiva do governo chinês), e começou a redirecionar os internautas para um buscador de Hong Kong, que não filtrava os conteúdos, fato que gerou inúmeras críticas de Pequim, e por conseguinte, colocou um impasse na permanência futura da empresa naquele país, onde os números apontam para cerca de 380 milhões de internautas.

O governo chinês declarou (08/06/2010) que a Internet tem exercido um papel importante na aceleração do desenvolvimento da economia chinesa, mas é preciso manter um nó apertado no conteúdo online para evitar qualquer tipo de material subversivo. Existe um bloqueio de acesso a sites como Facebook, YouTube e Twitter a partir da China, como meio de prevenir que dissidentes e ativistas de direitos humanos e pró-Tibet utilizem essas redes para espalhar críticas contra Pequim.

O maior concorrente do Google na China, é o BAIDU, mas que também já avisou em janeiro deste ano que pode abandonar o gigante asiático por causa da censura, depois de sofrer um sofisticado ataque pirata, que segundo a empresa, teria partido de dentro da própria China.

A companhia americana já começou uma campanha (ainda incipiente) para transferir seus usuários do google.cn para o google.com.hk. A nova página do GOOGLE mostra uma imagem de seu logotipo e um espaço de buscas inativo, onde abaixo se lê: "Mudamos para google.com.hk" e "Por favor, salvem nossa página na web" (veja ilustração no topo da página).

Ilustrações e texto by ReCunha

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos