Curso de Jornalismo gratuito na SBPC

Posted by admin 9 de jun. de 2011

EBJC recebe inscrições! Curso de inverno para estudantes de graduação será gratuito e realizado em julho, durante a 63ª Reunião Anual da SBPC
As inscrições para o curso de extensão Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC) estão abertas e vão até o dia 18 de junho. A EBJC é destinada a alunos de graduação do último ano em Jornalismo (sétimo e oitavo semestres). Será realizada em Goiânia durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (RA/SBPC), que terá como tema central: Cerrado - Água, Alimento e Energia. Os alunos selecionados terão bolsas de estudo integrais, com todas as despesas custeadas pela organização do evento.
A escola de inverno é um curso de imersão em Jornalismo Científico, intensivo (de 6 a 20 de julho), com aulas práticas e teóricas. Durante a realização da EBJC, os alunos terão contato direto com a comunidade científica brasileira e também participarão de dois seminários introdutórios sobre o Cerrado, para conhecerem mais sobre as riquezas naturais do bioma, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Durante a Reunião Anual da SBPC, os estudantes produzirão um blog temático e, para tanto, terão acesso às palestras e coletivas de imprensa do evento.
A coordenação pedagógica é da jornalista e pesquisadora Graça Caldas (Labjor/Unicamp). Integram o corpo docente os jornalistas e pesquisadores Wilson Bueno (Umesp) e Mariluce Moura, editora da Revista Pesquisa Fapesp e nova presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Audre Alberguini, coordenadora do curso de Jornalismo do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA) e Heloisa Dias, assessora especial da Embrapa, Brasília.
Nesta primeira edição da EBJC serão oferecidas cinco bolsas nacionais (um estudante por região brasileira) e cinco bolsas para os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição onde será realizada a 63ª RA/SBPC. "A EBJC tem como objetivos atrair para a divulgação científica os melhores estudantes de Jornalismo e fomentar o debate sobre Ciência e Educação em todo o Brasil", explica Adriana Lima, diretora de Projetos da Cohen Comunicação, empresa especializada na organização de eventos científicos e idealizadora da EBJC.
Para sua realização, a Escola tem o apoio institucional da SBPC, da ABJC, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), do Instituto Sangari e da empresa Qualis A Sites e Editoração. Novas edições da Escola serão realizadas, anualmente, sempre paralelamente às reuniões da SBPC.
Segundo Ana Ferreira, diretora de Eventos da Cohen, para se inscrever é necessário que o estudante envie currículo, histórico escolar, carta de recomendação, um breve texto sobre "Cerrado" (15 a 20 linhas), e pague uma taxa de R$ 30,00. As inscrições e informações complementares estão no site www.ebjc.com.br.

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos