Abertas as inscrições da SOI 2009

Posted by Kel de Castro 26 de ago. de 2009

"A SOI (Simulação de Organizações Internacionais), promovida pelos alunos de Direito da UFRN, está com as inscrições abertas até o dia 12 de Setembro. Pessoas de qualquer curso podem se inscrever nesse evento, através do site www.soi.com.br. A Simulação ocorrerá entre os dias 14 e 19 de Outubro e está em sua nona edição. Antes, os estudantes poderão se preparar participando de minicursos relacionados aos temas que serão discutidos no evento.

As discussões que ocorrem nos Comitês simulam organizações como a OEA (Organização dos Estados Americanos) e o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Para se inscrever nesses minicursos, é preciso pagar uma taxa de dez reais.

Os alunos de Comunicação Social podem participar da Simulação de uma maneira diferenciada. Há um comitê destinado somente para eles, o Comitê de Imprensa Internacional. Nele, os estudantes irão simular a experiência de repórteres internacionais do Le Monde, da CNN e da CBN, ou seja, irão ter práticas nas áreas de Jornalismo Impresso, Televisivo e Radiofônico. Além disso, poderão fazer parte da Equipe de Assessoria de Imprensa, que trabalhará juntamente com os Comitês, simulando os deveres de um assessor de verdade.

A Simulação de Organizações Internacionais vem ocorrendo desde 2001 e a cada ano vem apresentando melhorias e novidades, passando a ser um evento com lugar cativo no calendário acadêmico. Neste ano, serão simuladas seis organizações internacionais, mais a imprensa internacional. Um dos comitês é reservado para alunos do ensino médio, com o intuito de introduzi-los em temas das Relações Internacionais, tão importantes para a realidade atual, desde cedo.

Além do evento que ocorre em outubro e dos minicursos, a SOI é responsável por mais duas atividades complementares, as quais funcionam como projetos de extensão. A primeira delas é a Assistência Jurídica a Refugiados e Imigrantes em Situação Irregular. Nela, os alunos recebem os casos práticos enviados pela OAB-RN (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte) e pela Assistência Jurídica da UFRN e, após estudá-los, dão o encaminhamento necessário e a devida orientação jurídica para a regularização daqueles que estão na situação de refugiados ou como imigrantes ilegais no Estado brasileiro.

Já a outra atividade consiste na promoção e divulgação dos Direitos Humanos em colégios públicos: alunos de Direito vão a duas escolas da rede pública, a fim de ministrar aulas sobre Direito Público e Cidadania, com o objetivo de esclarecer esses jovens a respeito de temáticas importantes e pertinentes para o cotidiano".

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos