Prêmio Luiz Beltrão 2009

Posted by admin 2 de mai. de 2009 0 comments



As indicações vão até 24 de maio. Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, através de um processo de consulta aos sócios da INTERCOM, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individual ou coletivas, bastando preencher a Ficha de Indicação e remetê-la ao Júri do Prêmio LB-2009:
R. Joaquim Antunes, 705
05415-012 – São Paulo – SP
Os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão 2009 participarão do XII Simpósio de Pesquisa Avançada em Comunicação: Trajetórias intelectuais e histórias de vida de lideranças comunicacionais, que acontecerá durante o XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2009, em Curitiba, PR.
Mais informações clique aqui.


Fotografe as Nações 2009
1º Maio a 31 Julho
O tema de 2009 é Crescendo no Sec 21

Este ano os organizadores do concurso querem que os jovens em todo o mundo olhem em volta e pensem sobre o lugar onde vivem, as limitações que sofrem, as vantagens ou oportunidades que existem, principalmente do ponto de vista do gênero feminino e masculino.

O conceito é simples:

Qualquer jovem entre 11 e 25 anos pode se inscrever e enviar três fotos, desenhos ou ilustrações gráficas, com legendas,
para expressar os sentimentos relacionados às três categorias abaixo:

1. Porque
você é menina / ou / Porque você é menino
2. O que impede você de seguir adiante
3.
O que você
gostaria de ser

Os vencedores serão anunciados no Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto de 2009.
Informações sobre ficha de inscrição, endereço para enviar as fotos e os prêmios clique aqui. (em português)
As fotos selecionadas serão expos
tas na sede da ONU em Nova York.




Ao lado uma das fotos vencedoras na categoria 11 a 16 anos.
Foi tirada no Kenya e mostra um grupo de meninos jogando bola num lixão.


O Portal EducaRede está oferecendo cursos online voltados para a formação de educadores. Neste momento, estão abertas as inscrições para cursos, de graça, através do EducaRede da Argentina. Embora o conteúdo dos cursos esteja em espanhol, a participação dos professores e pesquisadores brasileiros pode ser feita em português. Confira alguns dos temas:
  1. O uso dos blogs na educação.
  2. Metodologia de aprendizagem baseada em problemas.
  3. Desenho, implementação e avaliação de projetos com TIC na Educação Infantil.
Mais informações no Portal EducaRede.

Quando: 4 de maio de 2009, segunda-feira, 15 horas
Onde: Câmara dos Vereadores de Natal (clique aqui para ver no mapa)
O que: Audiência Pública sobre Mercado de Trabalho em Jornalismo no RN
Por que: Para debater a onda de demissões em massa de profissionais de imprensa ocorrida recentemente no Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: FENAJ

19 EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste
Universidade Federal da Paraíba UFP
Pós-Graduação em Educação PpgE
João Pessoa, PB
5 a 8 de julho de 2009
Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social
Pesquisadores do Norte e do Nordeste vão analisar os grandes desafios do atual quadro de exclusão social e educacional do Brasil, pois a melhoria na qualidade da educação é uma questão de direitos humanos.
Destaques:

A Pesquisa em Educação do Campo
Mesa Redonda integrada pelos prof. drs. Paulo Palhano/UFRN (Coordenador), Maria da Silva/UEPA, Sonia de Jesus/UFS e Maria Moura/UFPI.

Currículo e Diversidades SocioCulturais

Mesa Redonda integradas pelos profª. drªs. Laura Pizzi/UFAL, Rosangela Carvalho/UFPE, Josenilda Silva/UFPA e Márcia Maria Gurgel/UFRN.

A Expansão do Ensino Superior: O público e o privado em disputa

Mesa Redonda integrada pelos prof. drs. Sofia Vieira/UECE, Arminda Mourão/UFAM, Antonio Cabral Neto/UFRN e Vera Chaves/UFPA.

Memória e História da Educação

Mesa Redonda integrada pelos prof. drs. José Simões/UFPE, Elizeu de Souza/UNEB, Anamaria de Freitas/UFS e Maria Inês Sucupira Stamatto/UFRN.

Valorização do magistério: política de fundos e impactos na carreira, nos salários e na qualificação docente

Colóquio: Magna França/UFRN, Luís Sales/UFPI e Luís de Souza Jr/UFPB.

Políticas públicas de formação de professores

Colóquio: Robinson Tenório/UFBA, Tânia Hetkowski/UNEB e Alda Maria Duarte Araújo Castro/UFRN.

Educação no Nordeste do Brasil: as promessas da modernidade

Colóquio: Juraci Cavalcanti/UFC, Marlúcia de Menezes Paiva/UFRN e Jaci Menezes/UNEB.

A reconfiguração do trabalho docente na educação superior

Colóquio: Olgaises Maués/UFPA, Antonio Lisboa/UFRN e Edna Bertoldo/UFAL.

Propostas de Mini Cursos UFRN:

  1. Linguagem Licenciatura e Formação de Habilidades para o Trabalho Experimental Na Perspectiva de Galperin / Proponente: prof. dr. Izauro Beltram Nunez.
  2. Usos didáticos de imagens: Noções de tempo, espaço e sociedade / Proponentes: prof.drs. João Maria de Andrade/UFRN e Paulo Souto/UFS.
  3. Educação e Higienismo: a concepção de infâncianas práticas pedagógicas do início do século XX /Proponente: prof. dr. Antônio Basílio Menezes/UFRN.
  4. A História e a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental /Proponentes: prof. drs. Francisca Lacerda de Góes/UFRN e Francisco Claúdio Soares Júnior/UFRN.
  5. Avaliação Política e avaliação de políticas públicas em educação /Proponentes: prof. dra. Maria Aparecida de Queiroz/UFRN e doutorando Márcio Adriano de Azevedo/UFRN.
Mais informações clique aqui.

A Sociedade Eça de Queiroz convida a todos para o Concurso de Ensaios sobre ‘A Ética na Obra da Eça de Queiroz’. As inscrições vão até 31 de agosto de 2009. Os trabalhos inéditos, com no máximo 5 páginas, devem ser enviados para Rua Sá Ferreira, 152 – cj.403, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22071-100. Informações pelo telefone 21 2287-8244, com prof. Lins.

60 Anos EAJ/UFRN

Posted by admin 29 de abr. de 2009 0 comments

O Professor Kydelmir Dantas envia um email comunicando que a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) está comemorando 60 anos hoje (29/4/2009). A programação comemorativa (durante três dias) inclui palestras, aulas inaugurais, lançamentos de livros, apresentações culturais e a inauguração de novos setores. Destaque para apresentação do Grupo de Dança Ritmo e Arte e o lançamento dos livros:

  1. A Escola Agricola de Jundiai: entre passado e futuro de Rivaldo D’Oliveira e
  2. Flor de Parede da aluna Josefa Geilza.

eventos 2009

Posted by admin 28 de abr. de 2009 0 comments

última atualização em 08/05/2009


MAIO


Nos dias 11, 12, 13, 18 e 19 de maio de 2009 acontece o Curso Mídias Locativas – Comunicação e Mobilidade na Faculdade de Comunicação da UFBA. O curso será ministrado pelos prof. drs. André Lemos (coordenador), José Ribeiro, Marcello Medeiros, Fernando Firmino e Luiz Andrade. Serão abordados aspectos da relação das novas mídias locativas com a arte, os games, marketing e jornalismo. As novas mídias como dispositivos, sensores e redes digitais sem fio e seus respectivos bancos de dados “atentos” a lugares e contextos, os chamados LBS e LBT, têm como característica fundamental o fato de que elas aliam, paradoxalmente, localização e mobilidade. Pretende-se examinar o uso de tecnologias e serviços baseados em localização no contexto mundial e brasileiro, apontando para a discussão de questões como espaço, lugar, comunicação e mobilidade. O curso é proposto pelo Grupo de Pesquisa em Cibercultura, credenciado pelo CNPq e pioneiro dessa discussão no Brasil e faz parte da pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Para inscrições clique aqui.




A III Conferência Municipal de Cultura de Natal
acontece nos dias 19 e 20 de maio de 2009
O tema é “Cultura, Educação e Turismo para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade da Gente”, a partir dos seguintes eixos temáticos:
I - Cultura e Turismo;
II - Cultura e Educação;
III - Cultura e Comunicação;
IV - Cultura e Patrimônio
A Conferência de Natal é etapa preparatória municipal da 2ª Conferência Nacional de Cultura e é coordenada pela Fundação Cultural Capitania das Artes e Promoção do Conselho Municipal de Cultura do Natal, com o objetivo de discutir as diretrizes previstas no Plano Municipal de Desenvolvimento Cultural.
A III Conferência Municipal de Cultura de Natal tem os seguintes objetivos:
a) Reunir pensamentos, demandas, propostas, necessidades da população natalense para a realização de um diagnóstico das necessidades do setor cultural da Cidade;
b) Elaborar um documento de orientação para formulação de políticas, programas e projetos a serem desenvolvidos no município, principalmente para a implantação do Fundo Municipal de Cultura;
c) Fortalecer, ampliar e diversificar o acesso da sociedade civil aos mecanismos de participação popular;
d) Eleger os cinco titulares e cinco suplentes, representantes dos artistas (cadastrados no CMEC), para compor o Conselho Municipal de Cultura de Natal.
Para ver a íntegra do Decreto Nº. 8.709 de 7 de maio de 2009, assinado pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa clique aqui.


Conferência Nacional de Comunicação é destaque no Congresso da Radiodifusão
19 e 21 de maio de 2009
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília
Tema Radiodifusão: Compromisso com o Brasil
A 25ª edição do Congresso Brasileiro de Radiodifusão promete ser um grande palco de debates sobre o atual cenário do rádio e da TV e as perspectivas dos meios no país. Organizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, o Congresso discutirá temas importantes como liberdade de expressão, novas tecnologias, marco regulatório do setor e gestão das empresas. Para saber mais clique aqui.



XIII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação em Marília (SP), 20-22 de maio de 2009. O CELACOM é um congresso promovido anualmente por iniciativa da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Organizado sob a forma de colóquio internacional focaliza a trajetória e as vertentes da corrente de pensamento denominada Escola Latino-Americana de Comunicação. Destina-se em verdade a debater conceitos, teorias e metodologias desenvolvidos no espaço latino-americano pela área das ciências da comunicação, eventualmente com a participação dos seus protagonistas. Por isso, cada edição destaca uma personalidade ou instituição criadora de conhecimento comunicacional relevante. Envio dos trabalhos para participação nos GT’s: até 10 de maio de 2009. Serão aceitos exclusivamente os trabalhos cujos autores tenham feito o pagamento prévio da inscrição na Celacom 2009. Mais informações clique no link do site do evento.




59th Annual ICA Conference

Chicago Marriott Downtown Magnificent Mile

May 21-25, 2009

O Impacto Social da Comunicação

Por uma teoria da comunicação engajada, pesquisadora e pedagógica


Abaixo v
ocê confere alguns temas do evento:

  1. Celular 2.0: comunicação além da voz?
  2. O futuro é prologo: Nova Mídia, Novas Estórias?
  3. A Ética na Mídia
  4. Comunicação Global e Mudança Social
  5. Modelos Lineares Hierárquicos (Hierarchical Linear Model HLM)
  6. A Comunicação da Responsabilidade Social Empresarial
Para maiores informações clique no site do evento.


O II Fórum Nacional de TVs Públicas
acontece nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2009,
em Brasília,
finalizando um processo de discussão que vem acontecendo dentro das entidades do campo público de televisão e com toda a sociedade civil organizada.
Desta vez, não é governo que propõe a discussão, mas todo o campo público representado por suas entidades vêm a público clamar por uma análise profunda dos rumos do setor.
O debate que culminou no I Fórum Nacional de TVs Públicas, em maio de 2007, foi resultado de um processo de discussão envolvendo toda a sociedade, liderado pelo governo federal, que resultou na Carta de Brasília, documento com os princípios básicos que devem nortear uma televisão pública, e guia do texto que instituiu a TV Brasil. Para saber mais clique aqui.





V CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E REALIDADE
Universidade Ramon Llull


Faculdade de Comunicação Balanquerna


Barcelona, Espanha, 22 e 23 de maio de 200


metamorphosis of the media space


Atualmente, nós somos testemunhas de uma era de estórias perturbadoras, embaladas pelas mudanças e transformações que afetam principalmente o mundo da comunicação e da cultura. Nossa relação com a mídia está sendo radicalmente modificada. Um novo espaço está sendo redesenhado no qual os atores envolvidos jogam com regras desconhecidas. A hegemonia clássica conhecida pela dicotomia produtor/consumidor foi quebrada e agora nós nos deparamos com esta nova cena fragmentada dominada pela convergência tecnológica. Esta conferência tem por objetivo definir o atual momento de mudança: a metamorfose do espaço midiático. Mais informações clique aqui.




INTERCOM NORDESTE 2009
XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste

De 14 a 16 de maio de 2009
UFPI - Universidade Federal do Piauí
Teresina - PI

Comunicação, Educação e Cultura na era Digital
Mais informações clique aqui.



JUNHO


18º Encontro Anual da COMPÓS
2 a 5 de
junho de 2009 Belo Horizonte, PUC Minas


O Encontro Anual da Compós é um dos mais significativos eventos científicos da área de Comunicação no Brasil. A dinâmica de funcionamento do Encontro favorece a exposição de trabalhos inéditos na área, revelando um panorama da produção científica nacional. Ao possibilitar o debate sobre as relações entre comunicação e sociedade, e os processos de representação na comunicação contemporânea, com suas implicações políticas, econômicas, tecnológicas e culturais, o Encontro Anual da Compós estimula a participação da comunidade acadêmica e de pesquisa, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento teórico e científico. Também é relevante a contribuição do encontro para o desenvolvimento da Pós-Graduação na área, através do estímulo à integração e ao intercâmbio entre os Programas strictu sensu associados. Mais informações clique aqui.





REGIOCOM 2009
XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional
UMESP – SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
18 e 19 de junho de 2009
Tema Central: Comunicação Regional e Diversidade Cultura
Mais informações clique aqui.



JULHO


19 EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste
5 A 8 DE JULHO DE 2009
Mais informações clique aqui.










IAMCR 2009


A conf
erência 2009 da Associaciação Internacional de Estudos em Comunicação Social – IAMCR está agendada para o período de 21 a 24 de julho de 2009, na Cidade do México. Mas, em virtude do surto de gripe H1N1 que se abateu sobre o México e outros países, a Presidente da Associação, Annabelle Sreberny informa que o Comitê Organizador está preocupado com a atual situação e que espera confiante que o problema seja sanado para que a conferência se realize satisfatoriamente. As decisões sobre a conferência serão disponibilizadas no site.



AGOSTO

XII Conferência Brasileira de Folkcomunicação
12 a 15 de agosto de 2009
Taubaté, SP
REDE FOLKOM e Unitau, SESC, Catedra Unesco Metodista de Comunicação
Tema 2009: Caipiras Folkmidiáticos: As múltiplas faces do Jeca

Mais informações no site Rede Folkom.





SETEMBRO



mLife Events
Uma plataforma de Responsabilidade Social Organizações
na cadeia de celular de valor

2, 3, 4 setembro de 2009
Centro de Cultura, Contemporania de Barcelona
Espanha
mLifde Conferência e Exibições
A conferência apresentará trabalhos e pesquisas sobre celular no dia a dia, tecnologia, serviços, implementação, sociedade, economia e governo.
Apresentação de trabalhos até o dia 10 de junho de 2009.
The organization committee is looking for
-- research submissions,
-- practice talk proposals, and proposals for special sessions, workshop
and tutorials
-- demos of mobile devices, content, applications and services as well as
posters and company showcases.
Mais informações no site do M4Life



INTERCOM 2009
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Universidade Positivo - Curitiba/PR - 4 a 7 de setembro


TEMA: “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”


Eis o tema que motiva pesquisadores da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – para o Congresso de Curitiba, em 2009, tendo em conta formular juízos, expor projetos e intercâmbio de experiências sobre o processo de digitalização da informação, seu impacto nas condições de produção, difusão e acesso a bens simbólicos. A era digital representa uma etapa desafiadora para focar a relação entre tecnologia e comunicação, a partir do fato de que as mediações no campo da educação e da cultura expressam novas condições de sociabilidade, compartilhamento de informações e mudanças nas apreensões de sentidos e de inteligência humanos.

