Femmes, Women, Mulheres

Posted by admin 3 de jul. de 2010

A ONU Organização das Nações Unidas acaba de criar (02/07/2010), em Nova Iorque (EUA), uma nova entidade a ONU WOMEN (ONU DAS MULHERES), com o objetivo de promover a igualde de gênero e fortalecer o papel feminino na sociedade. O resultado é histórico, e unânime, depois de anos de negociações entre os Estados membros da ONU. Durante o discurso o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon afirmou que estava "agradecido aos Estados-Membros pelo grande passo em prol das mulheres, pois a ONU WOMEN aumentará significativamente os esforços da ONU para promoção da igualdade de gênero, expansão das oportunidades para as mulheres e vai ajudar no combate à discriminação em todo o mundo."

Calcula-se que o novo organismo deverá contar com um apoio financeiro inicial de cerca de 500 milhões de dólares e está previsto para começar a funcionar a partir de janeiro de 2011. A ONU das Mulheres terá duas funções principais:
1º) apoiar os organismos inter-governamentais tais como a Comissão sobre o Status da Mulher para a formulação de políticas, padrões e normas globais, e 
2º) ajudar os Estados-Membros a implementar tais normas, através de apoio técnico e financeiro adequado aos países que o solicitarem, bem como providenciar o estabelecimento de parcerias eficazes com a sociedade civil.

Mas, durante a reunião houve um certo impasse quanto à sigla do novo organismo, conforme afirma notícia veiculada edição online do New York Times. A sigla seria UNEGEEW, que representa a abreviação de United Nations Entity for Gender Equality and the Empowerment of Women*. Assim, decidiram aprovar ONU WOMEN, mas muita gente não gostou dizendo que parecia nome de "clube social das luluzinhas", ao invés de uma organização destinada a liderar a transformação de muitas mulheres de todo o mundo. Alguns diplomatas chegaram a sugerir "Gender Entity" (Entidade do Gênero), mas também não houve consenso, provocando inclusive risos.

Foi aí que o embaixador francês na ONU, Gérard Araud, (que fala um inglês melífluo), argumentou que, já que o francês é uma das línguas da ONU, o ideal seria ONU FEMMES. Assim, a observação foi incluída como nota de rodapé na tradução oficial, e muitos já pressionam para que o nome ONU FEMMES também seja utilizado na versão em inglês. "Femmes ONU, soa muito melhor do que 'unwomen', salientou Stéphane Crouzat, porta-voz da Missão Francesa.

A diretoria da ONU das Mulheres também deverá gerar disputas, já que terá 'status' de subsecretário-geral. Acredita-se que até setembro, o cargo esteja preenchido e a mais cotada até agora, é a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet.

* Nações Unidas Entidade para Igualdade de Gênero e Empoderamento da Mulher

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos