Leitura Crítica da Mídia

Posted by recunha outubro 31, 2009

Fonte: FNDC (Redação/F.Reinholz)

Promover e estimular o conhecimento sobre a mídia, suas potencialidades e características requer uma política pública abrangente, unindo os campos da educação, da cultura e da comunicação. A capacitação da sociedade para uma leitura crítica da mídia é um dos eixos estratégicos da atuação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. [...]No Brasil, os meios de comunicação são dominados pelo sistema privado. Diante da falta de um contraponto, é necessário gerar modalidades de contra-informação, observa a psicóloga Roseli Goffman, representante do Conselho Federal de Psicologia na Coordenação Executiva do FNDC. [...]Segundo a psicóloga, é necessário garantir a criação de fontes de financiamento para incentivar a diversidade e a regionalização na produção de conteúdo, inserir o caráter transdisciplinar da educação para a mídia em todas as ações de universalização das comunicações, estimular e promover o interesse da população pela leitura. “A leitura crítica da mídia não deve ser uma matéria independente do currículo escolar. Ela tem que ser uma leitura transversal e expressar a conscientização do professor”, argumenta a psicóloga. [...]O FNDC em seu Programa para a Democratização da Comunicação no Brasil, propõe a criação de um Instituto de Altos Estudos de Comunicação e Estratégia, a criação de um programa de Capacitação da Leitura Crítica dos Meios de Comunicação e debate da estética, assim como uma política pública nacional que inclua no currículo escolar do ensino fundamental e médio disciplinas sobre a mídia. Defende a inclusão no currículo escolar do ensino fundamental e médio, de disciplinas sobre a mídia inseridas dentro de uma filosofia que resgate o caráter dialógico da comunicação. Para ler a notícia na íntegra clique aqui.

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