A complexidade e o acúmulo das revoluções informacionais que percorrem as passagens da tipografia para a eletrônica e destas para a informatização fizeram com que ciência e tecnologia, mundo privado e esfera pública, informação e entretenimento adquirissem contornos que precisam ser decifrados em termos estéticos, éticos e políticos. Ao propor o debate sobre as interfaces entre a era digital e os impactos nas esferas da cultura e da educação, a Intercom convida os pesquisadores a se defrontarem com a questão da nucleação que os processos de comunicação adquirem no espectro da sociedade globalizada e sistêmica. Ou seja, a digitalização dos processos comunicativos representa mais que o fluxo de informações entre pessoas, sociedades e culturas, já que expressam alterações nos modos de operar e de existir, o que, do ponto de vista educativo, revela formas de adaptação e de gerenciamento do conhecimento.

Na era digital, acentuam-se as representações simuladas e virtuais da realidade, há uma tendência à compactação da informação e seu acesso remoto, quando é possível compartilhar imagens, textos, produções seriais motivadas pela indústria da cultura e outras oriundas de redes descentradas e deslocadas das estruturas convencionais de poder. A digitalização permite outras fontes para a pesquisa científica, afeta as condições de convivência e de transmissão do conhecimento. É um momento em que se verificam a convergência tecnológica, a miniaturização dos equipamentos, a hibridização de linguagens e suportes, e mais do que isto: a profunda modificação nas formas de comunicação que altera também a maneira como se articulam experiência e imaginação.

Nesse contexto, e partindo da suposição de que inexiste neutralidade do uso dos aparatos técnicos, já que resultam de condições objetivas do trabalho e das necessidades humanas historicamente construídas, os processos de comunicação, especialmente na era digital, adquirem dimensões culturais e educativas que necessitam ser analisadas sob diferentes perspectivas, já que expressam mudanças nas formas de apreender a realidade, nas maneiras do exercício do poder e do controle social, bem como nas condições afetas à experiência e construção do imaginário.

Diante da complexidade e da sua atualidade, eis um tema que suscita lidar com a relação homem e tecnologia, formação num ambiente artificializado e as condições estéticas e éticas para observar a migração da oralidade e da escrita para o ambiente da informática, e a condição que esta coloca não só para a comunicação, mas também para as formas recentes de produção de conhecimento e sua articulação com a ciência, com a tecnologia e com o funcionamento mais amplo da sociedade.


A Intercom - que tem como fundamento o pluralismo de idéias - ao focar a digitalização na perspectiva da cultura e da educação, suscita pensar as interfaces entre tecnologia e condição da vida humana, que envolve comunicação, linguagem e cidadania.

Prof. Dr. Belarmino Cesar Guimarães da Costa
Diretor da Faculdade de Comunicação / UNIMEP
Coordenador do GP Comunicação e Educação

Inscrição de trabalhos
Prazo inicial para inscrição de trabalhos

13 de abril
Prazo máximo para inscrição de trabalhos

30 de junho
Os interessados em submeter trabalhos devem

efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia


25 de junho
Data final para comunicação dos aceites dos trabalhos


15 de julho
Data final para divulgação aos congressistas do programa

de cada GPs/NPs ou Evento, incluindo os trabalhos selecionados


31 de julho



XII Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde São Paulo, SP
17 a 18 de setembro de 2009
Tema Central: Educomunicação para a Saúde


Para o titular da Cátedra Unesco/Umesp, Prof. Dr. José Marques de Melo, o ponto alto da conferência está no fato de "colocar em confronto dois agentes diferentes: os comunicadores (jornalistas, publicitários) e os especialistas em conteúdo (médicos, educadores, sanitaristas)". Segundo o professor, a intenção da Comsaúde é exatamente colocar esses dois tipos de agentes em diálogo, fazendo com que os comunicadores possam entender a natureza dos problemas médico-sanitários e, ao mesmo tempo, os profissionais de saúde conheçam melhor o sistema midiático, para que possam interagir em proveito da opinião pública. O evento tem caráter itinerante, em consonância com as perspectiva de descentralização do conhecimento e difusão dos saberes.



