Política Social da Comunicação Móvel

Posted by Maria das Graças Pinto Coelho 27 de abr. de 2009



A Universidade de Rutgers em Nova Jersey, nos Estados Unidos, realiza de 9 a 11 de outubro de 2009 a Conferência Internacional sobre Política Social da Comunicação Móvel.

O mundo da comunicação móvel mudou drasticamente na última decada. O número de usuários da telefonia móvel pulou de cem milhões para mais de quatro bilhões, superando todas as expectativas. Em virtude do advento da tecnologia móvel, quase todos os aspectos da vida social se modificaram. Muitas aplicações para celulares como, por exemplo, monitoramento para a saúde, jogos e até aplicações comerciais, foram disponibilizadas aos usuários.

Além disso, aumentou também o número de estudos acadêmicos sobre a comunicação móvel, e hoje há uma rede de intelectuais analisando o assunto em várias partes do globo. Os pesquisadores já conseguem acompanhar com profundidade alguns aspectos da comunicação móvel, como a importância para o desenvolvimento cultural, a influência simbólica e social-interacional, bem como a sua relevância para o comércio. Mas, por outro lado, pouco se sabe sobre as implicações desta mobilidade tecnológica sobre a Política Social. E este é exatamente o ponto mais importante, que precisa ser analisado por aqueles que procuram compreender as sociedades humanas, e também, por aqueles que vivem nestas sociedades. E é com este objetivo, o de tentar produzir novos ‘insights’ sobre o tema, que está sendo organizada esta conferência pelo Centro de Estudos da Comunicação Móvel da Rutgers University.

Os artigos a serem apresentados devem cobrir desde a telefonia móvel e os programas sociais (iniciação através da avaliação), passando pela utilização da tecnologia móvel como ferramenta de marketing político (como a campanha do Presidente Obama, por exemplo), até a utilização da comunicação móvel para influenciar a política social do meio ambiente.

Os pesquisadores estão sendo convidados a apresentar informações que vão desde dados empíricos (tanto qualitativos como quantitativos) até importantes questões teóricas, com o principal objetivo de oferecer análises sobre as políticas sociais da comunicação móvel. Informações com o prof. James Katz no site da Rutgers University.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos