Cultura, Consumo e Identidade

Posted by admin 9 de nov. de 2009


Dica de Livro:

Cultura, consumo e identidade
Organizadores:
Lívia Barbosa e Colin Campbell
Segundo Schmookler (1966, p.1), tecnologia é o conjunto social de conhecimentos da arte industrial e a taxa de progresso tecnológico como a taxa à qual esse estoque de conhecimentos está crescendo.

Resumo
Há muito mais no ato de consumir do que supõe nossa vã idéia de sociedade de consumo. É o que nos revelam os ensaios aqui contidos, mostrando a metafísica e o drama social do consumo, o comportamento do consumidor em relação a materiais artificiais e à limpeza, ou sua identidade afirmada na própria pele através de uma tatuagem, e nos mercados de devoção xiita.
Tanto o público acadêmico das áreas de ciências sociais, comunicação e administração, quanto os profissionais de marketing, propaganda e negócios têm aqui uma excelente oportunidade de tomar conhecimento dos modernos estudos sobre o assunto.



Sumário


Parte I - O consumo nas ciências sociais
  1. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas
       Lívia Barbosa  Colin Campbell


Parte II - Sociedade de consumo
  2. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno
      Colin Campbell
  3. Madame Bovary ou o consumo moderno como drama social
      Laura Graziela Gomes


Parte III - Cultura e consumo
  4. Plásticos: a cultura através das atitudes em relação aos materiais artificiais
       Tom Fisher
  5. Cultura, consumo e identidade: limpeza e poluição na sociedade brasileira contemporânea
      Lívia Barbosa


Parte IV - Cultura e identidade
  6. Nada além da epiderme: a performance romântica da tatuagem
       Maria Izabel Mendes de Almeida
  7. Mercados de devoção: consumo e identidades religiosas nos santuários de peregrinação xiita na Síria
       Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

Para ler uma parte do livro online clique aqui

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos