"A mente humana tende a tratar toda nova idéia
do mesmo jeito que o corpo trata uma nova doença,
rejeitando-a."
Peter Medawar, cientista brasileiro, Prêmio Nobel 1960
do mesmo jeito que o corpo trata uma nova doença,
rejeitando-a."
Peter Medawar, cientista brasileiro, Prêmio Nobel 1960
De acordo com o Dicionário de Etimologia da Lingua Inglesa, versão de 2001, a palavra blog foi utilizada em 1998 para identificar textos disponibilizados na internet (online). Antes existia a palavra weblog (1994):
web – rede (antes era só a teia de aranha, mas hoje é rede de computadores mundial, a world (=mundial), wide (=abrangente, de ponta a ponta) web, ou www) +
log – que veio da palavra Bloggs (1969). Na Inglaterra o termo ‘joe bloggs’
era utilizado para se referir a alguém desconhecido, uma pessoa hipotética, assim como em português algumas pessoas utilizam o termo ‘joão ninguém’ ou ‘zé mané’.
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Hoje a Enciclopédia Britannica registra o substantivo blog, blogger (redator de blog), o verbo blog como o ato de compor material para um blog e até blogosfera, que é o universo online dos blogs. E nós, aqui do CultMídia adicionamos a ‘blogoteca’, ou em inglês, bloglibrary, que é o conjunto de blogs que tratam de um determinado assunto, dentro de uma determinada área do conhecimento. Mas, por falar nisso, quantos blogs será que existem em todo o universo blogal (outra palavra ‘forjada’ aqui)? Segundo a Technorati Media (*) o mundo contava 78 milhões de blogs em março de 2007. Os japoneses eram titulares com 37%, seguidos pelos britânicos com 36%. (*)De acordo com a Revista TIME: “Se o Google é a biblioteca de referência da web, a Technorati está se tornando a cafeteria, o lugar onde as coisas da web são faladas”.
Hoje é possível encontrar blogs sobre todos os tipos de assuntos e em quase todas as línguas. Inclusive blogs sobre e para educação. A revista A REDE publicada pela Momento Editoral traz uma importante reportagem sobre o assunto na edição de abril de 2009, ano 4, nº 46, com a seguinte chamada de capa: ‘Blogs para ensinar e aprender’.
Hoje é possível encontrar blogs sobre todos os tipos de assuntos e em quase todas as línguas. Inclusive blogs sobre e para educação. A revista A REDE publicada pela Momento Editoral traz uma importante reportagem sobre o assunto na edição de abril de 2009, ano 4, nº 46, com a seguinte chamada de capa: ‘Blogs para ensinar e aprender’.
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Sete motivos para um professor criar um blog
1. É divertido
Não há nada que legitime mais que o fato de ser divertido. Um blog é assim, pensou, escreveu. E depois os outros comentam.
2. Aproxima professores e alunos
Com o blog, o professor comunica com os alunos em um meio conhecido por eles, o que favorece a troca de idéias mais intensa.
3. Permite refletir sobre as colocações
Ao ter suas colocações comentadas pelos alunos, o professor tem oportunidade de refinar o discurso, descobrir o que desperta polêmica, o que precisa ser melhor explicado.
1. É divertido
Não há nada que legitime mais que o fato de ser divertido. Um blog é assim, pensou, escreveu. E depois os outros comentam.
2. Aproxima professores e alunos
Com o blog, o professor comunica com os alunos em um meio conhecido por eles, o que favorece a troca de idéias mais intensa.
3. Permite refletir sobre as colocações
Ao ter suas colocações comentadas pelos alunos, o professor tem oportunidade de refinar o discurso, descobrir o que desperta polêmica, o que precisa ser melhor explicado.
4. Liga o professor ao mundo
Os blogs reservam espaço para links, o que obriga o professor a pesquisar para oferecer sugestões.
5. Amplia a aula
Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos de aula pode ser explorado com maior profundida em outro tempo e espaço. Alunos podem aproveitar para tirar dúvidas, ampliar o tema.
6. Permite trocar experiências com colegas
É muito comum que os professores entrem nos blogs uns dos outros, propiciando uma troca de experiências muito rica. Até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes podem interagir uns com os outros.
7. Torna o trabalho visível
O professor que tem um blog tem mais possibilidade de ter seu trabalho visto e comentado.
Os blogs reservam espaço para links, o que obriga o professor a pesquisar para oferecer sugestões.
5. Amplia a aula
Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos de aula pode ser explorado com maior profundida em outro tempo e espaço. Alunos podem aproveitar para tirar dúvidas, ampliar o tema.
6. Permite trocar experiências com colegas
É muito comum que os professores entrem nos blogs uns dos outros, propiciando uma troca de experiências muito rica. Até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes podem interagir uns com os outros.
7. Torna o trabalho visível
O professor que tem um blog tem mais possibilidade de ter seu trabalho visto e comentado.
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