OUTUBRO

VII Congresso Internacional da União Latina de Economia Política da Informação,
da Comunicação e da Cultura ULEPICC

7 a 9 de outubro de 2009
Campus de Getafe Universidade Carlos III
Madri, Espanha





Tema:
Políticas de Cultura e Comunicação – Criatividade,
Diversidade e Bem Estar na Sociedade da Informação

Envio de resumos dos trabalhos – até 17 de maio de 2009.
O evento propõe uma reflexão sobre o novo cenário socioeconômico, cultural e tecnológico que existe dentro da Sociedade da Informação, tendo como centro a promoção de políticas públicas culturais e de comunicação, e nas atuações do setor privado que fomentem a criatividade, respondam ao valor da diversidade e atendam à preocupação pelo bem estar general de toda sociedade. Mais informações clique aqui.


V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã
II Feira Nacional de Mídia Cidadã






8 a 10 de outubro de 2009
UNICENTRO Universidade Estadual Centro Oeste
Guarapuava, PR
Tema: Sociedade Civil, Estado e Comunicação
Experiências bem sucedidas na construção de um mundo mais coletivo
Principais questões:
Qual o papel da mídia no estímulo à cidadania?
Como essa mesma mídia e seus profissionais têm desempenhado a função de desenvolver a consciência cidadã Brasil afora?
Mais informações clique aqui.

NOVEMBRO

VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância
Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede)
coordenação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
2 a 5 de novembro de 2009
Rio Poty Hotel, São Luís, Maranhão
Tema: Qualidade em EaD
O evento contará com as presenças confirmadas do secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky e do diretor de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil, Celso Costa, entre outros convidados.
Mais informações pelo telefone 0800 280 2731, pelo e-mail esud2009@gmail.com ou pelo site ESUD 2009.


DEZEMBRO

I Conferência Nacional de Comunicação

1 a 3 dez 2009

Informações aqui clique aqui.


ICIDS 2009
Segunda Conferência Internacional
Contando Histórias Interativas Digitalmente

Second International Conference
on Interactive Digital Storytelling
09 a 11 dezembro de 2009
Guimarães, Portugal
Esta será a segunda conferência internacional de contos digitais interativos. Mais informações clique aqui.

Política Social da Comunicação Móvel

Posted by Maria das Graças Pinto Coelho 27 de abr. de 2009 0 comments



A Universidade de Rutgers em Nova Jersey, nos Estados Unidos, realiza de 9 a 11 de outubro de 2009 a Conferência Internacional sobre Política Social da Comunicação Móvel.

O mundo da comunicação móvel mudou drasticamente na última decada. O número de usuários da telefonia móvel pulou de cem milhões para mais de quatro bilhões, superando todas as expectativas. Em virtude do advento da tecnologia móvel, quase todos os aspectos da vida social se modificaram. Muitas aplicações para celulares como, por exemplo, monitoramento para a saúde, jogos e até aplicações comerciais, foram disponibilizadas aos usuários.

Além disso, aumentou também o número de estudos acadêmicos sobre a comunicação móvel, e hoje há uma rede de intelectuais analisando o assunto em várias partes do globo. Os pesquisadores já conseguem acompanhar com profundidade alguns aspectos da comunicação móvel, como a importância para o desenvolvimento cultural, a influência simbólica e social-interacional, bem como a sua relevância para o comércio. Mas, por outro lado, pouco se sabe sobre as implicações desta mobilidade tecnológica sobre a Política Social. E este é exatamente o ponto mais importante, que precisa ser analisado por aqueles que procuram compreender as sociedades humanas, e também, por aqueles que vivem nestas sociedades. E é com este objetivo, o de tentar produzir novos ‘insights’ sobre o tema, que está sendo organizada esta conferência pelo Centro de Estudos da Comunicação Móvel da Rutgers University.

Os artigos a serem apresentados devem cobrir desde a telefonia móvel e os programas sociais (iniciação através da avaliação), passando pela utilização da tecnologia móvel como ferramenta de marketing político (como a campanha do Presidente Obama, por exemplo), até a utilização da comunicação móvel para influenciar a política social do meio ambiente.

Os pesquisadores estão sendo convidados a apresentar informações que vão desde dados empíricos (tanto qualitativos como quantitativos) até importantes questões teóricas, com o principal objetivo de oferecer análises sobre as políticas sociais da comunicação móvel. Informações com o prof. James Katz no site da Rutgers University.

    Arquivo

    Cultmidiáticos