Desde o dia 25 de junho de 2009, quando foi divulgado online o primeiro edital para seleção do PPgEM Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, até o dia 4 de dezembro de 2009, data da divulgação do resultado final (veja abaixo) foram meses, semanas, horas de tensão, expectativa e esforço mental para aqueles envolvidos no processo.Tarefa árdua para os avaliadores designados para analisar e avaliar o sentimento de esforço de intelecção que se produziu no trajeto do esquema individual de cada candidato durante a interpretação contínua da "proposição" literária de cada um, que incluiu transformar mentalmente as relações abstratas, sugeridas pelos objetos percebidos, também abstratos; em imagens concretas, capazes de recobrir tais objetos de tal forma que o esquema primitivo não se 'desmonte' durante a operação. Compartilhei intensamente (como candidata) da vivência desta experiência, assim aproveito este momento para parabenizar os que como eu, atingiram a média necessária para a aprovação, e faço uma reflexão sobre a característica intelectual do esforço mental. Para tanto, recorro ao filósofo francês Henri Bergson* (1859-1941) que afirmou que
só há esforço mental onde existem elementos intelectuais em via de organização. [...] A unidade para a qual o espírito caminha não é uma unidade abstrata, seca e vazia. É a própria unidade da vida. Mas do fato de uma representação ser una não se segue que ela seja uma representação simples. Ela pode, ao contrário, ser complexa, e mostramos que há sempre complexidade quando o espírito realiza esforço, e que esta é a característica própria do esforço intelectual. Entre a causa “eficiente” e a “causa final”, há, acreditamos, algo intermediário, uma forma de atividade. Esta operação, que é a própria operação da vida, consiste em uma passagem gradual do menos realizado ao mais realizado, do intensivo ao extensivo, de uma implicação recíproca das partes à sua justaposição. Analisando-o, o esforço intelectual, cercamos o mais perto que podemos, com o exemplo mais abstrato e, conseqüentemente, mais simples, esta materialização crescente do imaterial que é característica da atividade vital, intelectual. Trabalhar intelectualmente consiste em conduzir uma mesma representação através de planos de consciência diferentes em uma direção que vai do abstrato ao concreto, do esquema à imagem (BERGSON, 1902).
Nome do Candidato | Média | Média | Média Final | Linha de Pesquisa | Orientador | |
Prova Escrita | Prova Oral | |||||
2º | Ana Paula de Araújo Ribeiro | 7,4 | 8,8 | 8,1 | Práticas Sociais | Prof.ª Dr.ª Kênia Beatriz Ferreira Maia |
4º | Ana Tázia P. Melo Cardoso | 7,5 | 7,4 | 7,5 | Práticas Sociais | Prof. Dr. Sebastião Guilherme A. da Siva |
3º | Anna Karina D. Bevilaqua | 7,9 | 7,5 | 7,7 | Práticas Sociais | Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Pinto Coelho |
2º | Helton Rubiano de Macedo | 8,2 | 8,0 | 8,1 | Práticas Sociais | Prof.Dr. Juciano de Sousa Lacerda |
1º | Sonia Regina S. da Cunha | 9,0 | 7,7 | 8,3 | Práticas Sociais | Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Pinto Coelho |
Nome do Candidato | Média | Média | Média Final | Linha de Pesquisa | Orientador | |
Prova Escrita | Prova Oral | |||||
3º | AntônioC. do A. Barbosa | 8,1 | 7,7 | 7,9 | Produção de Sentido | Prof.ª Dr.ª Maria Érica de Oliveira Lima |
3º | Gustavo L. Sobral | 8,0 | 7,8 | 7,9 | Produção de Sentido | Prof.ª Dr.ª Josimey Costa da Silva |
4º | Lady Dayana S.de Oliveira | 7,1 | 7,6 | 7,3 | Produção de Sentido | Prof.ª Dr.ª Maria Helena B. e Vaz da |
2º | Libny Silva Freire | 7,7 | 8,5 | 8,1 | Produção de Sentido | Prof.ª Dr.ª Maria Érica de Oliveira Lima |
1º | Tobias Arruda Queiroz | 8,4 | 8,0 | 8,2 | Produção de Sentido | Prof. Dr. Adriano Lopes Gomes |
0 comments