Economia Política da Mídia PPGEM UFRN

Posted by admin 24 de ago. de 2010

O PPGEM Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresenta neste segundo semestre de 2010 a disciplina Economia Política da Mídia, ministrada pela profa. dra. Maria das Graças Pinto Coelho

A primeira aula será realizada no dia 26 de agosto de 2010, a partir das 15:30 horas na Sala F4 do Setor 2. Abaixo estão disponibilizados dois textos que vão compor a Bibliografia da disciplina. O primeiro texto é de André Gorz e tem como título "A saída do capitalismo já começou". Veja o que diz Paulo Marques na introdução: 
"Pouco antes de falecer, o filósofo André Gorz enviou para a revista Ecorev este artigo. Escrito em julho de 2007 foi reproduzido pela revista espanhola “ El Viejo Topo” na edição 258-259 de julho e agosto de 2009. No artigo Gorz constata que o sistema capitalista a partir das profundas transformações que advém das novas tecnologias coloca em xeque a própria existência do sistema. Segundo Gorz esse processo do que ele denomina “saída do capitalismo” já começou, mas ainda não se sabe se a saída deste modelo hegemônico de produção será de forma civilizada ou bárbara. Segundo Gorz “já conhecemos a forma bárbara. Prevalece em várias regiões da África, dominadas por senhores da guerra, pelo saque das ruínas da modernidade, os massacres e tráfico de seres humanos”. Por outro lado as condições que se abrem para a forma civilizada, que seria a partir de uma outra economia baseada no que o autor chama de auto-produção comunal, estão dadas. Neste dia Internacional dos Trabalhadores o blog Brasil Autogestionário reproduz este artigo traduzido para o português, como uma homenagem a este que foi um dos grandes pensadores contemporâneos do tema do trabalho e como contribuição à reflexão sobre as possibilidades e perspectivas das práticas dos trabalhadores e trabalhadoras que fazem da autogestão uma possibilidade de saída civilizada do capitalismo".

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos