Durante o Forum dos Governadores que acontece em Natal nesta sexta, 8/5/2009, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, deve analisar a situação dos alunos que estão sem aulas por causa das chuvas. Além dele, também devem participar do Forum, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o Ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho e os governadores da região.

15 municípios potiguares decretaram estado de emergência e cerca de 40 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas. Escolas foram transformadas em abrigos e as aulas estão suspensas. O Vale do Assu é a região mais afetada pelas chuvas que caem no Rio Grande do Norte. As cheias inundaram plantações de frutas e destruiram viveiros. A produção de camarão caiu 40% neste primeiro trimestre de 2009 causando a demissão de cinco mil trabalhadores no setor.

A Defesa Civil alerta para a situação principalmente nos municípios de Angicos, Alto do Rodrigues, Apodi, Assú, Campo Grande, Espírito Santo, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Mossoró, Upanema e Pendências. O governo federal prometeu enviar 11 mil cestas básicas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Norte e garante desburocratizar o processo para liberação de recursos para os municípios em situação de emergência.


Outro item importante na pauta das discussões, principalmente do Ministro da Educação, Fernando Hadad, é a antecipação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a compensação aos Estados pelas perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

0 comments

Postar um comentário

    Arquivo

    Cultmidiáticos