Sistematização de Práticas Sociais (05/11/2009)

Posted by admin 31 de out. de 2009

O tema a ser analisado e debatido na próxima aula (05/11/2009) de Estudos da Mídia e Práticas Sociais (PPGEM/UFRN) será a Sistematização de Práticas Sociais.

O texto abaixo apresenta uma Proposta de um Roteiro Metodológico, de autoria de professores e alunos da UFBA Universidade Federal da Bahia.


O que significa “sistematizar” práticas sociais e experiências de desenvolvimento local? Sistematizar é construir a memória de uma experiência de desenvolvimento local, divulgar saberes relacionados a práticas (lições e ensinamentos), estimular o intercâmbio e a confrontação de idéias, bem como contribuir a reconstituir visões integradas dos processos de intervenção social. Ou seja, sistematizar é contar o que a OSC faz na sua prática a fim de ajudá- la a aprender com seus próprios processos. A prática social é mais que um projeto. Ela é mais que uma avaliação. Ela não visa simplesmente a chamar a atenção para os êxitos de uma experiência. Ela dá ênfase aos processos de difícil mensuração, pois o tempo é essencial para revelar práticas sociais efetivas. A sistematização revela conhecimentos, deixa raízes, transforma histórias de vida, interfere em processos sociais. Podemos afirmar que a sistematização permite relacionar teorias e práticas tanto da ação individual quanto da ação coletiva. Ela pode ajudar a dar sentido aos inúmeros atos individualizados em um âmbito mais amplo e complexo da ação do grupo.

(Veja a seguir o texto na íntegra)

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos